Danilo Teixeira Alves   |   26/04/2019 13:11

Iata: volta da franquia tornará viagens cada vez mais caras

Segundo a Iata, a medida afugenta o interesse de empresas aéreas internacionais e sufoca ainda mais o potencial da aviação comercial no Brasil.

Assim como a Anac e a Alta, que desaprovaram as mudanças feitas ontem (25) na MP 863/18, a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, da sigla em inglês) também veio a público para manifestar o seu descontentamento com a aprovação dos argumentos apresentados pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

LEIA TAMBÉM:
Congresso veta cobrança e obriga aéreas retomarem franquia
Mudança na regra de bagagem é um retrocesso, avalia Anac
Alta discorda de aprovações do Congresso sobre aéreas

“Os desdobramentos desse parecer – não praticados em outros lugares do mundo –, elevarão ainda mais os custos de operação no Brasil, tornando as viagens cada vez mais caras e caminhando na direção oposta da atração de empresas aéreas adicionais e de baixo custo para o País”, diz o comunicado oficial da entidade.

Pixabay

Segundo a entidade, a medida afugenta o interesse de empresas aéreas internacionais e sufoca ainda mais o potencial da aviação comercial no Brasil, que já possui um dos combustíveis mais caros do mundo, além, é claro, de representar um grande retrocesso em desacordo as melhores práticas mundiais.

Na avaliação da Iata, a decisão cria insegurança jurídica, pois modifica uma regra definida pela Anac, que recebeu aval do Tribunal de Contas da União (TCU) no que diz respeito às competências legais. “Seu efeito é danoso para o mercado e principalmente para o consumidor. A livre concorrência traz benefícios aos passageiros aéreos. A experiência, em todo o mundo, mostra que a força do mercado é muito mais eficaz para estimular a inovação e a criatividade do que o excesso de regulamentação do governo.”

Por fim, a associação destaca que países que promoveram a aviação e modernizaram suas leis, evitando um excesso de regulação e protecionismo, criaram condições ideais para o crescimento da indústria beneficiando a todos, tanto o lado social quanto econômico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS