Thelma Lavagnoli   |   18/07/2019 13:15
Atualizada em 18/07/2019 13:16

Slots não são ativos de uma empresa aérea, diz especialista

Especialista em recuperação e sócio do escritório Vinhas e Redenschi, Tony Rivera faz previsões das próximas ações da companhia aérea em RJ .


Emerson Souza
CCO e editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, ao lado do advogado e sócio do escritório Vinhas e Redenschi, Tony Rivera
CCO e editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, ao lado do advogado e sócio do escritório Vinhas e Redenschi, Tony Rivera

Mais uma vez, a PANROTAS traz temas atuais para o seu programa Bastidores do Turismo. Nesta semana, a crise financeira da Avianca Brasil é fio condutor do bate papo entre o CCO e editor-chefe da editora, Artur Luiz Andrade, e o advogado especialista em recuperação judicial e sócio do escritório Vinhas e Redenschi, Tony Rivera.

Na primeira parte da entrevista, Rivera traz uma análise sobre o que é e como funciona de fato o processo de recuperação judicial no Brasil. Segundo ele, a cada quatro empresas que entram em RJ, apenas uma sai com êxito. "Um dos grandes desafios é que o processo muitas vezes ainda não acompanha a vida real em agilidade e velocidade", explica o advogado. Nascimento Turismo, Varig e Vasp são exemplos de empresas que não conseguiram sair da recuperação judicial e decretaram falência. Por outro lado, na própria aviação, há a Passaredo, que conseguiu se recuperar e segue operando normalmente.

Especificamente no caso da Avianca Brasil, um dos últimos acontecimentos foi o leilão dos slots que, na opinião do advogado e especialista, não deve ser considerado válido. “Slots não são ativos da companhia e, portanto, não poderiam ser leiloados”, afirma. Na sequência, o profissional explica o que esperar dos passos seguintes ao certame, como por exemplo, quem tem prioridade de pagamento, funcionários ou credores?

Para Rivera, a lei da oferta e demanda deve conduzir o segmento nos próximos meses.Com menos concorrência, a tendência é que os preços das passagens subam. Ainda assim, há um contraponto, pois duas realidades podem inibir o aumento de tarifas, ou pelo menos controlá-lo: estímulo do governo para que companhias internacionais voem no Brasil e a concorrência entre as demais companhias ainda em operação no Brasil: Azul, Latam e Gol.

Assista à entrevista completa no player abaixo:



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Thelma Lavagnoli

Thelma Lavagnoli tem 148 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS