Marcel Buono   |   07/06/2019 12:30

Teste da Amadeus reduz tempo de embarque em 75% na Eslovênia

De acordo com a empresa, a tecnologia pode evitar gargalos, liberando a equipe em terra para se concentrar em outras atividades voltadas para os clientes

A Amadeus se uniu ao Aeroporto de Ljubljana, na Eslovênia, e às companhias aéreas Adria Airways e LOT Polish Airlines, para um projeto piloto de embarque biométrico que, em seu teste, foi capaz de reduzir o tempo médio de embarque em aproximadamente 75%.

De acordo com a empresa, a tecnologia pode oferecer um melhor serviço aos seus parceiros ao evitar gargalos, liberando a equipe em terra para se concentrar em outras atividades voltadas para o cliente. Para as companhias aéreas, a promessa é de uma maior eficiência, com uma rotação mais rápida de voos.

Wikicommons
Adria Airways participou do teste biométrico
Adria Airways participou do teste biométrico
“O projeto piloto apoia a estratégia da Adria em tornar o embarque mais simples e eficiente, melhorando a experiência de nossos passageiros. Nós estamos muito confiantes nos resultados, com altos níveis de aceitação e uma redução significativa no tempo médio de embarque. A biometria oferece à indústria outro salto tecnológico que vai melhorar a forma como as pessoas viajam”, comentou o especialista de Procedimentos e Operações em Terra da Adria Airways, Misel Mencinger.

Durante seu teste em direção à criação de uma plataforma comum e centralizada da indústria para a biometria, a Amadeus embarcou 175 passageiros da Adria Airways e da LOT Polish Airlines em tempo recorde para tal operação.

“Este projeto piloto é um marco importante em nossa jornada rumo a uma solução de biometria hospedada remotamente para a indústria, com os viajantes precisando se cadastrar uma única vez. Nossa solução está de acordo com a visão One ID da Iata, o que significa que funciona em todos os aeroportos e companhias aéreas participantes, permitindo que os passageiros possam chegar ao aeroporto prontos para viajar”, explicou o vice-presidente de TI Aeroportuário da Amadeus, Bruno Spada.

Divulgação/Amadeus
Bruno Spada, vice-presidente de TI Aeroportuária da Amadeus
Bruno Spada, vice-presidente de TI Aeroportuária da Amadeus
No caso, os participantes utilizaram o aplicativo da empresa em seus smartphones para capturar uma ‘selfie’, assim como uma foto do passaporte e outra do bilhete de embarque, sendo todas armazenadas em um servidor remoto. A partir disso, os passageiros foram fotografados no portão de embarque, com suas fotos comparadas com as já salvas para validar a identidade e o status do voo. Segundo a Amadeus, todos os dados biométricos foram eliminados em 48 horas, garantindo o cumprimento do GDPR.

“Nossa abordagem soluciona o principal problema da biometria nos aeroportos atualmente, que é a necessidade de registro dos passageiros em cada aeroporto de maneira separada. Vamos oferecer uma abordagem padrão que funcione para todos por meio de uma solução hospedada centralmente entre aeroportos, aéreas e passageiros”, completou Spada.

De acordo com a Amadeus, a nova solução biométrica estará disponível plenamente ao mercado ainda neste ano.

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