Beatrice Teizen   |   15/09/2021 12:13   |   Atualizada em 15/09/2021 12:15

Portugal trabalha com Brasil para reconhecer certificado de vacina

País pontua a necessidade de existir um documento do lado brasileiro que dê garantia de autenticidade

Pixabay
Portugal trabalha com Brasil para reconhecer certificado de vacina contra a covid-19
Portugal trabalha com Brasil para reconhecer certificado de vacina contra a covid-19
Portugal está trabalhando com o governo do Brasil para reconhecer o certificado de vacinação contra a covid-19 “o mais rápido possível”, segundo a secretária de Estado do Turismo português, Rita Marques. No entanto, este é um esforço que envolve várias partes, já que o País conta com diferentes tipos de documentos, e não somente um, como os países da União Europeia, que possuem QR Code e garantia nas questões de privacidade e segurança de dados.

A solução encontrada pelo governo de Portugal para facilitar a entrada de turistas brasileiros e norte-americanos sem um certificado de vacinação reconhecido pela UE vem sendo, por enquanto, a apresentação obrigatória de um teste negativo, PCR ou antígeno. Porém, o país trabalha diplomaticamente em um reconhecimento de certificados de países terceiros.

Além disso, a secretária pontua que também é necessário que exista um documento do lado brasileiro que dê garantia de autenticidade e de que não existem fraudes. O trabalho bilateral visa encontrar, justamente, um registro que promova a entrada destes cidadãos em Portugal, mas levando em conta sempre a segurança de dados.

Enquanto ainda há questões técnicas e governamentais acerca deste documento reconhecido, Portugal continua exigindo a comprovação de um resultado de teste negativo para a covid-19 de brasileiros que entrarem no país.

Tópicos relacionados