Alex Souza   |   19/02/2019 12:53

Agentes têm jantar típico em casa do Alentejo; veja fotos

Confira as experiências que os agentes de viagens levados a Portugal pela operadora Diversa e pela DMC portuguesa Younique Tailor Tours viveram


Alex Souza
Os anfitriões: Miguel de Panassa e Mário Valentte
Os anfitriões: Miguel de Panassa e Mário Valentte
Alex Souza, especial para o Portal PANROTAS

ALENTEJO (PORTUGAL) - Quando se conectaram na ideia de desenvolver um programa de viagens capaz de mostrar ao mercado do Brasil uma Portugal autêntica, alternativa aos roteiros tradicionais já tão explorados pela indústria brasileira, a operadora Diversa Turismo e a DMC portuguesa Younique Tailor Tours não poderiam falhar na triagem das atividades a serem oferecidas aos viajantes.

O projeto, batizado não sem motivo de "Novos Olhares", também não à toa definiu o Alentejo como a região portuguesa a ser trabalhada. No Alentejo, a gastronomia é marca registrada, portanto as escolhas relacionadas ao tema teriam de ser também genuínas, originais. Que tal então um jantar na casa de uma família alentejana, com pratos típicos preparados na hora, com os convidados sentados à mesa dos anfitriões para degustar o melhor da culinária local?

Foi isso o que viveu nesta semana o grupo de agentes de viagens trazidos a Portugal por Diversa e Younique. Eles foram recebidos na residência dos alentejanos Mário Valentte e Miguel de Panassa na pequena Redondo, vila com pouco mais de cinco mil habitantes, localizada a cerca de 30 quilômetros de Évora, a capital da região. Lá encontraram uma casa impecavelmente preparada pelos anfitriões que, extremamente solícitos, os receberam com atenção, educação e boa vontade.

De entrada, os profissionais brasileiros provaram pastel de bacalhau, bolinhos de farinheira com mel, salada de feijão frade com atum, quatro tipos de queijos (de ovelha e cabra), paio de porco preto, geleia de tomate, pão e manteiga feita com gordura da carne de porco frita.

Como prato principal vieram sopa de tomate com bacalhau, ovos e ervas aromáticas cozidos com pão fatiado, além do miga, mais uma receita alentejana tradicional, feita à base de pão e carne de porco. Foi necessário encontrar espaço para a sobremesa, com três opções servidas simultaneamente: sericaia (doce criado por freiras de conventos da região, abundante em canela e ovos), arroz doce e pudim de ovos. Nas taças, claro, muito vinho do Alentejo.

Mário Valentte, um dos anfitriões, explica que a paixão por cozinhar foi transmitida a ele pela avó, uma senhora de pouca altura, sorriso farto e paixão pela vida. "Desde muito cedo que o barulho das panelas na cozinha e os cheiros e sabores dos ingredientes da região despertam minha curiosidade. O ato de semear a terra, a colheita posterior e a sazonalidade dos produtos permearam minha infância, e eu sempre fui ensinado a ouvir e aprender com os mais velhos", diz.

Mário e Miguel fazem parte do programa "Portuguese Table", por meio do qual famílias portuguesas recebem visitantes de todos os lugares do mundo em suas casas para preparar o melhor da culinária local. "A comida é feita exclusivamente para você, como se nós estivéssemos cozinhando para os amigos. É algo que deixa as pessoas muito à vontade", Mário ia dizendo enquanto servia licor de poeja aos convidados após as sobremesas. "Ajuda na digestão", ele lembrou.

É preciso!

Confira abaixo algumas fotos do jantar.

O Portal PANROTAS cobre a viagem da Diversa com exclusividade.

Tópicos relacionados