Marcos Martins   |   15/03/2019 13:20

Nova York celebrará o Ano do Orgulho LGBTQ; confira a agenda

O destino será palco da World Pride, maior evento global da comunidade LGBTQ que será realizado pela primeira vez nos Estados Unidos


Divulgação/ NYC & Company
Destino norte-americano abre espaço para a diversidade
Destino norte-americano abre espaço para a diversidade
Entre os dias 25 e 30 de junho, Nova York sediará a World Pride, maior evento global da comunidade LGBTQ, que será realizado pela primeira vez nos Estados Unidos. A celebração deve atrair cerca de quatro milhões de visitantes e vai coincidir com o 50º aniversário da revolta de Stonewall, a manifestação histórica dos frequentadores do pub gay de mesmo nome, em resposta a uma invasão policial.

Vale lembrar que o destino receberá outros eventos importantes para a indústria de viagens como a convenção global da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) e a Proud Experiences, que tem mais de 90 expositores confirmados.

LEIA TAMBÉM:
Portugal, Suécia e Canadá lideram destinos LGBT; Brasil cai
Conheça Marais, o bairro mais LGBT de Paris

“Elegemos 2019 como o Ano do Orgulho não apenas para celebrar a World Pride e os 50 anos de Stonewall, mas também para reconhecer o espírito vibrante da comunidade LGBTQ de Nova York", explica o presidente e CEO da NYC & Company, Fred Dixon. "Além dos eventos que acontecerão em junho, a cidade estará repleta de atividades culturais ao longo de todo o ano.”

Veja a lista de eventos e atividades em destaque:

Andy Warhol - From A To B And Back Again
Até 31 de março, no Whitney Museum of American Art, trata-se da maior retrospectiva do trabalho do artista já realizada por uma instituição americana desde os anos 80.

Love & Resistance: Stonewall 50
Até 14 de julho na New York Public Library, no Bryant Park, a exposição de fotografias, coletadas pelos jornalistas Tobin Lahusen e Diana Davies, explicará o surgimento do movimento LGBTQ durante os anos 60 e 70.

Implicit Tensions: Mapplethorpe Now
Até 5 de janeiro de 2020, no Solomon R. Guggenheim Museum. Uma retrospectiva das colagens e fotografias de Robert Mapplethorpe, bem como trabalhos de artistas contemporâneos que fazem referência a sua obra.

On the (Queer) Waterfront
Acontece até 4 de agosto na Brooklyn Historical Society, do Brooklyn. Detalhes sobre as comunidades LGBTQ que prosperaram no Brooklyn nos anos 1800 e durante a Segunda Guerra Mundial, destacando o que mudou e o que foi mantido nas ideias e experiências da sexualidade.

Lincoln Kirstein's Modern
No Museum of Modern Art & PS1, em Manhattan e Queens, até 15 de junho, a exposição destaca a influência de Kirstein e sua posição na comunidade de artistas queer da cidade. São reunidas cerca de 300 obras de arte raras, juntamente com materiais retirados dos arquivos do museu.

Art After Stonewall, 1969 a 1989
De 24 de abril a 20 de julho, na Grey Art Gallery da NYU e no Leslie-Lohman Museum, em Manhattan. Trata-se de uma amostra com mais de 150 obras de artistas queer que revelam o impacto dos movimentos para a defesa dos direitos LGBTQ no mundo da arte.

Camp: Notes on Fashion
De 9 de maio a 8 de setembro, no The Met Fifth Avenue, em Manhattan. A exposição do Costume Institute é inspirada no ensaio de 1964 da escritora Susan Sontag, Notes on Camp. É composta por quase 200 objetos, incluindo moda feminina e masculina, bem como esculturas, pinturas e desenhos que datam do século 17 até o presente.

Stonewall 50 Exhibitions
De 24 de maio a 22 de setembro, no New-York Historical Society, em Manhattan. A exposição vai mostrar a história dos bares LGBTQ, clubes e vida noturna em Nova York durante a segunda metade do século 20, além das lésbicas depois de Stonewall. Apresentará imagens de cinco décadas de paradas NYC Pride.

Exposição Pride
De 6 de junho até novembro, no Museum of the City of New York, Manhattan. A cidade através das lentes do fotógrafo Fred W. McDarrah, com imagens das batidas dos anos 1950 à contracultura dos anos 60 e da revolta de Stonewall aos principais eventos políticos do início dos anos 1970.

Staten Island Pride Fest
De 10 a 19 de maio, o evento vai comemorar 15 anos com uma semana inteira de atividades, incluindo uma corrida de cinco quilômetros. A Pride Fest termina com um festival vespertino no Snug Harbor Cultural Center & Botanical Garden, com música ao vivo, drag performers e food trucks.

Harlem Pride
De 31 de maio a 29 de junho comemora o seu décimo ano. O Harlem Pride terá performances, discussões e cerimônias em locais emblemáticos, incluindo o Apollo Theater.

Queens Pride
Em 2 de junho, o mês do Orgulho LGBTQ começa no coração do Queens com este desfile anual pela 37th Avenue em Jackson Heights, seguido por um festival pelas ruas do bairro. Haverá música, performances e atrações culinárias da gastronomia local.

Brooklyn Twilight Pride Parade
Em 8 de junho, o Brooklyn vai deixar a sua marca em uma parada pouco tradicional, que começa ao anoitecer pelas ruas de Park Slope. Antes da marcha haverá uma feira com venda de comida e artesanato.

1 Bronx Festival
Em 23 de junho, a parada será realizada antes do 1 Bronx Festival, evento anual que promove a inclusão e o diálogo. As atividades celebram a diversidade da comunidade do Bronx.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS