Artur Luiz Andrade   |   30/06/2022 18:16
Atualizada em 30/06/2022 22:26

Câmara LGBT acerta ao levar evento e conteúdo a Salvador

Iniciativa da Câmara LGBT vai levar conhecimento sobre diversidade a todo o País

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Ricardo Gomes, presidente da Cãmara LGBT, Jean Paul Gonze, presidente da Abav-BA e vice da Salvador Destination, secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, do Fasano Salvador, e Magno Lavigne, assessor da Setur-BA
Ricardo Gomes, presidente da Cãmara LGBT, Jean Paul Gonze, presidente da Abav-BA e vice da Salvador Destination, secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, do Fasano Salvador, e Magno Lavigne, assessor da Setur-BA
Com apoio total da Secretaria de Turismo da Bahia, a Câmara de Turismo LGBT realizou hoje, no Mercure Pituba, em Salvador, a primeira edição do LGBT Travel Connecting, evento criado para levar conhecimento, networking e cases de sucesso aos mercados e destinos de todo o País. E pelo conteúdo apresentado, a iniciativa se mostrou acertada. Se mercados como São Paulo e Rio já estão avançados no bem receber os visitantes LGBTQIA+, em vender viagens para esse público e em incentivar a inclusão e a diversidade, quando saímos dessa bolha ainda vemos que há muito a ser trabalhado. Sempre com o objetivo de levar os benefícios do respeito à diversidade aos negócios, empresas e profissionais.

A educação sobre diversidade é algo contínuo e que sempre tem atualizações, e o LGBT Travel Connecting mostrou que o conteúdo e as parcerias para rodar o Brasil estão à mão dos destinos interessados. A próxima edição será em 6 de outubro, no Rio de Janeiro. Antes, a Câmara LGBT promove, em São Paulo, a Conferência Internacional da Diversidade, de 22 a 26 de agosto, com um dia inteiro dedicado ao Turismo.

"Descentralizar eventos como esse, de conteúdo e capacitação, é fundamental para que todo o País, respeitando as diferenças regionais e características de cada destino, esteja na mesma página quando o assunto é diversidade. E o Turismo precisa que tanto a venda como o receptivo dos visitantes estejam preparados para entender e respeitar as pessoas e suas diferenças. A iniciativa da Câmara LGBT e da Bahia nesse sentido cumpriu muito bem seu papel, nesse pontapé inicial na nova rodada de eventos da Câmara. A PANROTAS agradece à parceria da Câmara LGBT e continuará apoiando essas iniciativas em todo o País", disse o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, que mediou um dos debates do evento.

BAHIA RECEPTIVA

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, em seu discurso no evento, fez questão de destacar que o Estado é comprometido com a causa da diversidade e em bem receber os visitantes LGBTQIA+. “Esse evento entra em nosso pilar de Promoção do plano Viva Turismo Bahia, de retomada depois da pandemia, e é muito importante sermos o primeiro destino a receber esse novo modelo de encontro da Câmara LGBT”, disse. Ele frisou ainda que a Bahia já recuperou os índices do Turismo doméstico de 2019, mesmo com menos voos. E salientou a necessidade de mais ligações internacionais, para a recuperação desse nicho, e se mostrou preocupado com os altos preços do aéreo no Brasil.

“O evento encerra as comemorações do mês do Orgulho LGBTQIA+ e mostra que temos muito a fazer nos destinos e é importante que os gestores abracem e acreditem nessa causa. Por isso agradeço e aplaudo à iniciativa do secretário Bacelar, que desde a conferência do ano passado se mostrou do nosso lado”, declara Ricardo Gomes Presidente da Câmara LGBT.

AGÊNCIAS DE VIAGENS

O LGBT Travel Connectin Bahia teve apresentações da Secretaria de Turismo da Bahia, Accor, Mercure Salvador Pituba, Krafte, Pride Holidays e Tusespaña. E apoio da Abav-BA, ABIH-BA e Salvador Destination.

A PANROTAS foi media partner do evento e o editor-chefe Artur Luiz Andrade mediou o painel “Como trabalhar o turista LGBTQIA+”, com a participação de Flavia Antunes, da VIP Guest Viagens, Fabia Fuzeti, da Estrangeira Viagens, e Marcelo Michieletto, da Viaje Entre Iguais. Eles deram dicas de como atender o cliente LGBTQIA+ que pode ser ter interesses em produtos específicos, ou o objetivo de ser tratado com respeito e igualdade em produtos e fornecedores do Turismo tradicional. O importante para o agente de viagens é conversar e conhecer melhor o cliente e suas necessidades, ter uma curadoria de destinos, fornecedores e produtos, e fazer com que a viagem tenha segurança e respeito.

O diretor da Câmara LGBT, Tavinho Furtado, também fez uma apresentação sobre a relevância do Turismo LGBTQIA+, que representa 15% do Turismo global e gera 30% mais receita que as viagens tradicionais.

Veja mais fotos abaixo.

A PANROTAS viaja a convite da Câmara LGBT, Turismo da Bahia e Accor

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.