Interesse em viagens aos EUA despenca em mercados-chave de longa distância
Estudo da Mabrian analisa buscas semanais de voos para os EUA de janeiro a abril de 2025

A intenção de viagem aos Estados Unidos segue em queda entre importantes mercados emissores internacionais, de acordo com estudo da plataforma de inteligência de viagens Mabrian, que aponta um enfraquecimento na demanda turística para o país.
A queda é vista especialmente entre viajantes da Europa, do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês) e da Austrália. Os dados analisam o período de janeiro a abril de 2025, com datas de viagem até setembro, e comparam o desempenho com o mesmo intervalo de 2024.
O estudo reverbera uma pesquisa feita pelo Conselho Mundial de Turismo (WTTC), que revelou que o Turismo dos EUA está sofrendo a pior retração desde a pandemia e deve perder US$ 12,5 bilhões apenas em 2025. De acordo com o estudo, os gastos de visitantes estrangeiros no país devem cair cerca de 7% neste ano.

Segundo a análise, houve uma queda moderada na intenção de viagem em todos os mercados observados, o que indica uma crescente incerteza entre viajantes de longa distância e uma tendência a planejamentos com prazos mais curtos.
“A queda nas buscas não indica necessariamente desinteresse pelo destino, mas sim uma maior hesitação dos viajantes em definir suas viagens com antecedência”
Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, empresa integrante do grupo Almawave
Nos países da União Europeia, o índice de buscas por viagens aos EUA caiu -0,3 ponto percentual em relação a 2024. O Reino Unido chegou a apresentar uma breve recuperação em março, mas viu a demanda cair -0,8 ponto percentual em abril. Já Alemanha, Itália e França tiveram média de 4,7% no índice, com destaque para as quedas próximas de -1 ponto percentual na Alemanha e Itália, e -0,5 ponto percentual na França.

Entre os destinos mais buscados pelos países árabes do Golfo, a participação norte-americana nas buscas entre fevereiro e abril foi de 1,7%. No entanto, a tendência é negativa. Os Emirados Árabes Unidos registraram queda semanal média de -0,75 ponto percentual, com o índice de buscas fechando abril em 2,1%. Na Arábia Saudita, a taxa foi de 0,9%, com queda de -0,3 ponto percentual na comparação anual.
O mercado australiano, por sua vez, manteve níveis abaixo dos de 2024 durante grande parte do período analisado. Contudo, na última semana de abril, houve um aumento de +0,3 ponto percentual no índice, que alcançou 3,5%. É o primeiro sinal de recuperação após dez semanas de retração contínua, segundo a Mabrian.