Movida

Da Redação   |   28/09/2020 09:04   |   Atualizada em 28/09/2020 12:57

Falece Eraldo Alves da Cruz, da CNC e ex-presidente da ABIH

Foi ex-presidente da ABIH Nacional e ex-secretário executivo da CNC


Lenoura Schmidt e Eraldo Alves da Cruz
Lenoura Schmidt e Eraldo Alves da Cruz
Depois de uma longa luta contra um câncer, faleceu na noite deste domingo, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, Eraldo Alves da Cruz, secretário executivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A notícia foi confirmada por Alexandre Sampaio, diretor da CNC e presidente da FBHA. Eraldo estava ao lado da mulher, Lenoura Schmidt, também da CNC.

Uma das personalidades mais queridas, cultas e articuladas do Turismo, Eraldo era hoteleiro, presidiu a ABIH Nacional e foi secretário executivo da CNC em 2011, na gestão de Antonio de Oliveira Santos.

Profissional de Turismo e Hospitalidade e funcionário da Confederação desde outubro de 2007, Eraldo foi fundador e presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF); 1º vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sindhobar-DF); diretor e vice-presidente da Fecomércio-DF; membro dos Conselhos Regionais do SESC e SENAC do Distrito Federal e membro do Conselho de Representantes da CNC entre 1992 e 1994.

Na Confederação, Eraldo Alves da Cruz iniciou suas atividades como assessor da Presidência, lotado na Assessoria ao Poder Legislativo (Apel), em Brasília, desempenhando as funções de assessor para Assuntos Institucionais e Turismo. Participou da criação da Astur – Assessoria de Turismo e Hospitalidade e da reformatação das ações do Conselho de Turismo, que passou a trabalhar os macrotemas nacionais de interesse do setor. Também com participação ativa de Eraldo Aves da Cruz foi criada a revista Turismo em Pauta.

Homenageado no Rio, em 2014, Eraldo com os filhos Eraldo e Eron, a mãe, Maria Natividade, e a deputada Aspásia Camargo
Homenageado no Rio, em 2014, Eraldo com os filhos Eraldo e Eron, a mãe, Maria Natividade, e a deputada Aspásia Camargo
Entre outras funções que exerceu, foi membro do Conselho Nacional da ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), professor convidado dos cursos de Pós-Graduação da UNB (Universidade Federal de Brasília), no Centro de Excelência em Turismo da instituição (CET).

Eraldo era formado em Administração de Empresas e Direito, e cursou MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Nascido em São Paulo, deixa dois filhos, Eron e Eraldo.

O presidente da PANROTAS, José Guillermo C. Alcorta, disse que será “impossível preencher o vazio deixado por ele, um grande amigo e conselheiro que nunca errou nos conselhos e observações que fazia para mim”. Alcorta acompanhou a luta de Eraldo para vencer o câncer, mas mais que isso, como o casamento com Lenoura e o sucesso dos filhos o motivaram nessa fase difícil. “Eraldo foi um guerreiro, um profissional muito querido no Turismo, uma pessoa que era preocupada em fazer o bem. Sentiremos sua falta.”

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, além de amigo, Eraldo era uma referência para o Turismo brasileiro. “Ajudou muito a construir o legado da CNC neste campo, nos últimos anos. Além de hoteleiro de formação na Suíça e poliglota, foi, desde cedo, após a volta da Europa, o dirigente do Hotel Eron (fundado por seu tio), aonde muito jovem pôde exercer todo seu conhecimento com simpatia e competência”.

Segundo Sampaio, Eraldo construiu uma unanimidade em torno do seu nome e do hotel da família, o melhor de Brasília naqueles tempos. Tanto no Executivo quanto no Legislativo e no Judiciário, não havia quem não o conhecesse. Uma perda irreparável”, finaliza o presidente da FBHA.

Para Jeanine Pires, da Travel Matcher, Eraldo era "um homem de grande gentileza, sempre atento aos mínimos detalhes das pessoas que o cercavam. Sempre tinha gestos e palavras que emanavam muito respeito e grande empatia". Ela destacou em seu blog no Portal PANROTAS que era um "líder que deixou marca na indústria de Turismo do Brasil". "Guerreiro forte e corajoso ao enfrentar sua doença. Deixou mensagem de paz, amor e gratidão pela vida. Exemplo de resistência e determinação quando abordava as dificuldades. Uma fé inabalável".

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias