Artur Luiz Andrade   |   27/09/2020 17:58   |   Atualizada em 27/09/2020 18:19

Veja na íntegra o discurso de Magda Nassar na abertura do Abav Collab

Presidente da Abav Nacional homenageou as mulheres e a união do trade de Turismo no Abav Collab

A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, abriu hoje o Abav Collab, evento que segue até sexta-feira, 2 de outubro, marcando a retomada das viagens e dos negócios de Turismo, especialmente para os agentes de viagens.

Em seu discurso, gravado previamente, ela destacou os esforços e ações dos profissionais e empresas de Turismo durante a pandemia, e desenhou sua fala em torno das palavras ORGULHO (de ser agente de viagens), UNIÃO (das entidades do setor), CORAGEM (uma homenagem às mulheres do Turismo), MEMÓRIA (“não quero esquecer de 2020. Por que foi necessário um vírus para nos lembrar que o outro é importante?”), EMPATIA (por exemplo, por meio de uma campanha pelo setor de eventos), RESILIÊNCIA (para não esquecer como chegamos aqui), GRATIDÃO (ao time da Abav) e ESPERANÇA (para um 2021 de recuperação e vitórias).

Confira abaixo a íntegra do discurso (ah, e descobrimos quem são as quatro mulheres que ela usou para exemplificar a força das profissionais de Turismo – confira abaixo):

"Boa tarde a todos que nos assistem neste dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. Em nome do ministro Marcelo Álvaro Antônio, agradeço a presença de todas as autoridades e os agentes de viagens, anfitriões nessa cerimônia de abertura.

Quero fazer um agradecimento muito especial ao prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, e ao Secretário Pablo Barrozo, que abraçaram a cerimônia de abertura para mostrar as belezas dessa cidade que tanto nos encanta.

Esse ano eu não quero falar de números, os números da pandemia são inúmeros e mutáveis. Portanto este ano quero falar de palavras.

E a primeira palavra é ORGULHO.

Magda Nassar
Magda Nassar
Tenho muito orgulho de ser agente de viagens e pertencer a essa classe que, em 2020, desempenhou um papel heroico: mesmo diante de toda a incerteza, medo e insegurança do início da pandemia, o agente de viagens não recuou perante o compromisso com seus clientes, cuidando das repatriações, remarcações e teve todos os cuidados. Todas as nossas homenagens a esses profissionais que superaram tantas adversidades para fazer o que fazem de melhor: cuidar do cliente do começo ao fim da viagem. A percepção hoje volta a ser real: nosso valor não tem preço.

Tenho orgulho também do papel que a ABAV desempenhou para proteger todas as atividades do agenciamento. Nós da ABAV recebemos agradecimentos emocionantes dos nossos associados e de agentes de viagens espalhados por todo o Brasil, por conquistas que são de todos: MPs, leis, decretos e acordos que ajudaram o setor. Fazia muito tempo que a gratidão não era uma via de duas mãos. Obrigada a todos os associados que nos apoiam e que sabem tão bem tudo o que a ABAV faz.

UNIÃO

Reunimos um grupo de mais de 20 entidades do setor para trabalhar juntos. O G20+, grupo que representa os tão falados 8,5% do PIB, sabe da interdependência entre os elos e da importância de manter todos economicamente viáveis.

Juntos nós lutamos para preservar mais de 2,9 milhões empregos diretos, e por isso, união hoje, é uma palavra de grande poder.

CORAGEM

É preciso coragem para assumir responsabilidades e essa pandemia mostrou isso, em diferentes setores.
Mas, como não poderia deixar de ser, quero falar das corajosas mulheres do Turismo. Essas mulheres que mesmo com receio seguem em frente para fazer o que deve ser feito; que são capazes de deixar a quarentena e a família, para ir à luta pelo setor. Mulheres que encaram horas de videoconferências, atendem o cliente, respondem WhatsApp, enquanto consolam seus filhos que querem suas vidas de volta. Que enxergam o dever e se sacrificam para cumpri-lo, sobretudo por amor.

Quero dizer a todas as Anas, Lirians, Carolinas, Monicas (Nota da Redação: aqui, Magda homenageia as mulheres à frente de algumas entidades do G20+, citando quatro delas), bravas e corajosas mulheres do Turismo: vocês me representam! Que essa representatividade possa inspirar outras mulheres a acharem e conquistarem seus lugares de destaque. Afinal, citando a extraordinária juíza norte americana, que recentemente nos deixou, Ruth Bader Ginsburg: “as mulheres pertencem a todos os lugares onde as decisões são tomadas”.

MEMÓRIA

2020 é um ano que muitos querem esquecer. Mas vamos lembrar. Lembrar do que fizemos de certo e onde erramos. Essa pandemia vai ficar registrada nos livros e na história, mas nós que a vivenciamos, temos uma grande oportunidade: vamos finalmente colocar em prática os velhos e bons conhecidos conceitos nesse novo mundo.

Por que foi necessário um vírus para nos lembrar o quanto o outro é importante?

Eu não quero esquecer de 2020. Quero lembrar que o Human to Human é uma saída viável, sempre. Que o mundo pode ser mais inclusivo, e um lugar onde não cabe a intolerância e onde a gente entende profundamente o significado de uma palavra: EMPATIA.

Falando em EMPATIA...

Quando a gente estava pensando em como seria o ABAV Collab, percebemos a oportunidade de colocar em prática, de uma forma nova, conceitos familiares: união, colaboração... Nasceu assim o evento híbrido, colaborativo, com a presença maciça de todo o Turismo; geraremos grandes negócios para todos.

Olhar para o outro hoje é mais importante que nunca. Quero aproveitar esse momento e fazer um pedido a todos que estão nos assistindo. O setor de eventos continua pedindo socorro e precisa voltar com urgência.

Decidimos que o Abav Collab seria gratuito para estimular que os participantes contribuíssem voluntariamente na vaquinha virtual que estamos fazendo em prol desses profissionais, apadrinhados pela presidente da ABEOC nacional Fatima Facuri. Vamos ajudá-los a resistir e enquanto lutamos pela volta.

RESILIÊNCIA

Não podemos esquecer de como chegamos até aqui. Não podemos esquecer do nosso próprio caos, da nossa fragilidade como seres. Não podemos esquecer de tantos notáveis que se foram. Lembrar que toda pessoa é notável para alguém. Resistimos como pessoas, resistimos como profissionais e resistiremos como uma poderosa indústria que vai ajudar o Brasil a se reerguer.

Resiliência é a palavra que descreve também todos os profissionais que com ganhos reduzidos estão lutando diariamente por sobrevivência, força e retomada.

GRATIDÃO

Nos últimos dias um sentimento profundo de gratidão tem me acompanhado. Orgulho, união, coragem, memória, empatia, resiliência... eu tenho muito gratidão por cada uma dessas palavras. Tenho gratidão por um time na ABAV que acreditou que este evento seria possível. Em nome dessa também corajosa mulher, Angela Carvalho, presidente da ABAV Bahia, representando todos os presidentes das ABAVs estaduais e diretoria também fica minha gratidão.

E a última palavra que me vem à mente é ESPERANÇA. A esperança de um 2021 cheio de saúde, de viagens e de vitórias.

O Dia Mundial do Turismo marca nossa esperança nessa indústria justa e inclusiva.

A partir de amanhã, aproveitem as mais de 150 palestras e conteúdos que estarão disponíveis. Se relacionem e façam muitos negócios com os mais de 150 expositores que estrão presentes. Vendam e comprem na Black Friday de Viagens.

Nós desenhamos o ABAV Collab pensando em cada um de vocês. O ABAV Collab é de todos nós.
Orgulho, união, coragem, memória, empatia, resiliência, gratidão e esperança é o que eu desejo a cada um de nós a partir de hoje. Seguimos sempre juntos.

Obrigada."

ASSISTA AO VÍDEO COM O DISCURSO DE MAGDA NASSAR

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias