Artur Luiz Andrade   |   15/09/2020 16:54   |   Atualizada em 15/09/2020 16:58

Com nova troca de diretor, CVC Corp amplia reestruturação

Ricardo Pinheiro comandava Operações e Serviços Compartilhados e é substituído por Bruno Capobianco

Emerson Souza
Ricardo Pinheiro deixa CVC Corp
Ricardo Pinheiro deixa CVC Corp
A CVC Corp anunciou a saída de Ricardo Pinheiro, diretor executivo de Operações e Serviços Compartilhados do grupo. Ele estava na companhia desde dezembro de 2014, vindo da BRF e da Coca-Cola Femsa. Ele comandava, no Centro Empresarial Grand, em Santo André (SP), sede da CVC Corp, o Centro de Controle de Operações (CCO) e o Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

Divulgação/CVC Corp
Bruno Capobianco, novo diretor executivo de Operações da CVC Corp
Bruno Capobianco, novo diretor executivo de Operações da CVC Corp
Seu substituto, a partir de 21 de setembro, é Bruno Capobianco, novo diretor executivo de Operações, reportando-se CEO CVC Corp, Leonel Andrade. Bruno Capobianco tem 41 anos, sendo 20 deles dedicado ao mercado financeiro e, em especial, na área de operações, por onde vem trilhando sua carreira nos últimos 14 anos. Já trabalhou fora do País (no Chile e no Peru) e atuou no HSBC e no banco japonês Sumitomo Mitsui, de onde sai para se integrar à CVC Corp. Para ele, “a antiga visão de que Operações é um departamento meramente executor já não tem espaço nas organizações”. Segundo o executivo, o departamento é o elo do negócio com a experiência do cliente, confiança da marca e gestão de custos.

Pinheiro é mais um diretor da gestão anterior a ser substituído desde a chegada de Leonel Andrade como CEO da CVC Corp, em abril deste ano. Andrade reestruturou o grupo, extinguindo algumas diretorias e criando outras, e trazendo profissionais de fora do Turismo. A próxima a chegar, em novembro, será Daniela Bertoldo, para substituir Emerson Belan no comando das unidades B2C da CVC Corp.

A área B2B está sob o comando de Luciano Guimarães, um dos poucos diretores a permanecer depois da reestruturação. Ele comanda as marcas RexturAdvance, Trend, Esferatur e Visual, que devem ganhar nova bandeira e estrutura no começo de 2021. Guimarães falou ao Portal PANROTAS na última sexta-feira, 11.

PLANO ESTRATÉGICO
Todas essas mudanças fazem parte do plano estratégico que está sendo desenhado por Leonel Andrade e sua nova equipe, e que se baseia nos seguintes pilares:

1 – Novo propósito e valores (que traduz a nova cultura) e com a CVC Corp mais próxima do cliente em toda a sua jornada. As diretorias e processos são direcionados a esse objetivo. As contratações e ajustes fazem parte dessa mudança de cultura, com a formação de equipes que vão ajudar a companhia a fazer essa transformação, cujo objetivo é gerar valor para todos os stakeholders e “buscar o sonho de ser a maior e melhor do mundo”.

2 – Consultoria das marcas, feito pela empresa GAD, para selecionar as marcas mais fortes e competitivas e criar uma nova divisão e imagem para o grupo. Hoje são mais de dez marcas na CVC Corp.

3 – Trabalho com a McKinsey no Planejamento Estratégico de longo prazo.

4 – Investimento em sustentabilidade e diversidade. Foi contratada a consultoria Ideia Sustentável para esse trabalho, que deve permear todo o ano de 2021.

5 – Consultoria de TI, que está trabalhando na governança de sistemas para todo o grupo.

QUEM SAIU (DESDE A CHEGADA DE LEONEL ANDRADE)
Maurício Favoretto, ex-diretor Trend (hoje a área de Vendas da Trend está dividida entre Leonardo Mignani, diretor da Esferatur, e Flavio Marques, da RexturAdvance).

Jacques Varaschim, ex-diretor de TI (hoje com Marcelo Leite).

Beto Santos, ex-diretor da Esferatur (hoje comandada por Leonardo Mignani).

Carla Gama (ex-Experimento, que está na área a ser comandada por Daniela Bertoldo).

Fábio Augusto, ex-diretor de Marketing da CVC Corp (agora cada divisão tem seu Marketing, caso de Renata Esteves, no B2B, e Lucia Bittar, no B2C).

Marcelo Quintella, ex-diretor de Produtos Digitais e do Hub de Inovação.

Lucimar Reis, ex-diretora de Aéreo.

Nomes antigos na casa como Sueli Ruotolo, Orlando Palhares, Adriano Gomes e Vicente Brasil também deixaram a empresa, totalizando cerca de 180 demissões.

QUEM CHEGOU
Milena Vacopoulos é a nova diretora de Clientes.

Túlio Maia Oliveira o novo diretor das marcas on-line.

Marcos Pinheiro é o novo diretor de Desenvolvimento de Negócios.

Eliane Lapa é a nova diretora de Governança Corporativa.

Daniela Bertoldo assumirá a área B2C, no lugar de Emerson Belan.

Marcelo Leite, diretor de TI e do Hub Digital.

E ainda 33 novos diretores gerentes e coordenadores.

QUEM FICOU

Luciano Guimarães, diretor executivo B2B.

Sylvio Ferraz, diretor executivo de Produtos (Nacional e Internacional).

Cleiton Armelin, diretor de Produtos (Nacional).

Cleiton Feijó, diretor de Vendas Visual Turismo.

Leonardo Mignani, diretor de Vendas Esferatur e Trend (era RexturAdvance).

Flavio Marques, diretor de Vendas RexturAdvance e Trend.

E a grande maioria dos gerentes, executivos e coordenadores.

CONTRATAÇÕES RECENTES

A área B2B, aliás, está com duas vagas de coordenador em Planejamento. As posições poderão ser abertas ao mercado caso não sejam preenchidas com os talentos internos. A Trend também acaba de contratar novos integrantes para sua equipe em Porto Alegre: Alexandre Tedesco e Alexandra Macagnan, que já trabalharam na empresa e estavam na Europlus. Os dois atenderão os agentes de viagens do Rio Grande do Sul.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias