Diversidade LGBTQIA+ nas empresas é tema de painel no Fórum PANROTAS

|

PANROTAS/Gute Garbelotto
Raul Almeida (Accor), Rozália Del Gáudio (Localiza), Daniella Donadio (C6 Bank), Bruno Chateaubriand e Fabíola Lopes (Unilever)
Raul Almeida (Accor), Rozália Del Gáudio (Localiza), Daniella Donadio (C6 Bank), Bruno Chateaubriand e Fabíola Lopes (Unilever)
O segundo dia da 18a edição do Fórum PANROTAS teve em sua programação o primeiro painel dedicado à causa LGBTQIA+ no evento. Com moderação do key account manager e embaixador do Comitê LGBTI+ da Accor, Raul Almeida, o painel debateu a relação da diversidade com a melhoria dos negócios e contou com a participação da executiva da Unilever, Fabíola Lopes, da diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Localiza, Rozália Del Gáudio, da gerente de Recursos Humanos do C6 Bank, Daniella Donadio, e do jornalista Bruno Chateaubriand.

Os convidados apresentaram um breve panorama sobre a importância das empresas adaptarem sua cultura por meio de treinamentos para os colaboradores, parcerias com entidades voltadas para a comunidade LGBTQIA+, e, claro, a contratação de profissionais diversos.

Primeira executiva transexual da Unilever, Fabíola Lopes expôs os desafios que profissionais transexuais têm ao tentar ingressar no mercado de trabalho formal. Ciente de que mudanças não se fazem com apenas uma pessoa, a executiva desenvolveu um projeto dentro da Unilever que já foi responsável por contratar vinte profissionais transexuais. "Se a empresa não tem um funcionário LGBTQIA+, não tem uma política voltada para a inclusão, não adianta colocar arco-íris nos produtos", reforçou.

Diversidade e inclusão também estão ganhando espaço no segmento de aluguel de veículos. Desde 2020, a Localiza mudou sua cultura e passou a estruturar um programa concentrado no público LGBTQIA+. Todos os colaboradores foram convidados a participar de treinamentos e núcleos com foco em raça, gênero, sexualidade, pessoas com deficiência e imigrantes. A empresa ainda desenvolveu uma cartilha sobre diversidade e inclusão que, entre outras dicas, explica como não reproduzir uma comunicação violenta.

Além de criar o Cartão Rainbow como forma de reforçar seu compromisso com a diversidade, o C6 Bank firmou uma parceria com o instituto Mais Diversidade e apoia a Feira Diversa, ambos destinados a promover a empregabilidade de pessoas LGBTQIA+.

"Quando falamos de Turismo, falamos de receber pessoas. Quem lida com Turismo lida com acolhimento", ressaltou Bruno Chateaubriand ao complementar a fala de Rozália Del Gáudio sobre o Turismo ser um espaço privilegiado e fértil para se conectar com diversidades.


O Fórum PANROTAS 2021 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio da Accor, Air Europa, AM Resorts, Ancoradouro, Argentina, Aviva, Beach Park, Best Western Hotels & Resorts, Cep Transportes, Coris, CVC Corp, Delta Airlines, Elo, Expo Center Norte, Expo Telecom, Gol Air France-KLM, GTA Assist, Iberia British Airways, Iberostar, Localiza, Mondiale Operadora, Omnibees, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Tes Cenografia, Tour House, Vice Versa, Villa Blue Tree, WAM Hotéis, 42Labs e participação da Catalunya e do Fundtur MS.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA