MERCADO

MTur destaca hotelaria nacional otimista; veja dados


Emerson Souza
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo
O ministério do Turismo realizou uma pesquisa com empresário de hotéis do País que revelou o aumento de confiança em investimentos no setor. Segundo o estudo, dois a cada três empresários planejam melhoras seus estabelecimentos no segundo semestre de 2019, cerca de 65%. Essa cenário é maior do que a média registrada no mesmo período do ano passado, quando o ministério registrou 54,4% de confiança e crescimento.

“O segmento de hospedagem é de extrema relevância para o Turismo e, por isso, funciona como um termômetro para medir o desempenho do setor como um todo. Os resultados demonstram uma perspectiva otimista para os meses seguintes e fundamental aos próximos passos. Sinal de que estamos no caminho certo. O aumento da geração de empregos no Turismo já é realidade comprovada. O Turismo no centro da agenda econômica proporciona isso”, ressaltou o líder da pasta, Marcelo Álvaro Antônio.

Para a criação de empregos no setor a expectativa também é alta. Cerca de 22% dos empreendedores afirmam que pretendem empregar mais funcionários até o final de 2019. Além disso, 39% acreditam que haverá aumento na demanda por serviços ofertados e 42,8% dos entrevistados esperam faturar mais em seus empreendimentos.

Esta é a segunda etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur. A partir dela são consultadas empresas de hospedagens de todos os portes com o objetivo de apurar as perspectivas quanto ao desempenho dos estabelecimentos e dos destinos onde se localizam.

A pesquisa foi realizada durante o segundo trimestre deste ano, com apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do ramo hoteleiro.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA