Ficha de Registro de Hóspedes chega para reduzir custos e antecipar check-in em hotéis
Solução desburocratiza check-in e check-out, economizando tempo para os hóspedes

Você viu aqui no Portal PANROTAS que o Ministério do Turismo lançou oficialmente a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). Com tecnologia desenvolvida pelo Serpro e em 100% formato digital, a FNRH promete desburocratizar os processo de check-in e check-out, trazendo economia de tempo para os hóspedes e permitindo, ainda, a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.
A principal vantagem para quem se hospeda é a possibilidade de realizar o check-in de forma antecipada, a partir de qualquer dispositivo móvel, o que também deve reduzir consideravelmente as filas na recepção dos próprios hotéis.
O setor hoteleiro também ganha com a maior agilidade no atendimento, redução de custos com papel e integração automática de dados. Já para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.
"A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem"
Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
Como funciona
- A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes.
- Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade, eliminando a necessidade de assinaturas em papel.
- O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via leitura QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema.