Conheça os benefícios da nova Ficha de Registro de Hóspedes Digital
Instrumento prevê redução de filas para turistas e maior automação para os meios de hospedagem no Brasil

A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), prevista na Lei Geral do Turismo e obrigatória para todos os meios de hospedagem no Brasil, é um instrumento essencial para padronizar e qualificar o registro de hóspedes no País.
Com a FNRH Digital, acessada via gov.br e desenvolvida em parceria com o Serpro, o objetivo é simplificar rotinas operacionais e elevar o padrão de segurança e qualidade dos dados, substituindo o modelo tradicional em papel por uma plataforma nacional única.
LEIA MAIS: Governo regulamenta Ficha de Registro de Hóspedes Digital para descomplicar check-in
Este foi o tema central de webinar realizado em 5 de fevereiro de 2026 pelo Portal do Hoteleiro, plataforma de capacitação e atualização profissional da ABIH-SP, com apoio da ABIH Nacional, e do Ministério do Turismo.
FNRH Digital prevê redução de filas e automação para hotéis
A implantação da FNRH Digital exige preparação do meio de hospedagem, independentemente do porte e com ou sem PMS (Property Management System). O novo modelo permite:
- uso de autenticação pelo gov.br;
- integração com sistemas PMS, quando existente;
- adoção de QR Code para pré-check-in, reduzindo filas e burocracia.
Para o hóspede, os principais benefícios incluem check-in mais rápido, possibilidade de pré-preenchimento com dados do gov.br, e inclusão mais eficiente de turistas estrangeiros.
Para o meio de hospedagem, os ganhos envolvem:
- economia de tempo e custos;
- automação e integração digital;
- acesso a relatórios em tempo real;
- maior segurança jurídica e organização dos registros.
Benefícios da FNRH Digital
A FNRH Digital foi estruturada para facilitar o check-in, melhorar a experiência de turistas e empreendimentos, gerar estatísticas qualificadas para apoiar o planejamento turístico e políticas públicas, e garantir segurança e proteção de dados, em conformidade com a LGPD.
Na prática, o sistema reduz o uso de papel, centraliza informações em uma base nacional e amplia a confiabilidade dos registros, com uma plataforma integrada, auditável e rastreável.