ABIH-SP e Airbnb se unem em ações para retomada do Turismo em SP

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Unsplash/Cytonn Photography
Um memorando de entendimentos foi a base para a parceria
Um memorando de entendimentos foi a base para a parceria
ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo) e Airbnb anunciam uma parceria inédita elaborada para impulsionar o Turismo paulista, por meio de um memorando de entendimentos. O acordo foi feito baseado em cinco pilares: comercial, inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística e melhores práticas.

Detalhando o acordo, as organizações explicam como esses pilares são aplicados. No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Isso inclui a aplicação de inteligência de mercado que vem a partir do intercâmbio regular de estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo. Essa coordenação de ações funciona como forma de auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.

A parceria sugere que experiências turísticas presenciais e on-line, que são ofertadas nos destinos e estão cadastrados na plataforma Airbnb, possam ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo assim com o desenvolvimento do Turismo regional e o lazer dos hóspedes.

Divulgação/ABIH-SP
Ricardo Andres Roman Jr., presidente da ABIH-SP
Ricardo Andres Roman Jr., presidente da ABIH-SP
No pilar da qualificação para a sustentabilidade, o acordo inclui o desenvolvimento de um programa educativo para ampliar o conhecimento e as práticas do Turismo responsável. A promoção turística, por meios digitais, proporcionará aumento do fluxo de turistas aos destinos paulistas. E, com a adoção das melhores práticas, serão alavancados os resultados que a economia digital propicia.

“As experiências do Airbnb; o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado; as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo”, avaliam os membros da ABIH de São Paulo, em nota.

Segundo os dados apurados pelo Airbnb, refletidos pelos resultados apurados pela pesquisa ABIH-SP, que passaram a ser divulgados regularmente em julho de 2020, os destinos domésticos mais perto de casa, para viagens de carro, têm sido os mais procurados e São Paulo é um dos principais mercados no País. Fato que contribui com a retomada do Turismo.

Diego Verticchio
Leonardo Tristão, diretor geral, com Flávia Matos, diretora de Relações Institucionais do Airbnb
Leonardo Tristão, diretor geral, com Flávia Matos, diretora de Relações Institucionais do Airbnb
“Nesse contexto, a plataforma vai contribuir muito para apresentar, inclusive aos paulistas, novas opções dentro do Estado para um Turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades”, comenta a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb para a América Latina, Flávia Matos.

Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o Turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.

Um grupo de trabalho foi formado pela ABIH-SP e pelo Airbnb para alinhar e regularmente questões relevantes e aperfeiçoar as áreas de cooperação da parceria, com o compromisso de continuar incentivando o desenvolvimento sustentável do Turismo e a democratização das viagens.
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