Marcel Buono   |   10/10/2018 09:00

93% das conversas com agentes viram negócios para a agência

Parcela de viajantes que confiam em informações de sites de destinos e roteiros caiu 14%

Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação dos Agentes de Viagens Britânicos (ABTA) realizou uma pesquisa para entender como estão os hábitos dos viajantes no Reino Unido, e pela primeira vez o papel do agente de viagens foi colocado à prova dentro da seleção de perguntas. Resultado: nove em cada dez pessoas que iniciam conversas com profissionais acabam fechando negócio com a mesma agência em questão.

Emerson Souza
Facilidade, agilidade e confiança pesaram a favor dos agentes de viagens na pesquisa
Facilidade, agilidade e confiança pesaram a favor dos agentes de viagens na pesquisa
Dos dois mil entrevistados, 30% disseram ter comprado sua última viagem a partir da ajuda de um agente de viagens. Destes, 93% compraram um pacote oferecido pela mesma agência do profissional responsável pela conversa, sendo que 40% das compras foram acertadas na própria loja, 30% reservadas pelo site da agência e 23% pelo telefone.

O resultado da pesquisa mostra que a preocupação do setor em relação a uma mudança de comportamento das pessoas, que estariam conversando com agentes e depois fechando negócios por conta própria pela internet, não reflete muito bem a realidade. Apenas 7% dos entrevistados adotaram essa tática na última viagem realizada.

“É fantástico saber que o consumidor está percebendo a importância da consulta a um agente de viagens antes de definir seu destino. O processo fica mais fácil, rápido e seguro. Até mesmo os mais jovens, que já cresceram em um ambiente praticamente todo digital, estão reconhecendo suas limitações na hora de comprar uma viagem por conta própria”, comentou a diretora de Desenvolvimento de Negócios das ABTA, Victoria Bacon.

MOTIVAÇÕES

Ainda de acordo com a pesquisa, os três principais motivos que fazem turistas escolherem viagens a partir de profissionais do ramo são: facilidade com reservas (58%), economia de tempo (51%) e maior confiança em uma viagem sem imprevistos (45%).

Quanto à faixa etária, 20% dos entrevistados de 25 a 34 anos disseram que viagens marcadas com agentes são melhores que as organizadas por conta própria, enquanto 32% daqueles entre 18 e 24 anos preferem conversar com um profissional em busca de novas ideias de destinos.

Segundo a ABTA, um dos fatores que colaborou com os números considerados surpreendentes foi a perda de confiança das pessoas em sites que oferecem dicas e roteiros de viagens. Em um ano, a parcela de viajantes que confiam nessas informações caiu de 53% para 39%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS