AGÊNCIAS DE VIAGENS

Maior, JPA quer acabar com carência de negócios no Nordeste


Jhonatan Soares
Claudio Júnior, diretor da JPA Travel Market
Claudio Júnior, diretor da JPA Travel Market

JOÃO PESSOA - O JPA Travel Market deve bater seu recorde histórico de agentes de viagens nesta edição. Se cerca de 1,2 mil profissionais vieram no ano passado, neste ano a expectativa é que esse número chegue a algo em torno de 1,6 mil. Deles, cerca de 80% devem vir apenas das regiões Norte e Nordeste. Muitos de suas capitais, mas também um bom número do interior nordestino.

E esse, ao menos para o diretor da feira, Cláudio Júnior, é um dos maiores objetivos do JPA Travel Market, e um dos motivos dela crescer tão rápido nos últimos anos. Para o executivo, existe uma "carência" de negócios na região nordestina, muito porque as principais empresas nacionais de Turismo se baseiem mais nas regiões de maior emissão de Turistas - Sudeste, principalmente -, o que torna no mínimo "pouco prático" para as milhares de agências locais conseguirem bons negócios com as grandes operadoras nacionais.

"Por isso tantas agências daqui têm se beneficiado com o JPA Travel Market. A gente têm suprido essa falta de negócios que tem aqui", argumenta Júnior, que explica: "embora seja comum em São Paulo, por exemplo, é extremamente difícil para agentes do Norte e Nordeste conseguir acesso às grandes do Turismo nacional que estão aqui, como a Teresa Perez, a Trend com as demais empresas da CVC Corp, a Expedia... E até com os destinos e aéreas que vieram, como Visit Flórida e Tap Portugal", resumiu o diretor da feira de João Pessoa.

A maior presença de expositores internacionais ajuda nisso. Em dois anos, o número de empresas estrangeiras no evento subiu 62%, e a expectativa é que essa ascensão no mercado internacional continue, principalmente com o apoio do Ministério do Turismo e da Embratur na promoção e atração de empresas.

"A conectividade também ajuda. Os novos voos para Estados Unidos, Argentina e Europapartindo de Recife e Fortaleza atrai muito as aéreas internacionais para expor para as agências nordestinas. E elas, por sua vez, querem cada vez mais vir fazer negócios e acordos com essas empresas, muitas delas aparecendo pela primeira vez por aqui", finaliza Cláudio Júnior.

A PANROTAS é media partner do JPA Travel Market.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA