Artur Luiz Andrade   |   08/11/2019 12:35
Atualizada em 08/11/2019 17:20

Despegar/Decolar chega a R$ 14,5 bi em vendas em 2019

Maior OTA da América Latina, a Despegar (Decolar no Brasil) atingiu US$ 1,2 bilhão em vendas no terceiro trimestre do ano, ou quase R$ 5 bilhões


Divulgação/Despegar
Damian Scokin, CEO da Despegar
Damian Scokin, CEO da Despegar

Maior OTA da América Latina, a Despegar (Decolar no Brasil) atingiu US$ 1,2 bilhão em vendas no terceiro trimestre do ano, ou quase R$ 5 bilhões, um aumento de 26% sobre 2018. A receita líquida foi de US$ 132 milhões, aumento de 19%.

No acumulado do ano as vendas chegaram a quase R$ 14,5 bilhões (sua maior concorrente, a CVC Corp, atingiu R$ 12,6 bilhões no mesmo período), com o Brasil respondendo por cerca de 40% desse total (no terceiro trimestre 39%, consolidando-se como maior e principal mercado para a OTA). As vendas no Brasil no trimestre cresceram 15% e as transações 3%, indicando aumento de tarifa média, especialmente aérea. Na Argentina as transações caíram 4% e as vendas 11%. Nos demais países crescimento de 12% e 13%, respectivamente. A OTA teve um prejuízo de US$ 3,7 milhões no trimestre.

O CEO da Despegar, Damian Scokin, que é um dos palestrantes confirmados na próxima edição da Conferência Phocusright, na semana de 21 de novembro, em Fort Lauderdale, na Flórida, disse que está entusiasmado com a performance da empresa e credita parte desse resultado ao rebranding realizado no começo do ano.

Ele também se disse animado com dois acordos assinados recentemente: a conexão via API com o Trip.com Group (antigo Ctrip, da China), integrando a oferta de hospedagem na América Latina à plataforma da gigante chinesa, e o acordo de dez anos com o Banco Comercial e Industrial da China, para lançamento de um cartão co-branded na Argentina, em parceria com a Mastercard, movimento que visa ao lançamento de um programa de fidelidade no país no próximo ano (no Brasil o programa já existe).

Pacotes, hotéis e outros produtos foram responsáveis por 42% das transações da Despegar no terceiro trimestre, com estabilidade em relação ao mesmo período de 2018, mas crescimento de 14% em receita. O segmento foi responsável por 61% das vendas, mais que os 58% de um ano atrás, mostrando uma menor dependência do aéreo.

De todas as transações, 39% foram completadas no aplicativo da Despegar, que já chegou a 57 milhões de downloads.

O EBITDA da OTA ficou em US$ 9,4 milhões (cerca de R$ 40 milhões), queda de 35% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O NPS na região cresceu 150 bps.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.