Artur Luiz Andrade   |   04/05/2020 11:49
Atualizada em 04/05/2020 11:59

Vendas da Despegar caem 32% no primeiro trimestre

Despegar anuncia vendas de US$ 790,4 milhões no primeiro trimestre, queda de 32% em relação a 2019


Damian Scokin
Damian Scokin

O grupo Despegar (Decolar no Brasil) divulgou seu balanço do primeiro trimestre do ano, com vendas de US$ 790,4 milhões no período, queda de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita chegou a US$ 76,1 milhões, queda de 43% sobre 2019. Excluindo os cancelamentos devido à covid-19, a receita reportada seria de US$ 88,6 milhões (diminuição de 33%).

As transações e venda de quartos de hotel caíram 23% e 30%, respectivamente, e as vendas mobile foram 44% do total (contra 38% no ano passado). Do total de dois milhões de transações, 60% vieram do aéreo. A venda de passagens aéreas caiu 26% e a de pacotes e hotéis 53%.

O NPS da empresa subiu 250 pontos, considerando apenas os meses de janeiro e fevereiro., queda de 1.120 pontos. O EBITDA foi negativo em US$ 1,1 milhão, sem despesas extraordinárias, ou também negativo em US$ 15,6 milhões, como reportado. No período a Despegar teve prejuízo de US$ 15,2 milhões.

A empresa fechou o trimestre com fluxo de caixa negativo de US$ 68,2 milhões. Os custos estruturais foram cortados em 17% no trimestre e a expectativa é de uma economia de US$ 34 milhões no segundo trimestre do ano e de outros US$ 28 milhões no terceiro.

AVALIAÇÃO
O CEO da Despegar, Damian Scokin, comentou os resultados. Segundo ele, “a empresa entrou na crise com uma posição forte financeiramente, incluindo caixa de US$ 222 milhões no final do trimestre”. “Acreditamos ter recursos suficientes para atravessar o período de desafios nos próximos 12 meses”, afirmou em comunicado.

Scokin destacou os cortes de custo efetivados e disse que a empresa está pronta para ajustes rápidos para a retomada da demanda. Ele acredita que a força da marca, a capacidade digital de toda a empresa e a abrangência de produtos serão decisivos quando o mercado de viagens retomar.

Damián Scokin e Carolina Sass de Hari na Phocuswright 2019, na Flórida
Damián Scokin e Carolina Sass de Hari na Phocuswright 2019, na Flórida

MERCADOS

O Brasil respondeu por 42% das vendas no período, se consolidando como maior mercado para a Despegar (aqui operando como Decolar). O mercado brasileiro caiu 18% em transações (contra 47% da Argentina) e 29% em vendas (na Argentina essa queda foi de 58%).

A Despegar reafirmou que está renegociando a compra da mexicana Best Day, que só sairá se ambas as partes concordarem com novas condições, incluindo valor e prazo de pagamento para além de 2022.

A revista PANROTAS desta semana traz uma entrevista com o diretor da Decolar no Brasil, Alexandre Moshe. Leia aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.