Carlos Vazquez, da BRT, critica decisão do Grupo Abra: "Prejudica o mercado e a própria Gol"
Sócio-diretor da consolidadora afirma que decisão prejudicou o mercado e a própria companhia

FORTALEZA - A decisão da Gol Linhas Aéreas de conceder descontos de até 20% nas vendas diretas, como vimos em primeira mão no Portal PANROTAS, provocou reações entre consolidadoras, operadoras e agências de viagens. Embora a companhia tenha voltado atrás e restabelecido a paridade tarifária entre os canais B2B e B2C, o episódio continua repercutindo no mercado.
Para Carlos Vazquez, sócio-diretor da BRT Consolidadora, em entrevista ao Portal PANROTAS neste BTM 2026, a mudança revelou que há um grande risco em relação a decisões tomadas sem conhecimento sobre o mercado brasileiro . Ele acredita que a iniciativa pode ter partido de lideranças de fora do País e acabou prejudicando não apenas os intermediários, mas também a própria companhia aérea.
“Eu acho que a posição que a Gol tomou não veio do Brasil. Acredito que a decisão tenha vindo do grupo de fora que não conhece o nosso segmento. Tomam atitudes inesperadas, prejudicando o mercado e a própria companhia”
Carlos Vazquez, sócio-diretor da BRT Consolidadora
Carlinhos defende que decisões como essa sejam avaliadas com mais cuidado, considerando a relação construída no trade. "Deveriam pensar melhor ao tomar essa atitude. Porque uma decisão dessas acaba prejudicando o trabalho duradouro de relacionamento construído por décadas", disse.
Vazquez destacou a dimensão e as particularidades do mercado brasileiro em meio aos efeitos da decisão tomada por executivos. “O Brasil não é uma província. O Brasil é muito grande”, afirmou ele.
“Por mais que a gente goste e ame as pessoas que estão no Brasil, eles ainda vão sofrer um pouco para conseguir de novo aquilo que eles estavam conseguindo. O trabalho estava sendo maravilhoso. Mas vêm as atitudes inesperadas e inconsequentes, atrapalhando o mercado”
Carlos Vazquez, sócio-diretor da BRT Consolidadora
BRT projeta crescimento de 35% na consolidação

Sobre a BRT Consolidadora, Vazquez afirma que o ano tem sido melhor do que o planejado, especialmente a partir do segundo semestre, quando a empresa registrou uma aceleração inesperada dos negócios. A expectativa é fechar o ano com crescimento aproximado de 35% em relação a 2025.
“Vou ser bem sincero: o ano de 2026 foi uma surpresa. De julho para cá, o crescimento foi muito rápido e não era algo que a gente esperava. Agora, nossa expectativa é encerrar o ano com crescimento de aproximadamente 35% em relação a 2025, fruto de um trabalho que plantamos há dois anos e que agora está começando a dar um resultado grande"
Carlos Vazquez, sócio-diretor da BRT Consolidadora
A expansão da estrutura física é uma das metas. Atualmente, segundo Vazquez, a BRT conta com 17 escritórios presenciais e pretende ampliar essa rede. A meta é chegar a 20 unidades em 2027. Para isso, o grupo planeja abrir mais três escritórios, além de investir na melhoria das instalações existentes.
Vazquez citou a expansão em Campinas, onde a operação está em fase de estruturação, e a reforma do escritório de Ribeirão Preto como exemplos mais recentes. No caso de Belo Horizonte, a previsão é de entrada no novo escritório agora no próximo dia 1º de novembro.
A PANROTAS viaja a convite da BBC Eventos.