Beatrice Teizen   |   23/08/2021 10:50

MSC Cruzeiros publica Relatório de Sustentabilidade 2020

Documento se concentra nas medidas implementadas pela para garantir a sustentabilidade na pandemia

A MSC Cruzeiros acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade referente a 2020. Devido às circunstâncias do ano passado, que fizeram com que a indústria global de cruzeiros parasse completamente por conta pandemia de covid-19, o documento se concentra nas medidas implementadas pela armadora para garantir a sustentabilidade dos seus negócios, a adaptação de suas operações e a preparação para um retorno seguro dos hóspedes e da tripulação, juntamente com os principais objetivos de longo prazo da companhia, incluindo a descarbonização.

Divulgação
MSC Cruzeiros publica Relatório de Sustentabilidade 2020
MSC Cruzeiros publica Relatório de Sustentabilidade 2020
Tendo interrompido abruptamente as navegações de toda a frota em março de 2020, a empresa precisou levar milhares de hóspedes para casa em segurança em questão de dias, estabelecendo um regime de warm layup em sua frota e começando a repatriação da grande maioria dos seus quase vinte mil tripulantes, em um ambiente de fronteiras cada vez mais fechadas. Por conta disso, a companhia viu o número de dias de operações comerciais do ano caírem 75% e o número de passageiros transportados reduzirem 78%.

Em relação aos tripulantes, o fechamento das fronteiras e os períodos de isolamento significaram que alguns deles não poderiam voltar para casa por muitos meses. Eles foram devidamente acompanhados e cuidados durante a sua permanência a bordo, ficaram em cabines individuais de hóspedes e receberam serviços de suporte emocional. Enquanto a empresa procurava maneiras viáveis de repatriá-los com segurança, a equipe especializada em terra ofereceu apoio psicológico em grupo e individual e assistência contínua para ajudar a combater a solidão.

Com o início da pandemia, a MSC Cruzeiros também organizou a infraestrutura necessária para permitir aos funcionários em terra uma transição tranquila para o trabalho remoto. Uma plataforma de comunicação global foi introduzida para manter o negócio conectado. A equipe de Recursos Humanos trabalhou com a de TI para garantir uma transição tranquila para os mais de 700 colaboradores que participaram de treinamentos on-line sobre seu uso e aplicação.

Em paralelo às ações relacionadas aos desafios imediatos trazidos pela pandemia, a armadora também trabalhou em um Protocolo de Saúde e Segurança, em parceria com o Grupo Blue-Ribbon de Especialistas em Covid-19, formado por especialistas em saúde pública. Toda a experiência de cruzeiro foi redesenhada para fornecer aos hóspedes uma bolha social segura, desde o momento do embarque até o seu retorno para casa.

Graças a isso, a companhia se tornou a primeira de cruzeiros a obter a aprovação das autoridades nacionais e regionais competentes para retomar as suas operações na região do Mediterrâneo. No dia 16 de agosto, o MSC Grandiosa partiu de Gênova, na Itália, para uma viagem de sete noites, tendo testado todos os hóspedes e tripulantes antes do embarque, monitorando periodicamente todos a bordo e com um plano de contingência para gerenciar casos suspeitos em conjunto com as autoridades de saúde locais. Também foi desenvolvido um conceito de “excursão em bolha”, que garante a segurança dos hóspedes e das comunidades locais durante as escalas.

A empresa também avançou em questões relacionadas à sustentabilidade no ano de 2020, incluindo:
  • Compromisso contínuo com a descarbonização: permaneceu no caminho para cumprir, ou provavelmente ultrapassar, a meta de 40% de melhoria na intensidade das emissões até 2030, em comparação com 2008, como parte da jornada para alcançar operações neutras em carbono até 2050. Embora comparações em 2020 em relação aos anos anteriores não sejam possíveis por conta da paralisação, foi vista uma melhora de 2,5%, antes da interrupção das operações em 2020, quando comparado a 2019, o que traria melhorias de eficiência em mais de 30% desde 2008.
  • Otimização no uso de energia: em 2020, a tripulação do MSC Grandiosa apoiou a implementação do Ecorizon, um processo de otimização de energia em navios, que coleta dados usando sistemas de automação e sensores a bordo, permitindo um relatório de status muito preciso sobre o perfil de uso de energia do navio. As informações coletadas são então comparadas com um sistema digital dinâmico para orientar os operadores a bordo, melhorar os perfis operacionais e o gerenciamento da viagem.
  • Preparação para operações movidas a Gás Natural Liquefeito (GNL): em 2020, avançou-se o trabalho no MSC World Europa, o primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros. O navio está previsto para iniciar as suas operações em 2022, permitindo uma menor emissão de carbono e reduções significativas das emissões de SOx e NOx, em comparação com a propulsão convencional. Dois navios adicionais, também movidos a GNL, estão previstos para entrar em serviço em 2023 e 2025.
  • Promovendo a inovação: a armadora continuou a colaborar com outros líderes da indústria em seus campos de atuação para pesquisar e desenvolver novas soluções que ajudarão na descarbonização das operações de transporte marítimo. No final de 2020, o fundo EU Horizon 2020 concedeu financiamento ao Consórcio CHEK, um esforço colaborativo focado na combinação de tecnologias progressivas de energia e design de navios com visão de futuro, para promover operações marítimas de baixo carbono, incluindo a propulsão com hidrogênio e resíduos a bordo para sistemas de energia.

“Durante o ano de 2020, tivemos grandes conquistas, e a MSC Cruzeiros conseguiu superar os desafios impostos pela pandemia. Desde o início, nós levamos todos os nossos hóspedes e tripulantes para casa em segurança, e fomos os primeiros a lançar nosso protocolo operacional de saúde e segurança, líder da indústria, que redefiniu o setor de cruzeiros e fez com que se tornasse uma das opções mais seguras para viagens de férias realizadas agora e até mesmo no futuro. E, durante todo esse processo, não perdemos de vista o nosso compromisso de ser uma empresa ética e também sustentável”, diz o presidente executivo da companhia, Pierfrancesco Vago.

O Relatório de Sustentabilidade 2020 completo pode ser acessado clicando aqui.

Tópicos relacionados