Artur Luiz Andrade   |   16/07/2022 14:15   |   Atualizada em 18/07/2022 13:10

Disney Wish: 20 argumentos de vendas do novo navio da Disney Cruise Line

Quinto navio da Disney Cruise Line faz cruzeiros a partir de Port Canaveral

Divulgação/Disney Cruise Line
Com 144 mil toneladas, 341 metros de comprimento e altura de um prédio de 22 andares (quase 68 metros), o quinto navio da frota da Disney Cruise Line, o Disney Wish, fez sua viagem inaugural para o público em 14 de julho. Tendo Port Canaveral, a uma hora de Orlando, como base para cruzeiros de três e quatro noites para o Caribe (ao menos nos próximos 18 meses), o Disney Wish é um castelo de conto de fadas em alto mar, com muitas atividades para crianças e famílias, mas sem esquecer os espaços exclusivos para adultos, que incluem um bar de Star Wars altamente high tech e com drinques de outros planetas.

Das 1.254 cabines do navio, 70% (948) têm varandas e 90% são externas. Há 121 cabines internas. A capacidade é de 4 mil passageiros, com muitas cabines para famílias, recebendo de cinco a oito pessoas. O navio conta com 1.555 tripulantes e é comandado por mulheres, a começar pela capitã Minnie Mouse. A média de tripulantes mulheres é de 30% (contra 19% da média da indústria, segundo dados da Clia). É também o sétimo navio de cruzeiros em operação com o gás natural liquefeito (GNL), um dos mais modernos e menos poluentes combustíveis.

Divulgação/Disney Cruise Line
Jantar temático de Frozen no restaurante Arendelle, do Disney Wish
Jantar temático de Frozen no restaurante Arendelle, do Disney Wish
Magia, diversão, empoderamento feminino, sustentabilidade, espaços inéditos, shows, interação com personagens, gastronomia temática... São muitos os motivos que o profissional de viagens tem para usar como argumentos de vendas. Se no começo, lá em 1998, com o Disney Magic, havia muitas desconfianças sobre a entrada do gigante do entretenimento no mundo dos cruzeiros, agora não há mais dúvidas: como em outras indústrias, a Disney ajudou a mudar e melhorar as viagens em alto mar. E mais dois navios estão a caminho, com inaugurações previstas para 2024 e 2025.

Encontre abaixo 20 motivos certos para oferecer o Disney Wish a seus clientes.


1 – Storytelling em alto mar

As viagens são feitas de momentos para serem guardados na memória, histórias que vivemos e vamos recordar para sempre. No Disney Wish, esse roteiro já está preparado, basta o passageiro escolher os personagens, lugares e companhias e dar seu toque pessoal. O Disney Wish tem como tema o encantamento, e já no lobby, o Grand Hall, vemos que o papo é sério. O espaço é inspirado na história de Cinderela e traz detalhes sutis que, juntos, montam um castelo em alto mar. Destaque para o lustre, que reproduz o momento em que a fada madrinha transforma o vestido de Cinderela. Não estranhe em ver várias pessoas deitadas no fofo carpete observando o lustre (ou vestido) lá no alto.

Divulgação/Disney Cruise Line
Grand Hall do Disney Wish: olhe o imponente lustre e imagine a cena da Fada Madrinha transformando a Gata Borralheira em Cinderela
Grand Hall do Disney Wish: olhe o imponente lustre e imagine a cena da Fada Madrinha transformando a Gata Borralheira em Cinderela
O lobby também conta com uma estátua de bronze de Cinderela, uma réplica do sapatinho de cristal, escadas que pedem fotos glamurosas, um palco e ainda uma sacada onde princesas e príncipes aparecem a todo instante. A partir dali, escolha sua história, com personagens e roteiros Disney, Pixar, Star Wars e Marvel para te ajudar. Aventura, romance, diversão, ficção científica... No Disney Wish, você conta sua história com o background e a interação da Disney.

Se no começo todos olhavam a entrada da Disney com cara torta e diziam que não era cruzeiro de verdade (já que quebrou certos conceitos de um cruzeiro tradicional, como jantar no mesmo restaurante e não ter cassinos), hoje vemos várias empresas investindo em storytelling, entretenimento, espaços inusitados e jantares temáticos.

2 – Nada de rotina

Divulgação/Disney Cruise Line
Homem Formiga e Vespa no jantar da Marvel
Homem Formiga e Vespa no jantar da Marvel
A previsibilidade era uma das armas dos cruzeiros de antigamente: jantares no mesmo restaurante, noite do capitão com direito a foto e até valsa, roupas formais, dia na piscina com as brincadeiras de sempre da turma de animação. Pois a Disney Cruise Line, lá em 1998, introduziu o jantar rotativo: a cada noite um restaurante diferente, com entretenimento agregado. E o time de garçons segue os hóspedes na rotação.

No Disney Wish, são três experiências e a melhor ordem é começar pelo 1923, restaurante clássico que homenageia o ano de fundação da Disney e tem pratos inspirados na culinária da Califórnia (onde a empresa foi criada); seguir para o Worlds of Marvel, que narra uma aventura do Homem Formiga e da Vespa, com direito a vídeos inéditos com os atores reais da série Vingadores (como Paul Rudd, Brie Larson, entre outros) e aparição da dupla no final, indo a cada mesa; e finalizar com o jantar-show deslumbrante do Arendelle, com as canções de Frozen 1 e 2 cantadas ao vivo e os personagens também passando em todas as mesas para interagir.

Divulgação/Disney Cruise Line
O excelente e variado bufê do Marceline
O excelente e variado bufê do Marceline
Durante o dia, destacamos a qualidade da comida no bufê Marceline (11º andar) e nos quiosques temáticos à beira da piscina, com pizza, sanduíches, churrasco, comida mexicana e bebida (não alcóolica) e sorvete à vontade.

3 – Princesas, heróis, amigos...

A quantidade de personagens Disney (e aqui incluímos também Pixar, Marvel e Star Wars) a bordo impressiona. Eles estão a todo momento em algum lugar do navio para tirar fotos e interagir com os hóspedes de todas as idades. A programação de aparições está no aplicativo da Disney Cruise Line, que todos devem baixar antes de embarcar. Tudo o que ocorre no navio está lá, substituindo os itinerários do dia que eram colocados na cabine, impressos, toda noite.

Divulgação/Disney Cruise Line
Ao contrário dos parques, onde os abraços estão de volta, no navio os personagens precisam manter certa distância dos hóspedes. As fotos saem ótimas, mas sem contato físico.

4 – Um navio para todo mundo

Divulgação/Disney Cruise Line
Hero Zone
Hero Zone
A começar pelos clubes infantis, divididos por idades, até os espaços para famílias, como Hero Zone e as piscinas centrais, e os exclusivos de adultos (como o spa, a piscina de borda infinita, os restaurantes gourmets Palo e Enchanté, os bares The Rose e Hyperspace Lounge). No Disney Wish a família está junta, mas cada membro tem um espaço dedicado e pode fazer suas atividades livremente, para depois reencontrar todo mundo nas refeições, nos shows e em mais momentos de diversão. Vamos ver nas dicas a seguir, mais detalhes sobre os espaços de cada um.

5 – Crianças encontram suas tribos

Os clubes infantis no Disney Wish subiram alguns patamares. Os pais podem deixar seus filhos o dia todo, com atividades e monitoramento de funcionários, além de uma magic band (pulseira) de controle.
Para os bebês, há um berçário, o It’s a Small World, de 6 meses a 3 anos.

Em seguida, o Dysney’s Oceaneer Club, recebe crianças de 3 a 12 anos. O espaço está logo abaixo do Grand Hall (o lobby do navio) e um dos acessos é um escorrega que liga o andar de cima ao clubinho. Ele é dividido em Marvel Super Hero Academy; Star Wars: Cargo Bay (inédito em navios Disney); Fairytale Hall, com os contos de fada clássicos; Walt Disney Imagineering Lab, que incentiva a criatividade dos pequenos; e Mickey and Minnie Captain’s Deck, um playground náutico.

Divulgação/Disney Cruise Line
Que tal uma aventura com o Pantera Negra? No Oceaneer Club do Disney Wish
Que tal uma aventura com o Pantera Negra? No Oceaneer Club do Disney Wish
Menores de 11 a 14 têm o Edge como clube oficial, com espaços descolados e muitas atividades; e os maiores, de 14 a 17 podem passar o dia no Vibe, com vídeo-games, música, refrigerantes e interações.

Também no deck das piscinas você vai encontrar uma área só para os pequenos, com os personagens de Toy Story, piscinas para a família e uma só para adultos, na proa do navio.

6 – Adultos também têm vez

Ao contrário dos demais navios da DCL, no Disney Wish as atrações para adultos estão espalhadas por toda a embarcação. Perto do lobby, por exemplo, estão os bares Nightingales (inspirado em Cinderela e com o drinque de assinatura em uma taça em forma de pássaro), Bayou (inspirado em A Princesa e o Sapo) e Keg & Compass, além de Star Wars: Hyperspace Lounge, com drinques cheios de efeitos especiais.

Divulgação/Disney Cruise Line
Quite Cove, somente para adultos
Quite Cove, somente para adultos
O spa Senses, na proa, e o Quite Cove, na popa, reúnem opções só para adultos nos dois extremos do navio. No spa, além de fitness center e todos os tratamentos possíveis, há ainda uma área externa, extensão do tratamento The Rainforest, com muito conforto e relaxamento. Na Quiet Cove, além da piscina de borda infinita (que consideramos pequena para a expectativa que tínhamos), há um bar e um café exclusivos.

No Disney Wish, o salão e a barbearia estão separados do spa: o Untangled Salon é inspirado em Rapunzel, e a Hook’s Barbery tem um bar escondido com drinques especialíssimos.

Também na ilha de Castaway, parada de todos os navios Disney que saem da Flórida, há uma praia só para adultos. Além de outras para famílias e crianças, incluindo atividades no mar.

Divulgação/Disney Cruise Line
Área externa do spa Senses
Área externa do spa Senses

7 – Shows estilo... Disney

Assim como a Disney Cruise Line mudou e impactou a indústria de cruzeiros, ou a Disney + causou mudanças nos concorrentes no mundo do streaming, sem falar na liderança entre os parques mais visitados do mundo, também na Broadway a Disney revolucionou a ribalda musical com a estreia, em 1997, de The Lion King, até hoje em cartaz em Nova York ao redor do mundo. Depois vieram sucessos como A Bela e a Fera, Mary Poppins, Aladdin, A Pequena Sereia, Tarzan, Newsies e Frozen e hoje podemos dizer que Disney on Broadway é uma marca estabelecida.

Divulgação/Disney Cruise Line
A Pequena Sereia
A Pequena Sereia
Tudo isso para dizer que a bordo do Disney Wish há três produções inéditas, ao estilo... Disney. Os musicais A Pequena Sereia (aplaudido de pé e em vários momentos na pré-estreia no cruzeiro inaugural para convidados), Aladdin (ainda sem previsão de estreia) e Disney Seas the Adventure (onde praticamente todas as princesas dão o ar de sua graça, cantando e dançando) são as apostas do Disney Wish no The Walt Disney Theatre.

8 – Shows em espaços alternativos

Além do teatro principal, o Disney Wish tem outros espaços para shows. O palco do Grand Hall tem de momentos mágicos com a Fada Madrinha a apresentações especiais. No espaço Luna, o entretenimento é variado durante todo o dia, e pode ir de jogos de auditório a apresentações musicais. Nos cinemas Wonderland e Never Land, você pode ver sucessos Disney que estão nos cinemas. Atualmente, em cartaz a bordo Lightyear, Thor e Doctor Strange.
Também na arena indoor Hero Zone há atividades para as famílias, como gincanas e jogos. O espaço também oferece todo tipo de esporte, com futebol, basquete e vôlei.

Divulgação/Disney Cruise Line
Show de fogos em alto mar no Disney Wish
Show de fogos em alto mar no Disney Wish
A área da piscina é palco para pelo menos duas festas: a de boas-vindas, com o navio saindo do porto; e a Noite dos Piratas, com a aparição de Jack Sparrow, de Piratas do Caribe. Ah sim, e com direito a fogos de artifício. A Disney Cruise Line foi a primeira empresa de cruzeiros do mundo a ter um show de fogos em alto mar.

9 – Tecnologia interativa

Divulgação/Disney Cruise Line
A Disney lançou no Disney Wish a Disney Uncharted Adventure, com os personagens Moana, Tiana, Nemo e Peter Pan. Com seu celular, o hóspede sai pelo navio descobrindo personagens e aventuras, com ajuda de realidade aumentada e outras tecnologias.

10 – Cabines para todos os tamanhos de grupo

Divulgação/Disney Cruise Line
Royal Suite
Royal Suite
O Portal PANROTAS, que participou da viagem inaugural do Disney Wish, ficou hospedado em uma cabine com varanda (70% das cabines do Wish possuem varanda) e capacidade para cinco hóspedes: dois na cama de casal; um no sofá cama; um na beliche que é acoplada ao teto; e um na cama embutida na parede. Tudo com muito conforto e espaço para guardar coisas. Banheiro e chuveiro têm espaços separados, com pias igualmente separadas. O room service está incluso na diária, incluindo o picolé com as orelhinhas do Mickey.

Há ainda suítes inéditas, como a da Princesa Aurora, incpirada em A Bela Adormecida, para seis pessoas. Já a Wish Tower Suite fica dentro de uma das chaminés do navio, na popa. Há ainda suítes concierge com serviço exclusivo (o brasileiro Guilherme Pontes é um dos concierges do navio) e algumas suítes acima da ponte de comando, também algo inédito em navios DCL.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Cabine com varanda, para 5 pessoas
Cabine com varanda, para 5 pessoas

11 – Atração em alto mar

Você já deve ter ouvido falar dos toboáguas dos navios Disney Dream e Disney Fantasy. O Disney Wish dá um passo além ao introduzir não um toboágua, mas uma atração em alto mar, a AquaMouse. Em um trajeto de 230 metros sobre a piscina e com saídas para fora do navio, sobre o mar, a atração aquática é feita em cima de uma boia-carrinho e tem efeitos de luz e água, além de projeções com uma historinha de Mickey e Minnie. Para ir de novo, de novo, de novo, de novo...
Divulgação/Disney Cruise Line
AquaMouse
AquaMouse

12 – Diversidade na tripulação

Muitos brasileiros estão trabalhando no Disney Wish. A todo instante encontramos um brasileiro nos bares, clubes infantis, restaurantes, concierge, lojas... O mesmo vale para outras nacionalidades, com muitos de língua hispânica também a bordo. Isso facilita bastante a integração dos viajantes brasileiros.

Divulgação/Disney Cruise Line

13 – Mulheres no comando

A capitã Minnie é quem comanda o navio. Cinderela é a inspiração no lobby. Rapunzel é a estrela da frente do casco do navio. Princesa Aurora, Tiana e Moana inspiram cabines e suítes. As mulheres estão no comando do Disney Wish, inclusive na criação do navio. A executiva Laura Cabo, da Walt Disney Imagineering, foi a responsável pelo projeto. A WDI, aliás, é presidida por uma mulher, Barbara Bouza, que ainda contou com sua diretora de Criação Claire Weisse no projeto do Disney Wish, além da executiva Sachi Handke.

Divulgação/Disney Cruise Line

Sharon Siskie
, que já trabalhou na Divisão de Parques da Disney, é a vice-presidente sênior e gerente geral da Disney Cruise Line, que, no Disney Wish, tem mais mulheres no comando: Catalina Jaques é a oficial de Sustentabilidade, Kate Hubbert, a primeira oficial, Ana Acosta Álvarez, a segunda oficial, e Helen Sims e Nicola Zimmy, terceiras oficiais. Ashley Long é a diretora de Cruzeiros e todos os dias fala com os hóspedes por alto-falante ou ao vivo antes de cada show.

14 – Navio sustentável

Divulgação/Disney Cruise Line
O Disney Wish é movido a gás natural liquefeito (GNL) e tem vários programas e sistemas a bordo para economia de combustível, purificação da água, controle da temperatura ambiente, economia de energia com uso de LED em 90% dos ambientes, entre outros. Em 2023, vai ganhar uma célula de combustível de 1 megawatt, energia adicional livre de emissões para ajudar em diversas atividades a bordo.

15 – Ideal para land + sea

Divulgação/Disney Cruise Line
Com cruzeiros de três e quatro noites, saindo de Port Canaveral, a uma hora de Orlando, o Disney Wish é ideal para combinar a experiência ao mar com os parques de Walt Disney World.

16 – Só no Disney Wish

Divulgação/Disney Cruise Line
Só na Disney as crianças conversam com seus personagens favoritos, como Bella
Só na Disney as crianças conversam com seus personagens favoritos, como Bella
Três restaurantes e experiências gastronômicas inéditas (Worlds of Marvel, Arendelle: A Frozen Dining Adventure e 1923), três novos shows, incluindo Alddin e The Little Mermaid; Hero Zone indoor; Hook’s Barbery separada do spa e que tem um bar escondido; spa três vezes maior que os dos navios anteriores; suíte Wish Tower dentro da segunda chaminé do navio; suíte da Princesa Aurora; bares exclusivos, como o Star Wars Hyperspace Lounge; Untangled Salon, também à parte do spa; Aqua Mouse; imersão Star Wars no Oceaneer Club; navio movido a GNL; mulheres no comando, incluindo a Capitã Minnie; Grand Hall inspirado em Cinderela... São muitas as exclusividades e novidades do Disney Wish. Sem contar que somente nos navios Disney, crianças e adultos interagem com seus personagens favoritos e fazem uma imersão pelos mundos Disney, Pixar, Star Wars e Marvel.

17 – Onde reservar

Divulgação/Disney Cruise Line
Hyperspace Lounge: Star Wars para adultos no Disney Wish
Hyperspace Lounge: Star Wars para adultos no Disney Wish
Diferentemente dos parques Disney, os agentes de viagens podem reservar os cruzeiros da DCL diretamente com a empresa. Os contatos estão no site www.disneyagentesdeviagens.com.br.

Os que quiserem procurar as operadoras seletas, aqui vai a lista: Azul Viagens (que está começando a vender DCL); CVC Corp; Latam Travel; RCA e Trade Tours.

Outra opção são os receptivos credenciados pela DCL em Orlando: Kaluah, Magic Stars, North America Destinations; Personal RGE e SCUSA.

18 – Dicas para seus passageiros

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Baixar o aplicativo da DCL e usar o Navigator para ver toda a programação do dia e da noite.

Agendar com antecedência os jantares nos restaurantes para adultos, pagos à parte. E também no disputado bar de Star Wars.

Explorar cada cantinho do navio, pois são muitas as surpresas espalhadas e até escondidas pelos imagineers.

Escolher o segundo turno de refeição, geralmente menos disputado, pois os americanos gostam de comer cedo. Com isso, o show será o das 18h30, antes da refeição.

Fazer amizade com os brasileiros a bordo, especialmente nos jantares e bares, para conseguir dicas de pratos e bebidas e até repetir comidas de restaurantes anteriores.

Aproveitar as lojas para comprar itens Disney exclusivos.

19 – Castaway Cay

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A ilha da Disney no Caribe, parada obrigatória dos navios da DCL que partem da Flórida, está mais bela que nunca. O hóspede desce a poucos metros da praia, e há trenzinhos para levar às praias mais distantes, como as de família e a de adultos (Serenity Bay). Todas contam com restaurante (incluso na diária) e possuem atrações como esportes aquáticos e aluguel de bicicleta (pagos à parte).

Passar o dia em Castaway Cay, com o serviço e qualidade Disney, personagens, incluindo Mickey, Minnie, Pateta e Jack Sparrow, é uma experiência que ficará na memória para sempre.

20 – Mas e a covid-19?

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Testes de covid-19 estão disponíveis no porto
Testes de covid-19 estão disponíveis no porto
Para finalizar, o que mudou na experiência do cruzeiro depois da covid-19? Quase nada, mas veja alguns detalhes abaixo.

As autoridades americanas continuam exigindo um teste negativo, feito até dois dias antes do embarque. Há testes disponíveis no porto. Também há opção para quem quiser fazer o teste ao desembarcar, caso o destino final exija um teste negativo para o retorno.

Os bufês não são self-service. Os funcionários colocam a comida no prato do hóspede, de acordo com o que ele pede.

Os personagens não podem abraçar e ter contato físico, mesmo na hora das fotos. Há marcações no chão, onde os visitantes devem ficar.

Os cast members (funcionários) usam máscara o tempo todo. O uso de máscara é opcional para os hóspedes.
Há álcool em gel por toda a parte e pias na entrada dos restaurantes.

As portas abrem automaticamente na maioria dos ambientes de grande circulação, sem necessidade de tocar na mesma.

Por ora é isso, pessoal. E olha que nem falamos da loja de doces Joyful Sweets, com os personagens de Divertidamente, ou dos camareiros atenciosos e criativos, com suas esculturas de toalhas, dos quadros espalhados pelos andares com personagens diversos, da tematização dos corredores de acesso aos restaurantes, dos painéis coloridos para fotos com personagens da Marvel ou de Frozen, dos lounges com música ao vivo, do hidden Mickey no spa, do sistema de fotos para compra no final, dos efeitos de luzes em vários ambientes, criando novas atmosferas, dos waffles do Mickey no café da manhã, dos frutos do mar e peixes dos almoços e jantares, do anúncio do nome de cada família ao entrar no navio, da varinha de condão que todos recebem para ajudar no aparecimento dos momentos de encantamento... Pois é, três noites é muito pouco para tanta magia. Valeu a pena.

A PANROTAS viajou a convite da Disney Cruise Line, voando Copa Airlines e com proteção GTA, no plano USAMAX Covid Mais.

Tópicos relacionados