Leonardo Ramos   |   08/11/2018 17:00

Conheça 4 'segredos' para atrair turistas chineses

Voos diretos é um dos principais meios de abocanhar uma parcela dos chineses; outros são facilitar vistos, garantir segurança e se adequar a calendário chinês

Unsplash/Hanson Lu

Durante a última década, as viagens globais chinesas de saída aumentaram exponencialmente. O país é o maior emissor de viajantes do globo: foram 130 milhões em 2017, e a previsão é que esse número chegue aos 234 milhões em 2020.

Fatores como este, e também o fato de eles liderarem, de longe, a lista dos turistas mais "gastadores" do globo - apenas em 2017 foram US$ 258 bilhões gastos em viagens, alta de 469% em sete anos - faz do viajante chinês um dos mais cobiçados do globo.

LEIA MAIS:
China será destino turístico mais popular do mundo até 2030
Chineses aumentam em 469% gastos em viagens em 7 anos
Maioria dos chineses vem ao Brasil a negócios; entenda

A Forward Keys divulgou esta semana, durante a WTM Londres, um estudo com quatro fatores que os destinos precisam considerar para garantir uma fatia maior do Turismo chinês. Confira abaixo:

VOOS DIRETOS

Wikicommons/AloTrip International Limited
Voos diretos da China é um dos principais vetores para abocanhar uma parcela do turista chinês; na foto, o aeroporto internacional de Pequim
Voos diretos da China é um dos principais vetores para abocanhar uma parcela do turista chinês; na foto, o aeroporto internacional de Pequim


De acordo com relatório da Forward Keys, o aumento das viagens chinesas para a Irlanda durante o período de maio a agosto de 2018 é um ótimo exemplo de como novos voos diretos impactam diretamente na conquista de viajantes da China.

A Irlanda havia registado um 2017 de queda de número de chineses, além de um decréscimo de 7,8% no número de chegadas chinesas entre janeiro e abril de 2018. A criação de três novas rotas inverteram a tendência de queda e resultaram em um aumento de 4,1% nas chegadas de visitantes chineses durante o período de maio a agosto.

Outros exemplos incluem a Bélgica e a Grécia, onde novas rotas diretas levaram ao crescimento dos visitantes chineses durante o mesmo período de 2018.

FACILIDADE DE VISTOS

Os benefícios da reforma de vistos foram particularmente notáveis na Sérvia, que teve um aumento de 173% nas chegadas da China em 2017, após o país sérvio dispensar a necessidade de visto de turistas chineses em janeiro do ano passado. O país europeu registrou outro crescimento de três dígitos nas chegadas chinesas durante os primeiros oito meses de 2018.

A Forward Keys identificou ainda aumento na chegada de chineses em Marrocos e nos Emirados Árabes Unidos devido às políticas de relaxamento de visto.

CALENDÁRIO CHINÊS


Twitter/ Destination China
Se adequar ao calendário de feriados do país, como o Ano Novo Chinês, é um dos meios de atrair viajantes chineses
Se adequar ao calendário de feriados do país, como o Ano Novo Chinês, é um dos meios de atrair viajantes chineses

De acordo com o estudo, a sensibilidade ao calendário chinês é importante porque feriados do país, como o Ano Novo Chinês e a Semana Dourada do Dia Nacional, contam com um número "muito amplo" de turistas chineses que procuram viagens ao exterior.

“Um bom entendimento das sutilezas dos feriados chineses ajudará muito o setor a planejar, antecipar e capitalizar a demanda", comentou o VP de Insights da Forward Keys, Olivier Ponti. "Os marketeiros de destinos podem melhorar o tempo de suas campanhas, os gerentes de hotéis podem se preparar melhor para fazer com que os visitantes chineses se sintam bem-vindos e os varejistas podem estocar itens com maior probabilidade de atrair o turista chinês", encerra.

SEGURANÇA

A segurança, enfim, é apontada como uma das maiores preocupações do turista chinês ao escolher um destino. Depois da onda de ataques terroristas que atingiram a Europa Continental e o Oriente Médio em em 2015 e 2016, por exemplo, os visitantes chineses se afastaram consideravelmente destes destinos,

Passado este período, e com os países garantindo uma maior segurança com o final dos ataques, o mercado emissivo chinês voltou a crescer nestes destinos. Na Turquia, por exemplo, que conta neste momento com uma "imagem de segurança melhorada", registrou um aumento de 69% no período janeiro-agosto deste ano contra o mesmo período do ano passado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS