Beatriz Contelli   |   25/05/2021 13:57   |   Atualizada em 25/05/2021 14:07

MTur desenvolve roteiros para promover Turismo rural no País

Queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia são as quatro cadeias produtivas priorizadas pelo projeto


Ministério do Turismo
Os oito roteiros turísticos selecionados estão localizados em 41 municípios espalhados por quatro regiões brasileiras
Os oito roteiros turísticos selecionados estão localizados em 41 municípios espalhados por quatro regiões brasileiras
Os oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados na última segunda-feira (24). Agora, eles passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o Turismo em áreas rurais do País. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.

Os oito roteiros turísticos selecionados já haviam sido divulgados no início do mês e, após uma etapa de análise de recursos, tiveram suas candidaturas confirmadas. Eles estão localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.

Já na região Nordeste, o roteiro selecionado foi “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (BA). O destino oferta aos visitantes desde passeios em meio à natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

Veja abaixo os oito roteiros selecionados para o Projeto Experiências do Brasil Rural:

Região Norte
- Rota Amazônia Atlântica (PA)
Cadeia produtiva: Frutos da Amazônia

Região Nordeste
- Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA)
Cadeia produtiva: Queijo e Frutos da Amazônia

Região Sul
- Caminhos do Campo (SC)
Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja

- Ferradura dos Vinhedos (RS)
Cadeia produtiva: Queijo e Vinho

- Roteiro Farroupilha Colonial (RS)
Cadeia produtiva: Vinho

Região Sudeste
- Agroturismo (ES)
Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja

- Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG)
Cadeia produtiva: Queijo

- Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG)
Cadeia produtiva: Queijo e Cerveja

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aponta que a ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao Turismo. “Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira”.

Tópicos relacionados