Da Redação   |   14/05/2025 17:33

Fetur Piauí supera expectativas e reforça potencial turístico do Estado

Primeira edição da feira de Turismo na região atraiu mais de 10 mil pessoas nos dias 8 e 9 de maio


Luiza Lorenzetti
Litoral piauiense
Litoral piauiense

LITORAL DO PAIUÍ - A Feira de Turismo do Piauí (Fetur) atraiu mais de 10 mil pessoas em dois dias de evento, 8 e 9 de maio, e consolidou-se como um marco na promoção do Estado como destino turístico no Brasil e no Exterior. Realizada com apoio da Fecomercio e patrocínio do Governo do Estado, a feira também deu origem a famtour com operadores e profissionais de Turismo que puderam conhecer de perto os atrativos da região litorânea e a Serra da Capivara.

Para o secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira, a Fetur foi “mágica” e superou todas as expectativas. “Isso mostra a força e a necessidade de eventos como esse”, afirma, destacando a importância de promover o Piauí como destino atrativo e reforçar parcerias com o trade nacional e internacional. “Queremos que o potencial do Piauí seja descoberto cada vez mais pelo Brasil e pelo mundo”, resume.

Luiza Lorenzetti
Daniel Oliveira, secretário de Turismo do Piauí
Daniel Oliveira, secretário de Turismo do Piauí

O curador da Fetur e presidente da ABBTur-PI, Alex Albuquerque, ressalta que o principal objetivo da feira foi apresentar o Piauí como um destino forte, com atrativos naturais e culturais. “A feira mostrou o Piauí para o Brasil. Trouxemos dez operadoras nacionais e uma internacional, da Argentina. Tivemos grandes palestrantes e presidentes de entidades do setor. Foi um time muito bom reunido aqui”, conta.

A realização da primeira Fetur marca o início de um novo capítulo para o Turismo no Estado. “O Piauí nunca teve uma feira de Turismo. Sempre pensávamos nisso, e a Fecomercio abraçou o projeto e encabeçou a feira”, relembra Albuquerque. “Essa feira surgiu para maximizar o potencial do Estado e mostrar que o Piauí está se posicionando como destino turístico.”

Segundo ele, o Piauí ainda é visto muitas vezes como destino de passagem, especialmente no litoral, onde o tempo médio de permanência do turista é de apenas dois dias. “Queremos que o Piauí seja o destino do Turismo sustentável, para que o visitante fique mais dias. Temos muitos atrativos para isso”, defende, citando lugares como Barra Grande, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Carnaubinha e Macapá.

Além de divulgar o Estado para operadoras, o famtour também teve papel essencial para jornalistas e influenciadores especializados em Turismo. “A press trip surgiu como um braço da Fetur para apresentar o litoral piauiense. A ideia é amplificar isso nas redes sociais, nos blogs, nos jornais, e dar visibilidade aos nossos atrativos”, explica Albuquerque.

Luiza Lorenzetti
Alex Albuquerque, curador da Fetur e presidente da ABBTUR-PI
Alex Albuquerque, curador da Fetur e presidente da ABBTUR-PI

Investimentos e desafios

Daniel Oliveira destaca que o Turismo representa hoje menos de 4% da economia do Piauí, mas a meta é alcançar esse número e depois escalar ainda mais nos próximos anos. “Queremos que o Turismo seja um vetor fundamental da nossa economia, de geração de emprego e renda”, afirma. Para isso, o Estado vem investindo em diversas frentes: apoio a novas agências, modernização da rede hoteleira, ampliação da malha aérea e promoção de eventos.

A aviação, aliás, foi um dos temas recorrentes nas palestras da feira. Embora reconheça que a questão logística é um desafio comum a muitos Estados brasileiros, Oliveira afirma que esse não é um gargalo intransponível. “Estamos enfrentando isso e, ao mesmo tempo, promovendo cada vez mais o Piauí”, diz.

Alex Albuquerque também reconhece a limitação: “Perdemos voos recentemente, mas ganhamos um novo da Latam entre Fortaleza e Parnaíba. E eu tenho certeza que com a força do nosso empresariado, com a divulgação do nosso Turismo, vamos ter mais surpresas de novas rotas, novas possibilidades de frequências de voos. Eu não tenho dúvida, quanto mais oportunidades de voos tivermos para o litoral, para a Serra da Capivara, para Teresina, a gente vai conseguir divulgar, propiciar mais turistas para os nossos destinos do Piauí".

Luiza Lorenzetti
Grupo do famtour
Grupo do famtour

Mercados emissores e perfis de visitantes

Os principais Estados emissores de turistas para o Piauí, segundo Daniel Oliveira, são Ceará, São Paulo e Maranhão — o que se explica, em parte, pela malha aérea e rodoviária. Do ponto de vista internacional, a Argentina se destaca, seguida por mercados potenciais na Europa, especialmente Portugal.

Alex Albuquerque aposta no Turismo de aventura, de sol e praia e no arqueológico como os principais perfis a serem explorados. “Temos praias limpas, águas cristalinas e um ambiente muito preservado. O turista mais exigente encontra aqui uma ótima opção de Turismo sustentável”, diz.

Três destinos para conhecer já

Ambos os entrevistados destacam os mesmos três destinos como imperdíveis: Teresina, a capital e porta de entrada do Estado; Parnaíba, no litoral; e Serra da Capivara, no Sul. Mas há outros em ascensão, como Pedro II, Batalha e os circuitos de Turismo religioso e cultural.


Por Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11174 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS