Fetur Piauí supera expectativas e reforça potencial turístico do Estado
Primeira edição da feira de Turismo na região atraiu mais de 10 mil pessoas nos dias 8 e 9 de maio

LITORAL DO PAIUÍ - A Feira de Turismo do Piauí (Fetur) atraiu mais de 10 mil pessoas em dois dias de evento, 8 e 9 de maio, e consolidou-se como um marco na promoção do Estado como destino turístico no Brasil e no Exterior. Realizada com apoio da Fecomercio e patrocínio do Governo do Estado, a feira também deu origem a famtour com operadores e profissionais de Turismo que puderam conhecer de perto os atrativos da região litorânea e a Serra da Capivara.
Para o secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira, a Fetur foi “mágica” e superou todas as expectativas. “Isso mostra a força e a necessidade de eventos como esse”, afirma, destacando a importância de promover o Piauí como destino atrativo e reforçar parcerias com o trade nacional e internacional. “Queremos que o potencial do Piauí seja descoberto cada vez mais pelo Brasil e pelo mundo”, resume.

O curador da Fetur e presidente da ABBTur-PI, Alex Albuquerque, ressalta que o principal objetivo da feira foi apresentar o Piauí como um destino forte, com atrativos naturais e culturais. “A feira mostrou o Piauí para o Brasil. Trouxemos dez operadoras nacionais e uma internacional, da Argentina. Tivemos grandes palestrantes e presidentes de entidades do setor. Foi um time muito bom reunido aqui”, conta.
A realização da primeira Fetur marca o início de um novo capítulo para o Turismo no Estado. “O Piauí nunca teve uma feira de Turismo. Sempre pensávamos nisso, e a Fecomercio abraçou o projeto e encabeçou a feira”, relembra Albuquerque. “Essa feira surgiu para maximizar o potencial do Estado e mostrar que o Piauí está se posicionando como destino turístico.”
Segundo ele, o Piauí ainda é visto muitas vezes como destino de passagem, especialmente no litoral, onde o tempo médio de permanência do turista é de apenas dois dias. “Queremos que o Piauí seja o destino do Turismo sustentável, para que o visitante fique mais dias. Temos muitos atrativos para isso”, defende, citando lugares como Barra Grande, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Carnaubinha e Macapá.
Além de divulgar o Estado para operadoras, o famtour também teve papel essencial para jornalistas e influenciadores especializados em Turismo. “A press trip surgiu como um braço da Fetur para apresentar o litoral piauiense. A ideia é amplificar isso nas redes sociais, nos blogs, nos jornais, e dar visibilidade aos nossos atrativos”, explica Albuquerque.

Investimentos e desafios
Daniel Oliveira destaca que o Turismo representa hoje menos de 4% da economia do Piauí, mas a meta é alcançar esse número e depois escalar ainda mais nos próximos anos. “Queremos que o Turismo seja um vetor fundamental da nossa economia, de geração de emprego e renda”, afirma. Para isso, o Estado vem investindo em diversas frentes: apoio a novas agências, modernização da rede hoteleira, ampliação da malha aérea e promoção de eventos.
A aviação, aliás, foi um dos temas recorrentes nas palestras da feira. Embora reconheça que a questão logística é um desafio comum a muitos Estados brasileiros, Oliveira afirma que esse não é um gargalo intransponível. “Estamos enfrentando isso e, ao mesmo tempo, promovendo cada vez mais o Piauí”, diz.
Alex Albuquerque também reconhece a limitação: “Perdemos voos recentemente, mas ganhamos um novo da Latam entre Fortaleza e Parnaíba. E eu tenho certeza que com a força do nosso empresariado, com a divulgação do nosso Turismo, vamos ter mais surpresas de novas rotas, novas possibilidades de frequências de voos. Eu não tenho dúvida, quanto mais oportunidades de voos tivermos para o litoral, para a Serra da Capivara, para Teresina, a gente vai conseguir divulgar, propiciar mais turistas para os nossos destinos do Piauí".

Mercados emissores e perfis de visitantes
Os principais Estados emissores de turistas para o Piauí, segundo Daniel Oliveira, são Ceará, São Paulo e Maranhão — o que se explica, em parte, pela malha aérea e rodoviária. Do ponto de vista internacional, a Argentina se destaca, seguida por mercados potenciais na Europa, especialmente Portugal.
Alex Albuquerque aposta no Turismo de aventura, de sol e praia e no arqueológico como os principais perfis a serem explorados. “Temos praias limpas, águas cristalinas e um ambiente muito preservado. O turista mais exigente encontra aqui uma ótima opção de Turismo sustentável”, diz.
Três destinos para conhecer já
Ambos os entrevistados destacam os mesmos três destinos como imperdíveis: Teresina, a capital e porta de entrada do Estado; Parnaíba, no litoral; e Serra da Capivara, no Sul. Mas há outros em ascensão, como Pedro II, Batalha e os circuitos de Turismo religioso e cultural.
Por Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS