"Piauí é o destino": operadores se surpreendem em famtour pelo litoral do Estado
Após primeira edição da Fetur, profissionais brasileiros puderam conhecer potencial turístico do PI

LITORAL DO PIAUÍ - Durante a primeira Feira de Turismo do Piauí (Fetur), realizada em Teresina nos dias 8 e 9 de maio, e, na sequência, no famtour que passou pelo litoral do Estado e pela Serra da Capivara, a organização se dedicou a apresentar o potencial turístico do Piauí a jornalistas, influenciadores, operadores e profissionais do setor.
"O Piauí é o destino". A frase, que foi estampada pela Fetur, também ecoa nas falas dos piauenses. Eles não querem mais ser apenas uma parada estratégica para os turistas que percorrem a Rota das Emoções, circuito que integra Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. A ambição agora é que os visitantes escolham o Estado como destino principal e permaneçam por mais tempo.
Segundo o presidente da ABBTur-PI e curador da Fetur, Alex Albuquerque, o turista não passa mais de dois dias no litoral piauense: “E a gente tem muitos atrativos. Então, o objetivo principal é trazer mais turistas e aumentar essa permanência para que mais dinheiro chegue ao Estado”.
Para o secretário de Turismo, Daniel Oliveira, o Delta do Rio Parnaíba e a Serra da Capivara são os carros-chefes do Piauí para o Brasil e para o mundo, mas ele também destaca outros destinos: “Pedro II, com suas cachoeiras, Batalha, com a Rota das Águas, a rota do setor de eventos em Teresina, Turismo histórico, cultural, religioso, isso tudo dentro do Estado. Então, nós precisamos também promover o turismo interno do piauiense dentro do Piauí. E isso também estamos buscando”.
Dois grupos foram formados para explorar o Estado. A PANROTAS acompanhou o grupo que percorreu o litoral. A viagem incluiu paradas em Cajueiro da Praia, Luís Correia, Barra Grande, mas os destaques ficaram por conta das dunas da Lagoa do Portinho e do Delta do Rio Parnaíba, onde os visitantes puderam assistir à revoada dos guarás.
As dunas da Lagoa do Portinho são uma descoberta relativamente recente. Alessandro Schwonka, proprietário da Quadri&Aventuras, foi pioneiro na operação comercial das dunas. Ele comprou seu primeiro quadriciclo em 2016 e, ao começar a explorar as dunas, ficou deslumbrado.
“O que a gente via era que já existia passeios de quadriciclo acontecendo no Ceará, no Maranhão, mas não tinha ninguém oferecendo esses passeios de quadriciclo nas dunas daqui”, explica. Hoje, a atração rivaliza com os Lençóis Maranhenses, destino já consolidado quando se fala em turismo no Nordeste.
Fernando Shinozaki, diretor de marketing da TGK, se surpreendeu: “Eu não imaginava que tinha as dunas. Eu acho isso sensacional, é uma coisa que você acaba vendendo mais para os Lençóis Maranhenses e esquece que o Piauí também tem um potencial com essa parte de dunas. Então, isso para a gente é interessantíssimo", diz.
No passeio náutico pelo Delta do Rio Parnaíba, além do banho nas dunas do Morro do Meio, o ponto alto do passeio foi a revoada dos guarás. Luciane Ribeiro, diretora comercial da Butterfly Tour, ficou maravilhada com o balé dos pássaros vermelhos — coloração atribuída ao fato de se alimentarem de caranguejos chama-maré, espécie rica em caroteno.
Para ela, a existência da revoada só é possível graças ao equilíbrio ecológico mantido na região, um diferencial em comparação aos demais Estados do Nordeste: “Eu acho que as pessoas estão buscando alguma coisa diferente do que já está batido. O Piauí sai na frente nesse sentido. Ainda é pouco explorado, ainda é desconhecido, ainda não está na pauta. Ainda não está um turismo massificado, saturado. Trabalha-se a sustentabilidade”.
O grupo ficou hospedado em dois hotéis. O primeiro, em Parnaíba, é a Casa de Santo Antônio, cujo proprietário, o português Mário Vieira de Carvalho, trabalhou na recuperação do imóvel do início do século passado. Apesar dos ambientes contarem com a decoração da época do casarão, a modernidade se faz presente nas 22 suítes, equipadas com wi-fi, ar condicionado, tv, entre outros.
No vilarejo de Barra Grande, quem recebeu o grupo foi o Mero Hotel Boutique. Além do conforto das acomodações, o hotel se destaca pelo fácil acesso à praia, feito por carrinhos de golf, disponíveis gratuitamente aos hóspedes.
A receptividade também não passou batida. “Eu fiquei muito emocionada com a qualidade das pessoas, do atendimento, da capacitação, dos hotéis, da infraestrutura. O Piauí tem estrutura, tem cultura, tem história, tem paisagens belíssimas e, de fato, será um destino extraordinário na grade da Butterfly Tour”, completa Luciane.
Confira fotos a seguir.
Por Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS