Da Redação   |   14/05/2025 15:46
Atualizada em 14/05/2025 15:52

"Piauí é o destino": operadores se surpreendem em famtour pelo litoral do Estado

Após primeira edição da Fetur, profissionais brasileiros puderam conhecer potencial turístico do PI


Luiza Lorenzetti
Grupo conhece o litoral do Piauí
Grupo conhece o litoral do Piauí

LITORAL DO PIAUÍ - Durante a primeira Feira de Turismo do Piauí (Fetur), realizada em Teresina nos dias 8 e 9 de maio, e, na sequência, no famtour que passou pelo litoral do Estado e pela Serra da Capivara, a organização se dedicou a apresentar o potencial turístico do Piauí a jornalistas, influenciadores, operadores e profissionais do setor.

"O Piauí é o destino". A frase, que foi estampada pela Fetur, também ecoa nas falas dos piauenses. Eles não querem mais ser apenas uma parada estratégica para os turistas que percorrem a Rota das Emoções, circuito que integra Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. A ambição agora é que os visitantes escolham o Estado como destino principal e permaneçam por mais tempo.

Segundo o presidente da ABBTur-PI e curador da Fetur, Alex Albuquerque, o turista não passa mais de dois dias no litoral piauense: “E a gente tem muitos atrativos. Então, o objetivo principal é trazer mais turistas e aumentar essa permanência para que mais dinheiro chegue ao Estado”.

Para o secretário de Turismo, Daniel Oliveira, o Delta do Rio Parnaíba e a Serra da Capivara são os carros-chefes do Piauí para o Brasil e para o mundo, mas ele também destaca outros destinos: “Pedro II, com suas cachoeiras, Batalha, com a Rota das Águas, a rota do setor de eventos em Teresina, Turismo histórico, cultural, religioso, isso tudo dentro do Estado. Então, nós precisamos também promover o turismo interno do piauiense dentro do Piauí. E isso também estamos buscando”.

Dois grupos foram formados para explorar o Estado. A PANROTAS acompanhou o grupo que percorreu o litoral. A viagem incluiu paradas em Cajueiro da Praia, Luís Correia, Barra Grande, mas os destaques ficaram por conta das dunas da Lagoa do Portinho e do Delta do Rio Parnaíba, onde os visitantes puderam assistir à revoada dos guarás.

As dunas da Lagoa do Portinho são uma descoberta relativamente recente. Alessandro Schwonka, proprietário da Quadri&Aventuras, foi pioneiro na operação comercial das dunas. Ele comprou seu primeiro quadriciclo em 2016 e, ao começar a explorar as dunas, ficou deslumbrado.

“O que a gente via era que já existia passeios de quadriciclo acontecendo no Ceará, no Maranhão, mas não tinha ninguém oferecendo esses passeios de quadriciclo nas dunas daqui”, explica. Hoje, a atração rivaliza com os Lençóis Maranhenses, destino já consolidado quando se fala em turismo no Nordeste.

Fernando Shinozaki, diretor de marketing da TGK, se surpreendeu: “Eu não imaginava que tinha as dunas. Eu acho isso sensacional, é uma coisa que você acaba vendendo mais para os Lençóis Maranhenses e esquece que o Piauí também tem um potencial com essa parte de dunas. Então, isso para a gente é interessantíssimo", diz.

No passeio náutico pelo Delta do Rio Parnaíba, além do banho nas dunas do Morro do Meio, o ponto alto do passeio foi a revoada dos guarás. Luciane Ribeiro, diretora comercial da Butterfly Tour, ficou maravilhada com o balé dos pássaros vermelhos — coloração atribuída ao fato de se alimentarem de caranguejos chama-maré, espécie rica em caroteno.

Para ela, a existência da revoada só é possível graças ao equilíbrio ecológico mantido na região, um diferencial em comparação aos demais Estados do Nordeste: “Eu acho que as pessoas estão buscando alguma coisa diferente do que já está batido. O Piauí sai na frente nesse sentido. Ainda é pouco explorado, ainda é desconhecido, ainda não está na pauta. Ainda não está um turismo massificado, saturado. Trabalha-se a sustentabilidade”.

O grupo ficou hospedado em dois hotéis. O primeiro, em Parnaíba, é a Casa de Santo Antônio, cujo proprietário, o português Mário Vieira de Carvalho, trabalhou na recuperação do imóvel do início do século passado. Apesar dos ambientes contarem com a decoração da época do casarão, a modernidade se faz presente nas 22 suítes, equipadas com wi-fi, ar condicionado, tv, entre outros.

No vilarejo de Barra Grande, quem recebeu o grupo foi o Mero Hotel Boutique. Além do conforto das acomodações, o hotel se destaca pelo fácil acesso à praia, feito por carrinhos de golf, disponíveis gratuitamente aos hóspedes.

A receptividade também não passou batida. “Eu fiquei muito emocionada com a qualidade das pessoas, do atendimento, da capacitação, dos hotéis, da infraestrutura. O Piauí tem estrutura, tem cultura, tem história, tem paisagens belíssimas e, de fato, será um destino extraordinário na grade da Butterfly Tour”, completa Luciane.

Confira fotos a seguir.


Por Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11174 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS