Pedro Menezes   |   29/10/2025 18:00
Atualizada em 29/10/2025 18:14

EES: três países europeus já operam integralmente sistema de entrada e saída de turistas

Filas de três horas em Bruxelas e falhas totais em Praga marcaram a primeira semana do novo sistema


Divulgação
Aeroportos da Europa relataram atrasos massivos e confusão generalizada, com alguns hubs até mesmo adiando totalmente a implementação
Aeroportos da Europa relataram atrasos massivos e confusão generalizada, com alguns hubs até mesmo adiando totalmente a implementação

A estreia do Sistema de Entrada/Saida de turistas da Europa (EES), novo sistema digital de controle de fronteiras da União Europeia, que começou a valer no último dia 12 de outubro, ainda passa por ajustes, falhas, longas filas e uma certa desinformação por parte dos viajantes internacionais.

Quase duas semanas após o lançamento oficial do sistema, que será implementado de maneira graduado até o dia 9 de abril de 2026, aeroportos da Europa relataram atrasos massivos e confusão generalizada, com alguns hubs até mesmo adiando totalmente a implementação.

No Aeroporto de Bruxelas, passageiros de fora da União Europeia enfrentaram filas de até três horas durante a primeira semana do EES. Já no Aeroporto Václav Havel, em Praga, o sistema apresentou falhas completas, forçando os agentes a processar todos os passageiros manualmente. O mesmo aconteceu em Portugal.

Apesar das expectativas de implantação generalizada, o sistema foi adotado integralmente apenas por Estônia, Luxemburgo e República Tcheca. Outros países, embora já estejam com o EES em vigor, ainda realizam testes e alternam com o sistema antigo de entrada, como o carimbo de passaporte.

Passageiros disseram ter passado normalmente pela imigração, sem uso do EES, em diversos países, enquanto outros enfrentaram filas intermináveis e registros manuais. Pesquisas, inclusive, revelaram que 68% dos viajantes não sabiam que o novo sistema entraria em vigor, e 82% não compreendiam seu funcionamento.

Autoridades estimam que o novo procedimento leve entre 8 e 23 minutos por passageiro, dependendo da preparação individual e do funcionamento dos quiosques. Problemas como dedos úmidos, uso de óculos, chapéus ou maquiagem densa têm causado falhas de leitura, o que obriga o passageiro a chegar com até quatro horas de antecedência para seu voo.

EES será implementado gradualmente até abril de 2026 em 29 países

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Para quem não sabe, o EES é um Sistema Oficial de Entrada/Saída automatizado, que registra a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas, independentemente de serem elegíveis para entrada sem visto ou não
Para quem não sabe, o EES é um Sistema Oficial de Entrada/Saída automatizado, que registra a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas, independentemente de serem elegíveis para entrada sem visto ou não

Ao todo 29 países (25 membros do espaço Schengen e quatro associados: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) vão introduzir o sistema de maneira gradual em todas as suas fronteiras. A partir de 10 de abril de 2026, o EES estará totalmente operacional em todos os pontos das fronteiras.

Para quem não sabe, o EES é um Sistema Oficial de Entrada/Saída automatizado, que registra a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas, independentemente de serem elegíveis para entrada sem visto ou não. Além de registrar a entrada e saída de viajantes, o sistema também compilará as recusas de entrada.

O EES será obrigatório para cerca de 700 milhões de viajantes anuais provenientes de países ao redor do mundo que não pertençam a União Europeia. O sistema é essencial para que a União Europeia também implemente o ETIAS, a autorização eletrônica chamada de "visto europeu", que será lançado no último trimestre de 2026 ao valor de 20 euros (saiba todos os detalhes do novo visto europeu aqui).

A Espanha, por exemplo, fez testes limitados em um único voo em Madri, enquanto a Alemanha iniciou a aplicação apenas em Düsseldorf, com Frankfurt e Munique adiados. Amsterdã (Schiphol), por sua vez, fará um “lançamento em pequena escala” em 3 de novembro, com expansão gradual até dezembro.

O Reino Unido, fora da UE, está introduzindo o EES de forma faseada. Passageiros de ônibus pelo Porto de Dover já estão sendo checados desde 12 de outubro, mas carros só entrarão no sistema a partir de 1º de novembro. Já nos terminais do Eurotúnel foram instalados 224 quiosques biométricos, enquanto o Eurostar restringiu inicialmente o uso apenas a passageiros de classes executivas e de negócios (o público geral será incluído apenas em janeiro.

Com informações do Schengen News.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.