Pedro Menezes   |   30/12/2025 16:39
Atualizada em 30/12/2025 16:40

EES: Portugal suspende novo sistema de entrada de turistas após longas filas

Suspensão do novo sistema de controle de turistas valerá por três meses

Reprodução/X @JSnotario
Processo virtual que causou transtornos nas últimas semanas só volta a valer mesmo no fim de março
Processo virtual que causou transtornos nas últimas semanas só volta a valer mesmo no fim de março

Portugal decidiu suspender temporariamente o novo sistema europeu de controle de fronteiras, conhecido como Entry/Exit System (EES), que entrou em vigor em outubro. Neste momento de alta movimentação, os passageiros chegaram a enfrentar até sete horas de fila da imigração.

O novo sistema chegou para acabar com o carimbo manual de passaportes. A própria Comissão Europeia já afirmou que o EES foi feito para facilitar a vida dos turistas, mas neste princípio, como tudo é novo e quase nenhum turista tem cadastro prévio, o processo de identificação precisa de mais etapas.

Aliás, a demora além do normal já vinha sendo alertada pela própria Comissão Europeia. As autoridades portuguesas, inclusive, já tinham ponderado a suspensão temporária do EES na imigração durante as festas de fim de ano, mas nenhuma decisão acabou sendo tomada.

A suspensão do EES valerá por três meses. Em outras palavras, o processo de imigração em Portugal voltará a ser através de carimbos nos passaportes, enquanto o processo virtual que causou transtornos nas últimas semanas só volta a valer mesmo no fim de março.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4726 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.