Governo do México retoma visto eletrônico para brasileiros; saiba tudo
Consulado do México em São Paulo informa que a operação do sistema será iniciada no decorrer desta quinta
*Colaborou Rodrigo Vieira

O Governo do México retoma, nesta quinta-feira (5), o tão esperado processo eletrônico de emissão do visto para turistas brasileiros, encerrando assim um período de quase quatro anos de exigência do visto físico que derrubou o número de viajantes brasileiros no destino.
Com a decisão, brasileiros poderão ingressar no México com o visto eletrônico já a partir de hoje, desde que respeite a condição de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas. É o que confirma o Consulado do México de São Paulo, em comunicado oficial (veja nota na íntegra abaixo).
"Informamos que, de acordo com a normativa mexicana vigente, no decorrer do dia será iniciada a operação do sistema para a expedição do visto eletrônico para cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendam ingressar no território mexicano na condição de visitante, sem permissão para realizar atividades remuneradas, exclusivamente por via aérea"
Consulado do México em São Paulo
Com a novidade, o mercado brasileiro volta de imediato ao centro da estratégia turística do Caribe Mexicano, que é a grande porta de entrada do nosso mercado, por conta das inúmeras praias, destinos e resorts. É o que disse Bernardo Cueto, secretário de Turismo do Estado de Quintana Roo, em entrevista à PANROTAS.

A medida é considerada fundamental para recuperar o fluxo de visitantes do Brasil. Isto porque, segundo Cueto, o mercado brasileiro sempre foi um dos emissores internacionais mais relevantes para Quintana Roo, destino que reúne Cancún, Playa del Carmen, Cozumel e Riviera Maya. Tanto é que antes da exigência do visto físico, o estado registrava uma forte presença de turistas brasileiros.
Até então, para conseguir o visto físico, o brasileiro era obrigado a agendar uma data em algum consulado do México no Rio ou em São Paulo, ou até mesmo na Embaixada de Brasília, mediante o pagamento de uma taxa de US$ 48. Com o visto eletrônico, o trâmite dura poucos minutos e é de graça.
Autoridade Migratória do México já avisou a Latam

A Latam já iniciou a série de sobre o visto eletrônico e divulgou até mesmo um comunicado aos agentes de viagens e seus respectivos passageiros. A companhia lembra que as exigências são definidas exclusivamente pelas autoridades migratórias e não pela Latam Airlines.
"Informamos que, por determinação da Autoridade Migratória do México, a partir de 05 de fevereiro de 2026, passageiros brasileiros viajando para o México ou em trânsito/conexão pelo país, a Turismo (visitantes sem permissão para atividades remuneradas), deverão apresentar um visto eletrônico (e-Visa) válido"
Latam, em comunicado oficial
Instruções
- Com isso, o passageiro deverá apresentar, no aeroporto, passaporte válido e o comprovante do e-Visa com QR Code, além do comprovante do e-Visa poderá ser apresentado impresso ou em dispositivo móvel
- Vistos estampados/impressos emitidos antes de 05 de fevereiro de 2026 permanecem válidos até a data de expiração, sem necessidade de e-Visa.
- A partir da data indicada, também será obrigatório que passageiros brasileiros viajando a Turismo tenham dados como número do visto; data de emissão; e data de expiração.
Para assegurar o cumprimento do novo requisito, haverá restrições na emissão do cartão de embarque digital e nos totens de autoatendimento da Latam. Nesses casos, a Latam informa que o cartão de embarque deverá ser emitido no balcão do aeroporto, após a validação da documentação.
Meliá comemora retomada do visto eletrônico

Desde a exigência, em 2022, o fluxo caiu mais de 44%, com a perda de seis voos diretos e mais de 100 mil visitantes em dois anos, segundo a Secretaría de Turismo (Sectur) do País. No ano de 2025, entre janeiro e novembro, o México recebeu 185.078 brasileiros, uma queda de 5,3% em relação a 2024.
O grupo Meliá Hotels International estima um crescimento inicial de cerca de 20% no número de turistas brasileiros com o visto eletrônico. Um dos passos fundamentais da rede será a reabertura do Paradisus Cancún, prevista para a Semana Santa de 2026, após um investimento de mais de US$ 50 milhões.
Visto americano é válido para o México
Quem já possui visto válido dos Estados Unidos não precisa de visto para entrar no México. Tal como vistos para Canadá, Reino Unido, Japão ou de países do espaço Schengen, ou quem tem residência permanente em um desses países ou na Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru), também não precisa de visto para entrar no México — apenas a Forma Migratória Múltipla (FMM).
O endereço oficial para emissão do visto eletrônico é: https://www.inm.gob.mx/sae/publico/pt/solicitud.html.
Comunicado do Consulado do México em São Paulo
"Informamos que, de acordo com a normativa mexicana vigente, no decorrer do dia será iniciada a operação do sistema para a expedição do visto eletrônico para cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendam ingressar no território mexicano na condição de visitante, sem permissão para realizar atividades remuneradas, exclusivamente por via aérea.
A implementação dessa medida de facilitação migratória continuará sendo acompanhada por processos de ajuste e aperfeiçoamento técnico e operacional do sistema, com o objetivo de assegurar seu pleno funcionamento.
O trâmite é realizado de forma virtual. Paralelamente, as repartições consulares do México permanecem à disposição do público para a emissão de vistos de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas, para entradas múltiplas, com validade de até 180 dias ou 10 anos, conforme a regulamentação aplicável.
Para o ingresso no território mexicano por via terrestre ou marítima, continuará sendo necessário solicitar o visto correspondente junto às autoridades consulares mexicanas.
Quaisquer informações adicionais serão oportunamente comunicadas pelos canais institucionais".