México já prevê ajustes operacionais no sistema de visto eletrônico
Embaixada do México também confirma que o sistema de visto eletrônico entrará em operação ainda hoje

A Embaixada do México no Brasil informou, em comunicado oficial nesta quinta-feira (5) (na íntegra abaixo), que o novo sistema de emissão de visto eletrônico para brasileiros vai mesmo começar a operar, mas seguirá em fase de ajustes técnicos para garantir seu pleno funcionamento neste primeiro momento.
Como vimos em primeira mão no Portal PANROTAS, o Consulado do México em São Paulo confirmou que o novo sistema entra em vigor ainda hoje, como havia sido prometido lá em setembro do ano passado. A medida é considerada fundamental para recuperar o fluxo de visitantes do Brasil.
"A implementação dessa medida de facilitação migratória continuará sendo acompanhada por processos de ajuste e aperfeiçoamento técnico e operacional do sistema, com o objetivo de assegurar seu pleno funcionamento"
Embaixada do México no Brasil
Segundo nota oficial do governo mexicano, a implementação da medida será acompanhada por processos contínuos de aperfeiçoamento operacional, o que indica que o sistema ainda poderá passar por adaptações durante os primeiros meses de funcionamento.
A medida facilita a entrada de turistas brasileiros que chegam ao México por via aérea e não pretendem exercer atividades remuneradas no país. O processo é realizado de forma totalmente virtual. E mesmo com a novidade, o visto tradicional segue disponível nos consulados mexicanos também para outros tipos de viagem.
Comunicado da Embaixada do México
"Informamos que, de acordo com a normativa mexicana vigente, no decorrer do dia será iniciada a operação do sistema para a expedição do visto eletrônico para cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendam ingressar no território mexicano na condição de visitante, sem permissão para realizar atividades remuneradas, exclusivamente por via aérea.
A implementação dessa medida de facilitação migratória continuará sendo acompanhada por processos de ajuste e aperfeiçoamento técnico e operacional do sistema, com o objetivo de assegurar seu pleno funcionamento.
O trâmite é realizado de forma virtual. Paralelamente, as repartições consulares do México permanecem à disposição do público para a emissão de vistos de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas, para entradas múltiplas, com validade de até 180 dias ou 10 anos, conforme a regulamentação aplicável.
Para o ingresso no território mexicano por via terrestre ou marítima, continuará sendo necessário solicitar o visto correspondente junto às autoridades consulares mexicanas.
Quaisquer informações adicionais serão oportunamente comunicadas pelos canais institucionais".