Marcos Martins   |   07/06/2019 17:10

MTur lança nova marca e destaca conquistas em reunião do CNT

Ministério do Turismo ganhou marca com o tema A Hora do Turismo, incentivando o mercado a investir na indústria e contribuir com o desenvolvimento econômico


Roberto Castro/ MTur
Autoridades participam de encontro no Distrito Federal
Autoridades participam de encontro no Distrito Federal
A 54ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada na última quinta-feira (6), em Brasília, foi palco do lançamento da nova marca do Ministério do Turismo. Com o tema “A hora do Turismo”, as peças retratam o trabalho do governo federal, em parceria com a iniciativa privada, no sentido de garantir o adequado aproveitamento do potencial do País e contribuir para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda por meio da atividade turística.

No encontro, que reuniu as principais lideranças do setor na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou conquistas como a isenção de vistos a americanos, australianos, canadenses e japoneses, que já provoca forte alta na procura do Brasil. Ele também citou a aprovação da abertura do mercado aéreo ao capital estrangeiro pelo Congresso Nacional, com a consequente atração de companhias ao País, além de avanços na Lei Geral do Turismo.

O ministro defendeu a união de esforços em favor de avanços na agenda estratégica do ramo, como o aumento da competitividade a partir de medidas que permitam a abertura de mercado e a atração de investimentos. “O Turismo entrou de forma concreta na agenda estratégica do governo do presidente Jair Bolsonaro, e por isso estamos vivendo um momento histórico. Os primeiros resultados já começaram a aparecer: o Turismo cresceu 3,5% no primeiro trimestre. A parceria entre o setor público e a iniciativa privada é o único caminho para o desenvolvimento. É inegável que chegamos à hora do Turismo.”

O governo elabora uma Medida Provisória para contornar gargalos históricos do setor, com a criação de áreas especiais de interesse turístico, a transformação da Embratur em agência de promoção internacional e a redução da tributação incidente sobre agências, operadoras e cruzeiros marítimos.

“Como o próprio presidente Jair Bolsonaro falou ontem, a primeira missão deste governo é não atrapalhar quem quer produzir. Por isso, estamos debruçados em projetos e programas que destravem a economia, gerando um ambiente de negócios frutífero ao empresário, ao investidor e o principal: cheio de oportunidades para os brasileiros.”

METAS ATINGIDAS
Marcelo Álvaro frisou que o MTur cumpriu todas as metas estabelecidas nos primeiros 100 dias do governo Bolsonaro, a fim de melhorar o ambiente de negócios do País. Ele citou a publicação do decreto que institui a Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais Naturais e Culturais e de Portaria Interministerial, que estabelece a gestão compartilhada entre a Secretaria de Patrimônio da União, o Ministério da Economia e o MTur para a exploração turística de imóveis de domínio federal.

Pedro Vilela/Ministério do Turismo
Ouro Preto, em Minas Gerais, é um dos sítios contemplados em gestão de patrimônios
Ouro Preto, em Minas Gerais, é um dos sítios contemplados em gestão de patrimônios
Durante a reunião, técnicos da Pasta também deram informes sobre ações da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) e do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Entre as autoridades do setor presentes ao encontro, estiveram o secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, o secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

Participaram também representantes do trade turístico de todo o País e dirigentes de Turismo dos estados. As peças da campanha A Hora do Turismo foram disponibilizadas pelo MTur no site oficial da Pasta, incluindo a identidade visual, banners, cards para redes sociais, fundo de palco para eventos, painéis e pôsteres, entre outros.

INVESTIMENTOS
Técnicos do MTur detalharam a promoção de seminários itinerantes do Investe Turismo, programa desenvolvido conjuntamente com o Sebrae e a Embratur e que tem como meta unir os setores público e privado para preparar e promover 30 rotas estratégicas em todo o País. O primeiro evento ocorreu na última terça-feira (4), em Natal e os próximos estão marcados para esta sexta-feira (7), em Fortaleza, seguido por João Pessoa nesta segunda-feira (10) e Foz do Iguaçu (PR) no dia 12.

HOMENAGEM
Após informar que esta poderia ser a última reunião da qual participaria como conselheiro, o vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Eraldo Alves da Cruz, foi homenageado com uma salva de palmas pelos membros do Conselho Nacional do Turismo em reconhecimento à sua contribuição.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS