Vinicius Novaes   |   23/06/2020 11:53

Atrativos e locadoras de carros e imóveis têm novo protocolo

WTTC e OMS desenharam etiqueta global para que o setor retome de maneira saudável e segura


Dreamstime
Aluguel de carros ganha protocolo de saúde do WTTC contra covid-19
Aluguel de carros ganha protocolo de saúde do WTTC contra covid-19
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou a terceira fase de medidas que visam à redução dos riscos e o incentivo do retorno das viagens de forma segura. As medidas contemplam atrações turísticas globais, locadoras de automóveis e aluguéis de imóveis em curto período.

Lançado há um mês, o primeiro protocolo diz respeito à hotelaria e estabelecimentos comerciais, enquanto o segundo conduz orientações sobre o setor de aviação, incluindo aeroportos, além de agências, operadoras e setor Mice.

Apoiados pela Organização Mundial de Turismo (OMT), os protocolos também são baseados nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). E para reconhecer os países, empresas e governos que seguirão essas medidas, a organização criou o selo WTTC Safe Travels.

Divulgação/WTTC
Gloria Guevara, presidente da WTTC
Gloria Guevara, presidente da WTTC
“A confiança do consumidor é fundamental para criar um clima no qual o setor de Viagens e Turismo possa retomar”, disse a presidente do WTTC, Gloria Guevara. “E o selo Safe Travels é uma forma de reconhecimento a quem seguir esses protocolos”, completou a executiva.

PROTOCOLOS PARA ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

- Incentive a compra de bilhetes por meio on-line

- Identifique a capacidade real das atrações com base no tempo de espera na fila, áreas de espera, pré-aparições e capacidade do veículo. Ajuste-os apropriadamente para permitir distanciamento físico

- Use sistemas de pagamento sem contato e se possível sem filas tradicionais

- Equipamentos de proteção pessoal têm de estar disponível para todos os profissionais que atendem clientes

- Reforce a limpeza de pontos de contato frequente, como corrimãos, botões de elevadores, entre outros

- Sanitize cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e afins a cada uso

- Disponibilize sanitizadores, como álcool gel, em áreas de alta movimentação, como entradas, calçadas, localizações de comida e bebida, lojas, entre outros

- Considere o aumento do número de apresentações, sempre com um anúncio no final do show para incentivar os visitantes a saírem gradualmente

- Para parques aquáticos, avalie o fechamento ou a remoção de recursos interativos que funcionem com o toque ou o contato dos visitantes nas estruturas de recreação se eles não estiverem disponíveis em piscinas de água tratada

- Incentive os convidados a reduzir o número de itens pessoais que eles trazem para o local

PROTOCOLOS PARA ALUGUEL DE CARROS

- Se necessário solicite declaração de saúde do cliente via e-mail, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados

- Reforce a limpeza em todos os escritórios, incluindo nos locais de check-in, balcão, mesas, banheiros e pontos de alto contato

- Incentive a prática de pegar/entregar o carro na calçada, e possibilite a contratação de um veículo toda feita de maneira digital, incluindo pagamentos, sem interação com o staff

- Faça checagem de saúde/temperatura, se recomendada pela legislação, e disponibilize estações de limpeza para os clientes em áreas de alto fluxo

- Limite o número de pessoas permitidas para pegar o veículo e reduza o número de pessoas permitidas simultaneamente dentro da "loja" da locadora

- Todos os carros devem ser limpos com frequência, com foco em itens de muito contato, como chaves, volantes, câmbio, setas, assentos, cinto de segurança e seus compartimentos, porta-luvas, porta-malas, maçanetas, interior das portas, controles de rádio, botões, consoles, espelhos retrovisores, e outras superfícies

PROTOCOLOS PARA ALUGUÉIS DE IMÓVEIS DE CURTO PERÍODO

- Use tecnologia para automatizar o check-in e o pagamento sempre que possível

- Minimise a interação física quando for necessário entregar a chave para o locatário, de preferência sem contato, oferecendo auto-check-in e checkout

- Reforce as práticas de sanitização, desinfecção e limpeza profunda, com foco nos pontos de alta frequência de contato, incluindo quartos, áreas comuns, banheiros, cozinhas e utensílios domésticos

- Disponibilize informação e sinalização aos locatários sobre como evitar distanciamento, incluindo nos elevadores e áreas comuns

- Disponibilize desinfetante para as mãos na entrada do imóvel em locação

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Colaboração para o Portal PANROTAS

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