Movida

Artur Luiz Andrade   |   16/09/2020 20:19   |   Atualizada em 17/09/2020 10:11

Associações de Turismo do G-20 pedem apoio do MTur à desoneração

Reunião das entidades do G-20 com o ministro também tratou do plano de retomada

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quarta-feira (16/9) com representantes das 20 principais entidades turísticas do País para ouvir as demandas referentes à retomada do setor. A reunião foi um pedido do G-20 (que reúne as associações Abav Nacional, Abeoc, ABIH, Abracorp, Adibra, Adit Brasil, Air Tkt, Abrape, Aviesp, Avirrp, Braztoa, BLTA, Clia, FBHA, Fohb, Resorts Brasil, Sindepat, Sindiprom, Ubrafe e Unedestinos), para falar sobre a retomada das viagens, como será a campanha preparada pelo MTur e qual a participação do trade.

Segundo o MTur, também estavam entre os temas a importância da reforma tributária para o desenvolvimento do Turismo, os próximos passos para a reabertura dos destinos e a criação de políticas que beneficiam os turistas. Além dos secretários nacionais do Ministério do Turismo, estavam presentes – por videoconferência – membros de todas as entidades.

“Precisamos do apoio e de todo o esforço de vocês para que possamos ampliar as vitórias que alcançamos até aqui, como a liberação de crédito extraordinário, a regulamentação da relação entre consumidor e empresa e a manutenção de milhares de empregos, devido à MP trabalhista”, disse o ministro. “Já mostramos que juntos somos mais fortes, e nessa nova empreitada, tenho certeza de que elevaremos o Turismo aos patamares anteriores e até maiores”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

DESONERAÇÃO
Um dos pontos altos da reunião, segundo comunicado do Ministério do Turismo, foi o debate sobre os impactos do sistema tributário do País. As entidades apresentaram sugestões, como a criação de uma tabela de tributos exclusiva para o Turismo em nível mais baixo. O relator do projeto da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, participou do encontro e colocou à disposição uma cadeira para o setor nas discussões do documento, que está em tramitação no Congresso Nacional.

PLANO DE RETOMADA
No início de setembro, o Ministério do Turismo lançou o Plano Nacional de Retomada do Turismo. A iniciativa conta com ações como o selo “Turismo Responsável”, que já está em amplo funcionamento em mais de 21 mil empreendimentos turísticos do País. Foi anunciado também a ampliação do número de instituições financeiras para distribuir linhas de crédito do Fungetur.

Além disso, foram citado no encontro: o programa Qualifica +Turismo, que ofertará cursos de qualificação nas 30 rotas prioritárias do programa Investe Turismo; o lançamento da TV Turismo; a destinação de R$ 13,5 milhões para que estados e municípios possam promover seus atrativos; e a elaboração de um projeto nacional de “Turismo Rodoviário”, que já está sendo trabalhado pela pasta.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias