Artur Luiz Andrade   |   16/09/2020 20:19
Atualizada em 17/09/2020 10:11

Associações de Turismo do G-20 pedem apoio do MTur à desoneração

Reunião das entidades do G-20 com o ministro também tratou do plano de retomada

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quarta-feira (16/9) com representantes das 20 principais entidades turísticas do País para ouvir as demandas referentes à retomada do setor. A reunião foi um pedido do G-20 (que reúne as associações Abav Nacional, Abeoc, ABIH, Abracorp, Adibra, Adit Brasil, Air Tkt, Abrape, Aviesp, Avirrp, Braztoa, BLTA, Clia, FBHA, Fohb, Resorts Brasil, Sindepat, Sindiprom, Ubrafe e Unedestinos), para falar sobre a retomada das viagens, como será a campanha preparada pelo MTur e qual a participação do trade.

Segundo o MTur, também estavam entre os temas a importância da reforma tributária para o desenvolvimento do Turismo, os próximos passos para a reabertura dos destinos e a criação de políticas que beneficiam os turistas. Além dos secretários nacionais do Ministério do Turismo, estavam presentes – por videoconferência – membros de todas as entidades.

“Precisamos do apoio e de todo o esforço de vocês para que possamos ampliar as vitórias que alcançamos até aqui, como a liberação de crédito extraordinário, a regulamentação da relação entre consumidor e empresa e a manutenção de milhares de empregos, devido à MP trabalhista”, disse o ministro. “Já mostramos que juntos somos mais fortes, e nessa nova empreitada, tenho certeza de que elevaremos o Turismo aos patamares anteriores e até maiores”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

DESONERAÇÃO
Um dos pontos altos da reunião, segundo comunicado do Ministério do Turismo, foi o debate sobre os impactos do sistema tributário do País. As entidades apresentaram sugestões, como a criação de uma tabela de tributos exclusiva para o Turismo em nível mais baixo. O relator do projeto da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, participou do encontro e colocou à disposição uma cadeira para o setor nas discussões do documento, que está em tramitação no Congresso Nacional.

PLANO DE RETOMADA
No início de setembro, o Ministério do Turismo lançou o Plano Nacional de Retomada do Turismo. A iniciativa conta com ações como o selo “Turismo Responsável”, que já está em amplo funcionamento em mais de 21 mil empreendimentos turísticos do País. Foi anunciado também a ampliação do número de instituições financeiras para distribuir linhas de crédito do Fungetur.

Além disso, foram citado no encontro: o programa Qualifica +Turismo, que ofertará cursos de qualificação nas 30 rotas prioritárias do programa Investe Turismo; o lançamento da TV Turismo; a destinação de R$ 13,5 milhões para que estados e municípios possam promover seus atrativos; e a elaboração de um projeto nacional de “Turismo Rodoviário”, que já está sendo trabalhado pela pasta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.