Rodrigo Vieira   |   11/05/2021 12:33   |   Atualizada em 11/05/2021 12:36

MTur pede cartilha sobre vacinas aceitas nos destinos

Ministro Gilson Machado Neto revela os pedidos à OMS e OMT, por uma clareza nas regras


Reprodução/Twitter @pololikashvili
Reunião entre o ministro do Turismo Gilson Machado e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, na República Dominicana
Reunião entre o ministro do Turismo Gilson Machado e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, na República Dominicana

Diante da possibilidade de a União Europeia rejeitar turistas vacinados com a CoronaVac, o Ministério do Turismo do Brasil solicita à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Mundial do Turismo (OMT) uma regra clara e unificada em relação às vacinas que são aceitas nos destinos ao redor do mundo. Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, essa foi a principal pauta levada pelo País na reunião da OMT realizada no ultimo fim de semana, na República Dominicana.

"Queremos que a OMS crie uma cartilha para mostrar que vacinas eles aceitarão no mundo. Não adianta o Brasil imunizar sua população com uma vacina que a Europa não aceita, e vice-versa. Precisamos ter uma segurança sanitária, com a chancela tanto da OMS quanto da OMT. Esse foi nosso maior pedido lá [na República Dominicana]", afirmou Gilson Machado Neto, acrescentando que o governo federal tem feito várias ações para salvar o trade turístico.

"Temos a sinalização de vários países em relação à retomada, mas no Brasil nós temos essa certeza de que vamos retomar e sair desta [crise]. Somos o quarto do mundo no ranking da vacinação, com mais de 77 milhões de doses entregues. Passamos o Reino Unido", pondera Machado Neto. "O Turismo ainda é muito pequeno no Brasil em relação ao PIB. Podemos ser muito maiores do que os 8% que hoje representamos. Estou trabalhando diuturnamente para que o setor seja protagonista no País. Antes do governo Jair Bolsonaro, o Ministério do Turismo era usado como moeda política. Hoje é focado no empresário, em quem gera emprego. Trabalhamos para o trade, pela diminuição de carga tributária, entre outros aspectos importantes."

Gilson Machado Neto deu essas declarações na coletiva de imprensa promovida pela Abav Nacional, na qual foi divulgada a volta do formato itinerante de sua feira anual, o que o ministro afirmou que vê com bons olhos. "O Brasil é a bola da vez. Só se fala no País lá fora, no mundo do Turismo, entre as companhias aéreas, no trade internacional. Apoiamos a Abav Expo itinerante e apoiamos a realização no Ceará, que é um importante destino no contexto latino-americano. Parabéns ao secretário Arialdo [Pinho], pois o Ceará é um exemplo a outros Estados brasileiros em termos de captação de voos e outras medidas."

No mesmo evento virtual, a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, agradeceu o ministro. "Vocês estão do nosso lado, com um trabalho incansável. Temos muito orgulho de ter um Ministério do Turismo com gente que ama o setor. A Abav, como a maior entidade de agenciamento do País, só pode agradecer a parceria que você nos dispensa. Somos atendidos em todas as demandas que solicitamos ao governo. Esse evento itinerante é uma porta escancarada para a retomada."

Tópicos relacionados