Pedro Menezes   |   26/09/2025 12:09
Atualizada em 26/09/2025 12:10

Celso Sabino avisa União Brasil que deixará o Ministério do Turismo

Saída, no entanto, ainda não tenha sido oficializada junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva

PANROTAS/Marluce Balbino
A decisão de deixar o MTur foi tomada após determinações de seu partido, o União Brasil, que rompeu com Lula e exigiu que todos os filiados deixassem suas funções no governo federal
A decisão de deixar o MTur foi tomada após determinações de seu partido, o União Brasil, que rompeu com Lula e exigiu que todos os filiados deixassem suas funções no governo federal

O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou ao União Brasil que deixará o cargo no governo Lula nesta sexta-feira (26). A decisão, segundo a Folha de S. Paulo, já foi comunicada internamente à legenda, embora a saída ainda não tenha sido oficializada junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na semana passada, Sabino já tinha avisado a Lula que iria deixar a pasta. O presidente, no entanto, pediu que ele aguardasse seu retorno de Nova York, onde participou da Assembleia Geral da ONU. Lula desembarcou em Brasília na madrugada desta quinta-feira (25), mas até o momento não agendou reunião com o ministro.

A decisão de deixar o MTur foi tomada após determinações de seu partido, o União Brasil, que rompeu com Lula e exigiu que todos os filiados deixassem suas funções no governo federal. Com isso, Sabino, que já manifestou o desejo de permanecer no cargo até a realização da COP 30, em Belém, ficou sem escolha.

De acordo com a resolução publicada por seu partido, o descumprimento da ordem “sujeitará o infrator às sanções previstas no Estatuto, após regular tramitação de processo disciplinar instaurado no âmbito da Comissão Executiva Nacional”, o que pode levar à saída do ministro do União Brasil.

Sabino ainda tentou negociar com a cúpula do União Brasil a possibilidade de uma licença partidária para se manter no cargo até abril de 2026, prazo de desincompatibilização exigido para concorrer ao Senado pelo Pará. A proposta, porém, não prosperou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3923 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.