Guilherme Alcorta   |   01/07/2022 09:02
Atualizada em 01/07/2022 09:24

10 Tendências (imediatas) do Turismo captadas no Fórum PANROTAS

O evento reuniu mais de 1,3 mil profissionais de Viagens e Turismo nos dias 21 e 22 de junho


PANROTAS / Filip Calixto
O evento reuniu 1,3 mil profissionais de Viagens e Turismo nos dias 21 e 22 de junho
O evento reuniu 1,3 mil profissionais de Viagens e Turismo nos dias 21 e 22 de junho
O Fórum PANROTAS 2022 reuniu, em 21 e 22 de junho, na FecomercioSP, mais de 1,3 mil profissionais de Viagens e Turismo, e, além de sentirmos o pulso do setor nesse momento, conseguimos desenhar os próximos passos e tendências dessa indústria, ainda machucada e sentindo os efeitos dos meses de paralisação e das restrições geradas pela pandemia de covid-19.

Vamos a algumas delas:

1 As passagens aéreas estão 70% mais caras que no mesmo período de 2019 (dados da Latam Airlines) e toda pesquisa disponível sobre o tema aponta para o mesmo resultado, com índices diferentes, dependendo do período e rotas analisadas. O presidente da Latam, Jerome Cadier, foi direto em sua apresentação: as tarifas aéreas continuarão aumentando, já que não há perspectiva de diminuição de custos (do combustível à necessidade de contratação de mais pessoal, do câmbio do dólar frente ao real à inflação).

2 O alto custo das passagens aéreas já impacta na demanda. A curva ascendente de passageiros no Brasil já apresenta sinais de queda em alguns momentos, devido ao preço dos bilhetes na estratosfera. O passageiro pisa no freio e vê alternativas de data e destinos.

3 A recuperação da malha aérea internacional segue a passos mais lentos, mas as perspectivas são boas. A Gol deve retomar sua malha para o Exterior até o final de 2022. A Latam apenas em 2023, com mais oferta sendo adicionada ainda este ano. Entre os anúncios feitos no Fórum PANROTAS tivemos mais voos da Latam (como Fortaleza-Miami e Porto Alegre-Lima, além da volta de São Paulo-Roma); Gol (malha recomposta até fim de 2022, para Argentina; Bolívia; Chile; Estados Unidos; México; Paraguai; Peru; República Dominicana; Suriname e Uruguai); volta do Rio-Nova York, da Delta Air Lines; e ponte aérea São Paulo-Buenos Aires, parceria da Gol com a Aerolíneas Argentinas. Empresas como Copa Airlines e Aerolíneas Argentinas estão com malha superior a 2019, com perspectivas de mais ligações. A companhia aérea colombiana de baixo custo Viva, que fará parte do Grupo Abra, de Gol e Avianca, chegou ao Brasil com voos para seu hub em Medellin e de lá para Caribe e Estados Unidos.

4 As companhias aéreas declararam guerra às OTAs que vendem milhas de seus programas de fidelidade. O presidente da Latam, Jerome Cadier, chamou essas OTAs de câncer do Turismo, e prometeu acabar com essa prática não permitida pelos programas das empresas aéreas. Marcas como MaxMilhas e 123 Milhas estão na mira das aéreas.

5 A aparente volta à normalidade esconde uma realidade que não pode ser negada: os hábitos dos consumidores de Turismo mudaram. Nômades digitais, colaboradores com rotinas mais flexíveis, bleisure e anywhere office vieram para ficar. As aéreas nacionais, por exemplo, já sentem a quinta-feira como um novo dia de pico de viagens (e não mais, ou não somente a sexta-feira). Países e destinos, como o Rio de Janeiro, têm programa para nômades digitais, com facilidade de visto. Hotéis estão mais flexíveis e prontos para estadas longas.

6 O lazer é a bola da vez. No Fórum PANROTAS 2022, tivemos o lançamento do Grupo Leceres, novo nome da GJP Hotels, que terá 40 hotéis até o final do ano, além de parques aquáticos, restaurantes e atrações. O foco no lazer também foi tema dos painéis de cruzeiros marítimos e parques temáticos e as perspectivas são de grandes investimentos nesses setores no Brasil.

7 As viagens corporativas voltam aos poucos, com contratos mais rígidos, TMCs mais atentas a quanto cobram por seus serviços e a aprovação de viagem mais demorada e com mais regras. Mas empresas como a Flytour Business Travel, Kontik e a Copastur já se preparam para vendas de mais de R$ 1 bilhão este ano. No caso da Copastur, o faturamento de R$ 1,5 bilhão será 50% maior que o de 2019.

8 As grandes companhias de distribuição da América Latina, Despegar, CVC Corp e BeFly à frente, devem investir ainda mais em consolidação e expansão pela região. Conseguem fazer frente a gigantes como Expedia e Booking, mas pelo que vimos no Fórum PANROTAS, tudo pode acontecer entre esses players. Dias de muita movimentação à frente, de olho no viajante latino-americano.

9 Diversidade, inclusão e sustentabilidade não são mais teoria ou cota de marketing social. Não apenas as empresas investem em negócios baseados nessas questões sociais como o público (diverso e inclusivo) quer fazer negócios com empresas atentas a esses itens. Quem basear seus negócios em suas próprias opiniões e fechar os olhos para o mercado da diversidade pode não estar aqui para contar a história em poucos anos.

10 Pesquisa da TRVL Lab divulgada no Fórum PANROTAS mostrou que a percepção dos viajantes em relação aos agentes de viagens é extremamente positiva. Os consumidores continuarão usando a multicanalidade, e comprarão do fornecedor, das OTAs, de onde lhes for mais conveniente. Mas o agente de viagens é percebido como um canal diferenciado, que agrega serviço, expertise e facilita todo o processo.

Confira alguns números apresentados pelo TRVL Lab: 33,8% dos passageiros se motivam a viajar nacionalmente ao receber um e-mail promocional ou recomendação de uma agência de viagens, e o número sobre para 42,25% quando o assunto são viagens internacionais.

• De acordo com a pesquisa, para as viagens nacionais, o canal preferencial são as agências de viagens on-line, mas ocupando a segunda posição, com 55,07%, estão as agências de viagens tradicionais. Dados apontam que 19,81% preferem ir a uma loja física. Considerando que parte deste número são agências de viagens, esta soma ampliaria a vantagem das agências tradicionais sobre as OTAs.
• Utilizar os serviços de uma agência de viagens é imprescindível para 49,76%. O agente de viagens é visto como um facilitador, alguém importante, que oferece informações técnicas. Brasileiros utilizam agências de viagens pela facilidade e comodidade, segurança e atendimento personalizado.
• 64,79% das pessoas ouvidas solicitarão sua próxima reserva internacional para uma agência/agentes de viagens. Acesse a pesquisa completa em trvl.com.br. Assista às palestras do Fórum PANROTAS 2022 em nossa página no Facebook.

Esta matéria é parte integrante da Revista PANROTAS EDIÇÃO ESPECIAL FÓRUM PANROTAS 2022, cuja versão digital completa pode ser conferida abaixo.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Guilherme Alcorta

Guilherme Alcorta tem 49 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS