EVENTOS

Festuris exalta novo ciclo e força do Turismo em abertura

A 31ª edição do Festuris começou oficialmente na noite desta quinta-feira (7), em Gramado, na Serra Gaúcha, exaltando a diversidade, o meio ambiente e um novo ciclo para a feira mais importante do Sul. A cerimônia de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais, porém, a feira será aberta ao público apenas amanhã (8), quando mais de 2,5 mil marcas e 65 destinos internacionais poderão mostrar o que têm de melhor aos turistas não só do Brasil como de outras partes do mundo.

“Vivemos uma época de magia e emoções. Gramado, que é a capital brasileira do Natal, será a capital mundial do Turismo nos próximos dias, recebendo os principais players do mercado brasileiro e internacional. Trabalhamos no último ano para fazer desta a melhor edição do Festuris. A primeira de um novo ciclo de 30 anos, mantendo nossas raízes e acrescentando novos valores, tecnologias, experiências e conceitos, nos adaptando às mudanças do mercado e a um novo perfil de consumidores, cada vez mais exigentes”, declarou o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Emerson Souza
Eduardo Zorzanello, diretor do Festuris
Eduardo Zorzanello, diretor do Festuris
“O mundo nos impõe a necessidade diária de nos reinventarmos e, neste novo ciclo, sempre enfatizaremos nosso lado humano. Um exemplo disso será a realização da cerimônia da lamparina, uma antiga tradição tibetana, para levar muita luz e boas energias a todos logo no início da feira”, acrescentou Zorzanello, que também destacou a abertura do Serra Park uma hora mais cedo com o intuito de “otimizar o tempo e aumentar a produtividade”.

Bob Santos (MTur), Gilson Machado Neto (Embratur), Herculano Passos (Frente Parlamentar em Defesa do Turismo na Câmara), Magda Nassar (Abav Nacional), Roberto Nedelciu (Braztoa), Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul), João Alfredo Bertolucci (prefeito de Gramado) e outras autoridades relacionadas ao setor e ao Estado também marcaram presença na solenidade, sendo chamados ao palco, assim como nove personalidades homenageadas entre os “Amigos do Festuris”.

“Estamos muito felizes com essa grande representatividade de autoridades e empresários do setor aqui. Isso mostra que o Turismo tem força e deve caminhar junto com a nova economia. É preciso determinação e diálogo para assumir essa atividade de fato. Foi um ano de muito trabalho e adaptações, tanto nos nossos negócios como nos nossos eventos, e agora, neste nosso novo ciclo, queremos o futuro e buscamos a longevidade”, disse a idealizadora do Festuris, Marta Rossi.

Emerson Souza
Marta Rossi, idealizadora do Festuris
Marta Rossi, idealizadora do Festuris
“São tempos de transformação e não são os mais fortes que sobrevivem, mas sim aqueles que melhor conseguem se adaptar à realidade. Estamos determinados a ser a melhor plataforma de negócios do Turismo no Brasil sem perder os valores e a essência que sempre nortearam a nossa empresa, incluindo a humildade para ouvir e aprender”, acrescentou Marta, que também destacou a força do setor para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e do País.

“O Turismo só acontece onde a população quer que aconteça. E é este olhar e receptividade que queremos espalhar para todo o Estado. Se hoje, o agronegócio representa 40% do PIB, o Turismo pode ser o outro vetor para recuperar a economia do nosso Estado de forma ágil e com resultados eficientes. O Turismo é feito por pessoas para pessoas e será a grande indústria dos novos tempos, com capacidade de abrir caminhos, derrubar muros e construir pontes, promovendo o diálogo e a paz”, completou a idealizadora da feira.

As atividades do Festuris estão programadas para serem realizadas até o próximo domingo, envolvendo diversos empreendimentos da cidade, porém, é no Serra Park, centro de eventos que conta com 28 mil metros quadrados, que todos os participantes se reunirão nos próximos dois dias. São esperadas mais de 15 mil pessoas durante todos os dias de eventos, além de uma movimentação de cerca de R$ 300 milhões em negócios.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA