Rodrigo Vieira   |   03/03/2020 14:22   |   Atualizada em 03/03/2020 20:46

Qual a diferença entre comprar Visual e CVC?

Operadora de 30 anos foi comprada pelo grupo CVC Corp em 2017 e agora é desafiada a se diferenciar


Emerson Souza
Cleiton Feijó:
Cleiton Feijó: "o convite para assumir a Visual foi uma surpresa para mim. É um prazer, esse é meu DNA. Estou animado, contente, motivado"
A CVC Corp bateu o martelo pela Visual Turismo em novembro de 2017 e, daquele momento e diante os agentes de viagens que compravam com a operadora de Afonso Louro ficaram com um ponto de interrogação na cabeça. Afinal, o que será de uma operadora de três décadas que agora faz parte do time de sua maior concorrente? As operações serão conjuntas? A empresa fundada por Afonso Louro deixará de existir?

Toda grande aquisição leva tempo para ser ajustada, como vem sendo no caso da Esferatur, e, dois anos depois, o tempo da Visual parece ter chegado. Mudança para o ABC, em outubro de 2019, seguida da contratação do diretor geral Cleiton Feijó, e agora a Visual tem sua cara. É a Visual tradicional com o share dominante no doméstico, mas que ganha uma nova feição e promete oferecer um serviço de ponta no internacional. É assim que o próprio Feijó, "feliz e com todo gás", descreve o momento.

"Nós não viramos CVC. Se assim fosse, a CVC Corp não compraria cerca de dez empresas. Somos e seremos concorrentes saudáveis, com fornecedores e propostas diferentes em cada destino. Temos perfis distintos de atuação no mercado", esclarece, ainda que reconheça que a dúvida por parte do trade seja legítima. "A Visual é estritamente B2B. Dependemos do negócio do agente de viagens e, neste início de trabalho, quando falo isso ao agente, eu vejo que a dúvida existia e ainda existe, mas estamos reconstruindo e, juntos, criando uma nova Visual."

E a nova Visual enxerga um "oceano de oportunidades" no internacional. A ideia é levar o método de trabalho do doméstico para além das fronteiras nacionais. Em curso, o roadshow com a Disney, agora que é operadora Seleta, é um dos exemplos.

"Quando o agente começar a experimentar a Visual no internacional, ele vai ver que estamos no páreo com as outras operadoras. Nosso 'algo a mais' são detalhes que vão encantar os passageiros. Está tudo pronto, falta comunicar." E a responsável por tal comunicação é a ex-Flytour Maryane Giacometi, contratada em janeiro pela Visual. "Acreditamos no potencial dos nossos produtos e vamos intensificar a comunicação. Vamos mostrar que temos nichos como roteiros gastronômicos, esqui, lua de mel, casamento, viagens diferenciadas no nacional e no inter", afirma a executiva. "A venda customizada carece de conversa, entendimento, mostrar o que o cliente quer. A própria Disney, como nós vemos nos workshops iniciados, gera dúvidas no agente... Vamos transmitir isso, pois potencial nós temos."

Emerson Souza
Maryane Giacometi, gerente de Marketing da Visual Turismo
Maryane Giacometi, gerente de Marketing da Visual Turismo
Maryane também fala nos eventos que vêm por aí. O Workshop Visual será revivido, ainda que em formato diferente, e deve acontecer no interior de São Paulo, com direito a premiação e participação ativa de fornecedores. Ainda há um megafam para cerca de 80 agentes confirmados para este ano, mas o destino ainda é negociado. Outra novidade para 2020 é o lançamento do novo portal, que está previsto para julho e deve incluir o internacional.

EQUIPE DA VISUAL TURISMO

A empresa dispõe de aproximadamente 90 atendentes em nove bases espalhadas pelo Brasil (São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e Campo Grande).

Emerson Souza
José Lira, Andrea Donalelli, Cleiton Feijó, Maryane Giacometi, Claudia Gonçalves, Thais Machado e Fernando Meo, da Visual Turismo, no escritório da empresa no ABC
José Lira, Andrea Donalelli, Cleiton Feijó, Maryane Giacometi, Claudia Gonçalves, Thais Machado e Fernando Meo, da Visual Turismo, no escritório da empresa no ABC
- Raphael Magalhães cuida de São Paulo e interior: raphaelmagalhaes@vistualturismo.com.br

- Hugo Lagares, baseado em Belo Horizonte, cuida da capital mineira, Porto Alegre Rio de Janeiro e Curitiba: hugo.lagares@visualturismo.com.br

- Vinicius Ribeiro, de Goiânia, toma conta do restante das bases: vinicius.ribeiro@visualturismo.com.br

Além deles, respondem direto a Feijó: a gerente Thais Machado, gerente de Produtos; Maryane Giacometi, gerente de Marketing; Andrea Trindade, gerente de Operações; Claudia Gonçalves, gerente de Cruzeiros; Fernando Meo, gerente de Aéreo; e José Dias, gerente de Tecnologia.

Tópicos relacionados