46% dos latino-americanos planejam viajar ainda em 2020

|

Divulgação
Para os brasileiros, Chile e Argentina lideram a preferência para uma viagem na América Latina
Para os brasileiros, Chile e Argentina lideram a preferência para uma viagem na América Latina
Pesquisa realizada pela Interamerican Network, em parceria com Catraca Livre, Infotur, Boardinpax e Confetur, revelou que cerca de 46% dos latino-americanos pretendem viajar ainda em 2020, sendo que outros 18% consideram viajar se encontrarem uma boa promoção. Os meses de novembro e dezembro são os preferidos para este público, com 30% das respostas cada. Para aqueles que descartam a possibilidade de viajar ainda este ano, as principais razões são a preocupação com a disseminação da covid-19 (63%) e dificuldades financeiras causadas pela pandemia (20%).

A inspiração para escolher o destinos virá de buscas na internet (28%), recomendação de amigos (28%), dicas dos agentes de viagens (14%), redes sociais (8%), influenciadores e blogueiros de viagem (8%), dicas da imprensa especializada (7%) e publicidade (7%). Já a compra deve acontecer de maneira independente para 50% dos entrevistados, por meio de agências ou operadoras para 29% e de OTAs para 15%. O consultor de viagens independente aparece em 6% das respostas.

"Ao contrário da tendência regional, a maioria dos brasileiros (44%) diz não pretender viajar nos feriados de fim de ano, mas outros 27% considerariam a opção se encontrassem uma boa promoção. E os brasileiros mostraram uma confiança maior na imprensa especializada na pergunta sobre quem inspira sua próxima viagem, despontando em terceiro lugar, com 10% da preferência, atrás apenas de buscas na internet (33%) e recomendação de amigos (30%), e na frente de agentes de viagens (9%), redes sociais (7%), influenciadores e blogueiros de viagem (6%) e publicidade (5%)", afirmou o diretor da Interamerican e coordenador da pesquisa no Brasil, Osmar Maduro.

TENDÊNCIAS DE VIAGENS NA AMÉRICA LATINA

De acordo com o levantamento, 54% dos participantes pretendem viajar dentro do próprio país, 19% para a Europa, 13% para a América Latina, 9% para a América do Norte e 2% para a Ásia. Considerando apenas as viagens dentro da América Latina, os destinos mais escolhidos foram Argentina (20%), México (18%), Peru (13%), Colômbia (13%), Chile (12%), Brasil (12%) e Uruguai (6%).

Para fora da região, se destacam destinos da Europa (59%), como Portugal, Itália, Espanha e Grécia; dos Estados Unidos (16%), como Flórida; e da Ásia (11%), como Japão, Indonésia, Maldivas e Tailândia. Já África do Sul, Canadá e Oceania tiveram 4% de preferência cada um, enquanto o Oriente Médio aparece com 2%.

Para os brasileiros, o Chile (20%) e a Argentina (19%) despontam como países preferidos para uma viagem na América Latina. Por outro lado, o Brasil aparece em quinto lugar como destino preferido na região para os argentinos, chilenos e mexicanos, e em nono lugar para colombianos e peruanos.

Em relação ao tipo de viagem que os entrevistados pretendem fazer ainda este ano, os destinos de praia lideram com 39%, enquanto viagens em cruzeiros e destinos religiosos foram as alternativas menos escolhidas, com 1% cada. Outras opções incluem viagens culturais (18%), ecoturismo e contemplação (13%), urbanas (12%), aventura (6%), gastronomia e vinhos (6%) e esqui (2%).
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA