Juliana Monaco   |   22/06/2020 08:31
Atualizada em 22/06/2020 09:51

46% dos latino-americanos planejam viajar ainda em 2020

Dos que planejam viajar ainda em 2020, 54% têm preferência por destinos dentro do próprio país.

Divulgação
Para os brasileiros, Chile e Argentina lideram a preferência para uma viagem na América Latina
Para os brasileiros, Chile e Argentina lideram a preferência para uma viagem na América Latina
Pesquisa realizada pela Interamerican Network, em parceria com Catraca Livre, Infotur, Boardinpax e Confetur, revelou que cerca de 46% dos latino-americanos pretendem viajar ainda em 2020, sendo que outros 18% consideram viajar se encontrarem uma boa promoção. Os meses de novembro e dezembro são os preferidos para este público, com 30% das respostas cada. Para aqueles que descartam a possibilidade de viajar ainda este ano, as principais razões são a preocupação com a disseminação da covid-19 (63%) e dificuldades financeiras causadas pela pandemia (20%).

A inspiração para escolher o destinos virá de buscas na internet (28%), recomendação de amigos (28%), dicas dos agentes de viagens (14%), redes sociais (8%), influenciadores e blogueiros de viagem (8%), dicas da imprensa especializada (7%) e publicidade (7%). Já a compra deve acontecer de maneira independente para 50% dos entrevistados, por meio de agências ou operadoras para 29% e de OTAs para 15%. O consultor de viagens independente aparece em 6% das respostas.

"Ao contrário da tendência regional, a maioria dos brasileiros (44%) diz não pretender viajar nos feriados de fim de ano, mas outros 27% considerariam a opção se encontrassem uma boa promoção. E os brasileiros mostraram uma confiança maior na imprensa especializada na pergunta sobre quem inspira sua próxima viagem, despontando em terceiro lugar, com 10% da preferência, atrás apenas de buscas na internet (33%) e recomendação de amigos (30%), e na frente de agentes de viagens (9%), redes sociais (7%), influenciadores e blogueiros de viagem (6%) e publicidade (5%)", afirmou o diretor da Interamerican e coordenador da pesquisa no Brasil, Osmar Maduro.

TENDÊNCIAS DE VIAGENS NA AMÉRICA LATINA

De acordo com o levantamento, 54% dos participantes pretendem viajar dentro do próprio país, 19% para a Europa, 13% para a América Latina, 9% para a América do Norte e 2% para a Ásia. Considerando apenas as viagens dentro da América Latina, os destinos mais escolhidos foram Argentina (20%), México (18%), Peru (13%), Colômbia (13%), Chile (12%), Brasil (12%) e Uruguai (6%).

Para fora da região, se destacam destinos da Europa (59%), como Portugal, Itália, Espanha e Grécia; dos Estados Unidos (16%), como Flórida; e da Ásia (11%), como Japão, Indonésia, Maldivas e Tailândia. Já África do Sul, Canadá e Oceania tiveram 4% de preferência cada um, enquanto o Oriente Médio aparece com 2%.

Para os brasileiros, o Chile (20%) e a Argentina (19%) despontam como países preferidos para uma viagem na América Latina. Por outro lado, o Brasil aparece em quinto lugar como destino preferido na região para os argentinos, chilenos e mexicanos, e em nono lugar para colombianos e peruanos.

Em relação ao tipo de viagem que os entrevistados pretendem fazer ainda este ano, os destinos de praia lideram com 39%, enquanto viagens em cruzeiros e destinos religiosos foram as alternativas menos escolhidas, com 1% cada. Outras opções incluem viagens culturais (18%), ecoturismo e contemplação (13%), urbanas (12%), aventura (6%), gastronomia e vinhos (6%) e esqui (2%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS