Karina Cedeño   |   21/11/2025 12:39

"Nada tirará os intermediários da experiência de viajar", afirma Barry Diller, da Expedia

Diller também destaca que a IA está abalando o domínio do Google na busca on-line


Reprodução/Youtube - Phocuswright
Barry Diller, chairman e executivo sênior da IAC e do Expedia Group
Barry Diller, chairman e executivo sênior da IAC e do Expedia Group

Enquanto o setor de viagens passa por mudanças diante dos avanços da inteligência artificial (IA), Barry Diller, chairman e executivo sênior da IAC e do Expedia Group, não está preocupado. Durante a Phocuswright Conference, realizada na semana passada em San Diego, Califórnia (EUA), ele destacou o fato de que as viagens não ficarão sem a intermediação dos agentes.

“Uma coisa eu garanto a vocês: viagens não podem ser desintermediadas. Nada irá tirar os intermediários da experiência de viajar. Nenhuma tecnologia, nada ficará no caminho disso. Portanto, se você é intermediário, se usa ferramentas de IA - que são abundantes, e temos usado na Expedia há anos, e todo mundo tem feito machine learning -, pode modernizar todos os aspectos do seu negócio usando essa tecnologia"

Barry Diller, chairman e executivo sênior da IAC e do Expedia Group

IA está abalando o domínio do Google na busca on-line

Ele afirmou ainda que a IA está abalando o domínio do Google na busca on-line. “Vivemos toda uma geração dentro do monopólio do Google. Eles são um completo monopólio em buscas. Têm sido, até praticamente hoje”, afirma.

"Quem trabalha com viagens — minha empresa e sua concorrente mais próxima — gasta mais de US$ 10 bilhões de dólares por ano com o Google em busca. E tenho certeza de que há muitos mais bilhões gastos para conseguir consultas e alimentar todos os serviços em que estamos envolvidos. Pela primeira vez, a IA está acabando com isso. Eu não me preocupo. Acreditem em mim, não se preocupem com o Google"

Barry Diller, chairman e executivo sênior da IAC e do Expedia Group

“Agora que a IA tem uma chance, essa experiência de monopólio de busca do Google vai acabar. Quais serão as consequências para o Google, eu não sei. Eles são uma empresa gigantesca. Fazem várias outras coisas”, disse ele, observando que o YouTube está se tornando a “televisão da internet”.

Diller retornou ao palco da Phocuswright Conference após duas décadas, falando também sobre seu portfólio, carreira, filantropia e a resiliência do setor de viagens. Ele incentivou outros empreendedores a “fazerem a pergunta”.

Confira, abaixo, a conversa completa com Lorraine Sileo, da Phocuswright:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7666 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.