Victor Fernandes   |   16/03/2018 18:26

Saiba como funciona o Cadastur 3.0 e cadastre-se

O cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.

Divulgação MTur/Ana Rosa Orrico
Cadastur 3.0 foi lançado ontem (15) na região Norte
Cadastur 3.0 foi lançado ontem (15) na região Norte
O novo Cadastur 3.0, que visa auxiliar na regulamentação turística no País, agora conta com inscrição totalmente eletrônica por meio de uma plataforma interligada ao banco de dados da Receita Federal, a qual pode ser acessada aqui. O MTur diz ser um método mais simples e com menos documentos, portanto mais ágil e eficiente.

Devido à transição do sistema antigo para o novo, não é possível acessar o site nos dias que antecedem as datas dos lançamentos por região. A única região restante é a Sul, que receberá o evento no próximo dia 22. Distrito Federal (18/1), Nordeste (1/2), Centro-Oeste (22/2), Sudeste (1/3) e Norte (15/3) já receberam o evento.

"Além de trazer uma série de vantagens para o empresário da área, como acesso a financiamento em bancos oficiais do governo e cursos gratuitos de qualificação ofertados pelo MTur, o prestador regular também mostra para o seu cliente que realiza um trabalho legal, sério e seguro", comunicou o órgão.

De acordo com a Lei Geral do Turismo, o cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.

“A formalização é uma demanda também do setor turístico e esse trabalho tem sido apoiado pelas secretarias estaduais e municipais. Formalizando os empreendimentos no País, o ministério vai conseguir criar políticas públicas cada vez mais eficazes”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do MTur, Hercy Filho.

Divulgação MTur/Vanessa Sampaio
Desde setembro de 2017, o MTur conta com uma equipe de fiscais para verificar a existência do Cadastur nos meios de hospedagem das capitais brasileiras. Ontem (15), os fiscais estiveram em Belo Horizonte e visitaram 63 estabelecimentos, dos quais 55% foram notificados por não terem apresentado o Cadastur. Até abril, todas as capitais serão visitadas.

O objetivo da fiscalização é sensibilizar os prestadores de serviço turístico sobre a importância de estar regularizado junto ao MTur.

O trabalho iniciado em setembro registrou 64.591 novos cadastros em dezembro de 2017, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para mais informações, pode entrar em contato com 0800-200-8484 ou atendimento.cgst@turismo.gov.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS