Nathalia Ribeiro   |   24/09/2021 15:04

Viagem em família é prioridade para brasileiros na retomada

Pesquisa da IPSOS encomendada pelo Airbnb revela as novas preferências dos turistas pós-pandemia

Divulgação/Airbnb
Pesquisa da IPSOS encomendada pelo Airbnb revela as novas preferências dos turistas pós-pandemia
Pesquisa da IPSOS encomendada pelo Airbnb revela as novas preferências dos turistas pós-pandemia
O Airbnb encomendou uma pesquisa à IPSOS para entender o comportamento e as novas prioridades dos brasileiros na retomada das viagens. De acordo com o estudo, 84% dos entrevistados planejam a primeira viagem pós-pandemia para se reconectar com a família próxima e outros parentes. Além disso, 55% afirmam que se sentem muito ligados ao seu núcleo familiar, apesar da distância física, o que só reforça a ansiedade pelo reencontro. E 82% dizem ter preferência por viagens de carro, para perto de casa.

As reservas no Brasil feitas por meio do Airnbnb, no segundo trimestre de 2021, já superaram os níveis pré-pandemia, com predominância de viagens para destinos a até 500 quilômetros dos centros urbanos, perto da natureza, para combinar descanso em família e trabalho ou estudo remoto.

Com viagens curtas em foco, 75% dos entrevistados dizem ainda que o meio ambiente e a sustentabilidade são aspectos importantes ao considerar acomodações e destinos. No Airbnb, cidades menores, no interior ou litoral, têm se destacado na preferência dos hóspedes, como os municípios com até 50 mil habitantes. Entre eles, Cunha (SP), Itatiaia (RJ), Mata de São João (BA), Torres (RS), Camanducaia (MG), Imbituba (SC), Porto Belo (SC), Itacaré (BA), Pirenópolis (GO), Ilhabela (SP).

Todas essas mudanças nos padrões de comportamento dos viajantes influenciam diretamente o que eles esperam de uma estada. Em 2021, entre as comodidades mais buscadas na plataforma, estão wifi, cozinha equipada, acomodações pet friendly, estacionamento gratuito e ar condicionado.

Tópicos relacionados