Felippe Constancio   |   12/08/2016 10:42

Estudo estima quase € 200 bi em oportunidades perdidas entre aéreas

A desenvolvedora de tecnologia em marketing para linhas aéreas Yieldr divulgou alguns números que revelam o comportamento das reservas de voo online. Segundo ela, são quase € 200 bilhões em oportunidades perdias entre aéreas.


Hernán Piñera/Flickr

A desenvolvedora de tecnologia em marketing para linhas aéreas Yieldr divulgou alguns números que revelam o comportamento das reservas de voo on-line. Mais do que mostrar o comportamento do comprador, a empresa de softwares para produtividade apontou, em cifras, o quanto corresponderia em perdas de oportunidades o mau proveito da taxa de ocupação. São quase 200 bilhões de euros em oportunidades perdidas entre aéreas.

A pesquisa feita com aéreas low cost e tradicionais da Europa e da América do Norte considerou sete milhões de vendas de tíquetes no último ano.

O estudo mostra que a maior parte das reservas é feita às segundas-feiras durante o horário comercial, com 22% delas feitas nesse período. O horário de pico fica entre 11h e meio-dia.

O percentual de reservas cai pelos três dias seguintes antes de subir novamente nas sextas-feiras, para 17%. Mas as compras caem novamente a partir de sextas e sábados à noite, atingindo outro pico por volta das 15h de domingo.

Quanto à antecedência com que consumidores adquirem seus bilhetes, o estudo mostra uma média de 78 dias - cerca de 81 dias nas companhias low cost e 55 dias nas tradicionais.

Enquanto a média é de 78 dias por conta das reservas para períodos longos, a Yieldr diz que o volume maior de agendamentos é feito de zero a dez dias da saída. Em contrapartida, os voos são agendados com mais antecedência quando mais pessoas programam a viagem juntas e quanto mais caro for o voo.

No estudo, o tíquete médio é de 240 euros para um voo de volta.

Com base na previsão da taxa de ocupação de passageiros da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) para 2016, de 80,4% e 3,8 bilhões de passageiros, a Yieldr deduz que poderia haver até 920 milhões de assentos desocupados.

Como exemplo, a Yieldr fez uma média ponderada do tíquete médio geral e do tíquete médio de uma companhia aérea cujo valor era de 189 euros. O resultado, 215 euros, foi multiplicado pela quantidade de assentos vazios, o que apontou para uma perda em potencial de aproximadamente 198 bilhões de euros. Esse é o possível valor das oportunidades perdias pelas aéreas, segundo a empresa.

Para a consultoria, mesmo se a cifra cair pela metade ainda se trata de "uma grande oportunidade perdida". A Yieldr acredita que a tecnologia no marketing pode ajudar as companhias a se comunicar melhor com potenciais viajantes quando eles estiverem mais propensos a comprar um tíquete.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS