Rafael Faustino   |   09/08/2016 15:50

Estagnação do corporativo nos EUA gera pessimismo em aéreas

As viagens corporativas nos Estados Unidos andam em ritmo lento, e isso vem desanimando muita gente. A situação pode ser observada analisando fatores como o balanço da Global Business Travel Association (GBTA) e declarações de companhias aéreas

Divulgação Abracorp
As viagens corporativas nos Estados Unidos andam em ritmo lento, e isso vem desanimando muitos players do setor. E o pessimismo pode ser observado na análise dos fatores como o balanço da Global Business Travel Association (GBTA) e declarações de companhias aéreas, como mostra um levantamento do portal norte-americano Skift.

A GBTA anunciou recentemente uma projeção de crescimento global de 5,2% no mercado corporativo em 2016. Mas quando considera apenas os Estados Unidos, a estimativa cai para menos de 1%.

Reforça o cenário pessimista a resignação de companhias aéreas como United e Delta, que anunciaram redução de capacidade e perda de vendas, em parte por causa das viagens a negócios. No caso da United, houve queda de 3% nas reservas corporativas no segundo trimestre do ano, segundo o CRO da companhia, James Compton.

“Os ajustes de capacidade que fizemos para o restante do ano estão tanto em rotas domésticas quanto internacionais, e vamos continuar fazendo isso até que enxerguemos um avanço na demanda”, disse.

EUROPA CHAMA EXPANSÃO
Por outro lado, o mercado europeu vem motivando ações, ou ao menos pensamentos expansionistas de outras empresas. O CEO da Jet Blue, Robin Hayes, revelou recentemente que a companhia estuda iniciar voos para a Europa, em parte para expandir o alcance de seus viajantes corporativos.

“Sem dúvidas é relevante para quem viaja a negócios ter a seu alcance outros grandes mercados no mundo [além dos Estados Unidos], e obviamente algumas cidades europeias estão incluídas nisso”, comentou o executivo da low cost americana.

Já a American Airlines vê possibilidades de ganhos imediatos no continente até mesmo com o Brexit, que ameaça a estabilidade econômica da região. Segundo o presidente da aérea, Scott Kirby, as viagens a curto prazo deverão crescer conforme banqueiros, advogados, consultores e outros públicos fazem negociações envolvendo o movimento político e “tentam descobrir o que vão fazer sobre isso”. "O problema é que a médio prazo isso pode abalar a confiança dos negociadores. E isso não é algo que afeta somente o Reino Unido ou a União Europeia, mas gera um impacto geral", avaliou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS