Victor Fernandes   |   25/10/2022 10:55
Atualizada em 25/10/2022 12:11

Futebolista Marta da Silva reflete conquista de espaço por mulheres

GBTA Reconecta contou com a jogadora Marta Vieira da Silva, líder de Diversidade e Inclusão da Latam

PANROTAS / Filip Calixto
Marta Vieira da Silva, líder global de Diversidade e Inclusão da Latam Airlines
Marta Vieira da Silva, líder global de Diversidade e Inclusão da Latam Airlines
Hoje (25), em primeiro evento da GBTA no Brasil após mais de três anos, o GBTA Reconecta contou com a presença de Marta Vieira da Silva. A jogadora de futebol profissional e líder global de Diversidade e Inclusão da Latam Airlines compartilhou sua história de vida, todas as batalhas que enfrentou para chegar onde está e sua atuação (individual e junto à Latam) para contribuir para a diversidade e inclusão no esporte e demais ambientes.

"Eu era a única menina no meio de meninos e jogava bola para me divertir. Com meus 7, 8 anos, não me via jogando futebol profissionalmente no futuro. Mas isso foi crescendo, fui me sobressaindo e chegou ao ponto em que foquei nisso e esperei a oportunidade acontecer para almejar uma carreira profissional e ajudar minha família através do esporte", contou sobre seu começo com o esporte como uma menina de origem simples do Nordeste brasileiro.

Hoje, a jogadora já foi escolhida como melhor futebolista do mundo seis vezes, sendo cinco de forma consecutivas, e é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira (contando a Masculina e Feminina) com 116 gols desde 2015. E após uma longa caminhada, ela comemorou uma final do campeonato de futebol brasileiro feminino com 42 mil pessoas no estádio. "Nossa luta está dando resultados. Para que isso acontecesse, tomamos muita porrada. E isso não é só esporte, é em qualquer outra área, é no mercado de trabalho. As mulheres estão tendo mais oportunidades, mais espaço", celebrou.

Além de suas conquistas no esporte, Marta é embaixadora da ONU. "Este não é um título por ser ótima jogadora, mas pela história de vida", afirmou Marta. "Meu trabalho como atleta me dá oportunidade de trabalhar com outras empresas. Recebi esse convite da Latam com muito carinho e é algo que se alinha com tudo o que eu batalhei durante a minha vida toda. Tudo que eu não tive durante a minha trajetória, a Latam está passando aos seus funcionários", completou.

Daniel Almeida, gerente de Vendas Corporativo da Latam e mediador do painel, complementou Marta abordando atuação da aérea: "Somos uma empresa feita de pessoas, culturas e idiomas diversos. Sabemos que é exatamente isso que nos permite voar cada vez mais alto e é isso que permite ao nosso cliente viver seu mundo sem fronteiras. Somos a maior companhia aérea da América do Sul e sabemos da nossa responsabilidade em construir um futuro mais inclusivo".

Sobre a atuação em prol da diversidade e inclusão, Marta finalizou sua participação no GBTA Reconecta com duas dicas fundamentais: respeito e diálogo.

PANROTAS / Filip Calixto
Marta Silva entre Aline Mafra e Daniel de Almeida, da Latam
Marta Silva entre Aline Mafra e Daniel de Almeida, da Latam

Tópicos relacionados