Felippe Constancio   |   26/01/2017 17:22

Hotelaria corporativa tem queda brusca em 2016; números

Hotelaria internacional, contudo, teve alta em diárias

Divulgados esta quinta-feira (26), os dados das associadas Abracorp apontam para quedas em volume de venda na hotelaria tanto nacional quanto internacional.

Na hotelaria nacional, em 2016, o volume em vendas chegou a R$ 1,9 bilhão, o que expressa uma queda de 12,6% em relação a 2015. Hotéis independentes e "outras redes", que contam pela maior parcela do mercado, com 37,1% e 23,4%, respectivamente, registraram baixa de 12,3% e 18%. Em vendas, os independentes acumularam R$ 726 milhões e as "outras redes" R$ 457,5 milhões.

Jhonatan Soares
Gervásio Tanabe, conselheiro da Abracorp, em coletiva nesta quinta-feira (26)
Gervásio Tanabe, conselheiro da Abracorp, em coletiva nesta quinta-feira (26)

Das hoteleiras, a Accor Hotels, que conta com o maior market share em hotelaria nacional, registrou avanço de 0,5%, para R$ 257.078.793 em 2016, enquanto que Atlantica, segundo maior market share, viu uma baixa de 17%, para R$ 154,1 milhões. O pior desempenho em termos de avanço percentual ficou com os brokers, com queda de 22,6% para R$ 56,2 milhões.

Em diárias, a queda geral foi de 12,3%, para 8,8 milhões no ano. Apenas a Blue Tree cresceu, à taxa de 0,4%, a 213,6 mil, com as demais redes e os hotéis independentes e "outras redes" em queda: "independentes" caíram 11,6%, para 3,9 milhões de diárias, "outras redes" 15,4%, para 1,8 milhões; Accor caiu 7,4%, para 1,04 milhão; Atlantica 10,7%, para 634 mil; e a BHG/Solare retraiu 0,5%, para 253 mil diárias. Brokers tiveram novamente a pior baixa, de 29,8%, para 132 mil diárias no ano passado.

A diária média registrada pela Abracorp foi de R$ 222, sendo a mais alta da Windsor, de R$ 414, e os hotéis independentes com as diárias mais em conta, de R$ 185 na média.

INTERNACIONAL
Na hotelaria internacional, o desempenho em 2016 caiu 6,3% em vendas em relação a 2015, a R$ 412 milhões, enquanto as diárias aumentaram 6,7%, para 775,3 mil. "Outras redes" e "independentes", que juntos contam com pouco mais de 70% do mercado, mostraram quedas expressivas, com os independentes retraindo 23,7%, para R$ 149 milhões, e as "outras redes" avançando 21,7%, para R$ 118 milhões. Em diárias, "independentes" caíram 24%, para 284 mil, e "outras redes" tiveram incremento de quase 40% ante 2015, para 267 mil.

Das grandes hoteleiras, Hilton avançou 42,2% em vendas, para R$ 35,7 milhões; IHG subiu 9,5%, para R$ 30,3 milhões; a Accor caiu 27,1%, a R$ 30,2 milhões. Os brokers tiveram uma variação positiva de 37,6%, a R$ 22,9milhões

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS