Luxo como identidade: brasileiros da ILTM apontam mais tendências para 2026
O que dizem Walter Perfeito Jr, Ana Roberta Perri, Fabiano Camargo, Adriana Campos e Silvana Hubaide
Após duas rodadas de conversas que destacaram o crescimento do slow travel, do Turismo regenerativo, dos cruzeiros de luxo e a busca por privacidade em villas e residências, o Portal PANROTAS encerra a série de tendências da ILTM Cannes 2025 com um novo grupo de especialistas.
Desta vez, as análises trazem um olhar mais crítico sobre o mercado, questionando a relação entre preço e serviço, e apontam para um movimento em direção a um luxo mais autêntico, focado em identidade e pertencimento, e não apenas em destinos da moda. A valorização de hotéis "com alma" e o destaque para novos roteiros na Itália, Espanha e destinos de esqui complementam o panorama para 2026.
Para Walter Perfeito Jr, Ana Roberta Perri, Fabiano Camargo, Adriana Campos e Silvana Hubaide 2025 foi um ano de aceleração e consolidação, com um cliente mais seletivo e consciente do valor do seu tempo. A feira em Cannes, mais uma vez, provou ser o palco ideal para fortalecer parcerias e sentir os rumos de um setor em constante evolução.
Tendências de Turismo de luxo no Brasil:
Walter Perfeito Jr., da Perfectrip
Para Walter Perfeito Jr., 2025 foi um ano de "aceleração e crescimento em qualidade". Segundo ele, sua agência Perfectrip consolidou um comportamento claro de seus clientes, que estão mais seletivos, conscientes do valor do tempo e dispostos a investir em viagens que realmente fazem sentido.
"Isso elevou o padrão das solicitações e nos levou a aprofundar ainda mais a curadoria, o desenho dos detalhes e a relação com os parceiros", explica. Na ILTM, ele notou uma mudança de postura dos fornecedores, com uma "grande atenção para também elevar a entrega, com projetos mais inovadores e um entendimento maior sobre o perfil do público brasileiro". Para 2026, Walter Perfeito Jr. prevê continuidade na tendência de que as viagens não são mais só sobre o destino, mas sobre como viver cada momento.
"A Perfectrip já começou o ano com China e Arábia Saudita na programação, mas o compromisso é validar cada experiência pessoalmente para garantir a qualidade. Fizemos contatos estratégicos que devem virar produtos novos para o nosso portfólio, inclusive algumas experiências que só vamos oferecer dentro da Perfectrip. É isso que traz um toque diferente para nossos clientes. No fim, não se trata só de tendência, mas de oferecer viagens que deixam uma marca real, uma memória que perdura."
Walter Perfeito Jr, da Perfectrip
Ana Roberta Perri, da Haus22
Ana Roberta Perri avalia 2025 como um bom ano, onde, surpreendentemente, o segundo semestre superou o primeiro em termos de vendas. Em Cannes, a agente de viagens focou seu tempo em hotéis menores, "com alma", e com diárias mais realistas.

"Recentemente participei do summit da Anantara, e um dos especialistas disse o seguinte: o valor médio dos hotéis aumentou 30%, mas o serviço não melhorou 30% na grande maioria. Então as pessoas estão procurando outras alternativas, pois não se sentem bem em pagar a mais e não receber à altura", pondera.
Para ela, a principal tendência é uma mudança de mentalidade. "Luxo é sempre estar em um lugar com sua identidade, com o qual você se sinta pertencente, e não buscar os lugares que todo mundo posta no Instagram e você quer postar também. Em 2026, pretendo aumentar o número de viajantes com esse perfil", acrescenta a especialista.
Como destinos em alta, ela aponta as Ilhas Baleares, na Espanha, e o próprio Brasil, que "saiu em muitas listas globais" e exige um trabalho de convencimento do cliente de luxo local.
Fabiano Camargo, da CT Operadora
Com um crescimento de 18% em 2025, Fabiano Camargo credita o sucesso à fidelização das agências e à busca por excelência no atendimento. Em Cannes, seu foco foi estreitar laços e buscar melhores acordos. Ele continua apostando no crescimento da Arábia Saudita e vê o Oriente Médio com boas perspectivas "agora que os conflitos se encerraram".

"Para 2026, pretendemos ajudar as agências com a personalização absoluta, em que cada viagem é construída de forma singular e a tecnologia atua discretamente para antecipar preferências. Também acredito muito na busca por equilíbrio entre corpo e mente, com mais viagens de bem-estar, e a valorização do tempo com o slow travel. Por fim, a cultura se torna um ativo de luxo, com vivências raras, encontros autênticos e gastronomia autoral sendo determinantes na escolha do destino", finaliza.
Adriana Campos, da A. Travel
Em sua primeira participação na ILTM Cannes, Adriana Campos ficou impressionada com a feira e com a oportunidade de conhecer novos produtos e se atualizar sobre reaberturas pós-reformas. Para 2026, ela aposta na força dos destinos clássicos, mas com um novo olhar.

"Vejo uma grande tendência para a Itália, onde os clientes vão revisitar suas cidades favoritas explorando ficar em hotéis novos ou diferentes do que já conheceram. A Espanha também continua crescendo em procura", pondera.
A A. Travel também tem um grande volume de venda de esqui e, neste segmento, Adriana vê uma busca por alternativas aos destinos mais tradicionais. "Vejo os clientes explorando novos destinos como as Dolomitas, na Itália, e Jackson Hole, nos Estados Unidos". Por fim, ela elege um destino exótico como a grande aposta do ano: "Será um grande ano para o Marrocos. País que conheci este ano e estou apaixonada."
Silvana Hubaide, da Silvana Hubaide Viagens
Após um 2025 de crescimento e consolidação de parcerias, Silvana Hubaide viu a procura por roteiros que "fogem do óbvio" aumentar. Na ILTM, ela identificou oportunidades em destinos que estão se reposicionando no luxo e em marcas que investem em bem-estar. A tendência, para ela, é a busca por intimidade.

"Cresce a procura por locais mais reservados, por propriedades menores e por experiências intimistas. O viajante de luxo quer acesso privilegiado, mas também quer sentido: impacto positivo, conexões genuínas com a cultura local. Essas conversas na feira já abriram portas para benefícios exclusivos, upgrades, amenities diferenciados e serviços VIP que certamente se traduzirão em viagens memoráveis para meus clientes em 2026", conclui Silvana.
A PANROTAS é media partner da ILTM e viajou com proteção Hero Seguros.