Artur Luiz Andrade   |   26/12/2025 11:56
Atualizada em 26/12/2025 12:21

Qual o futuro dos cruzeiros de luxo nas companhias Oceania e Regent? O que vem por aí

Novas classes de navios, suítes maiores e mais opções de gastronomia de alto padrão já estão a caminho

Os cruzeiros de luxo são um dos segmento que mais crescem no mundo, e o número de navios que vem por aí, de companhias tradicionais ou de novos entrantes, como as redes hoteleiras mais exclusivas, não apenas comprova isso, mas aumentará a oferta e a diversidade.

A NCL Holdings tem duas marcas líderes em viagens de luxo – Oceania Cruises e Regent Seven Seas – e promete algumas revoluções nos próximos navios.

Segundo os executivos dessas empresas, os hóspedes de luxo estão pedindo mais espaço privativo nos navios. Ou seja, suítes maiores e áreas públicas com mais opções. E o detalhe: sem aumentar (muito) o número de passageiros dos navios.

Vamos ver o que vem por aí nas duas companhias.

Reprodução Site

Oceania Cruises

  • A empresa acaba de lançar, no meio do ano, o Oceania Allura, segundo navio da classe Allura (o primeiro foi o Oceania Vista). São navios para 1,2 mil hóspedes, com um chef para cada 8 deles. Uma proporção que mostra a força de um dos pilares da Oceania: a gastronomia.
  • Em 2027, a empresa aumenta o tamanho de seus navios em 30%, com a classe Sonata. Mas o número de hóspedes a bordo será de cerca de 10% a mais em relação à classe Allura. A Oceania tem quatro navios programados para essa classe: 2027, 2029, 2032 e 2035.

Regent Seven Seas

  • Atualmente com os navios mais novos na classe Explorer, com capacidade para 746 cruzeiristas, a Regent inaugura em 2026 a classe Prestige, com capacidade para 822 hóspedes. Há três navios a caminho: 2026, 2030 e 2033.
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Oceania Allura
Oceania Allura

Sempre incluído, sempre de graça

A filosofia da Oceania Cruises é all inclusive, especialmente no que se refere à gastronomia, com tudo incluído no cruzeiro, exceto excursões e uso do spa.

Isso porque o hóspede tem direito a escolher uma amenidade além de tudo o que está incluso, e geralmente os brasileiros optam pelo pacote de bebidas (cerveja e vinho na taça).

Mas se quiser, o viajante pode optar pelo crédito em excursões e pagar suas bebidas à parte.

Uma terceira opção é não usar esse benefício e receber um desconto no total da viagem.

Estela Farina, diretora da NCL Holdings no Brasil, confirma que brasileiros e latinos em geral optam pelo pacote de bebidas. “Por isso na venda podemos dizer que está tudo incluso, inclusive as bebidas. O hospede do Oceania não para nenhuma atividade gastronômica a bordo, seja nos restaurantes do dia a dia, todos com serviço de garçom e talheres e toalhas na mesa, seja nos de especialidades, que precisam apenas de uma reserva”, explica.

E a qualidade está lá em cima tanto nos restaurantes mais tradicionais, como nos de especialidades, que incluem opções de steakhouse, comida asiática, italiano e francês – o elegante Jacques, que voltou à frota da companhia.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
No Oceania Allura, Jason Montague, Estela Farina, Caio Brusamarello e Steve Odell
No Oceania Allura, Jason Montague, Estela Farina, Caio Brusamarello e Steve Odell

Em resumo, veja o que está incluso em um cruzeiro Oceania Cruises, que se posicionou de vez como uma empresa de viagens de luxo, uma porta de entrada e tanto para um segmento que conquista pelos detalhes e sabores:

  • Restaurantes gourmet especializados, com destaque para o Red Ginger e o Jacques. Mas não deixe de visitar o Grand Dining, que tem um brunch de gala insuperável e pratos exclusivos a cada noite. Muitos, aliás, são servidos também no bufê da piscina, o Terrace, mas com o serviço de garçons e ambiente elegante que um navio da Oceania pede.
  • Refeições na suíte e na cabine – os hóspedes de algumas suítes podem, inclusive, pedir do cardápio dos restaurantes de especialidade.
  • Wi-Fi ilimitado da Starlink. Conexão o tempo todo, e com qualidade, para até dois dispositivos.
  • Refrigerantes, cafés e chás especiais. O Barista é um dos espaços mais procurados, com cafés especiais, e uma padaria e uma creperia ao lado.
  • Água Vero com e sem gás – inclusive com garrafas reutilizáveis nas cabines, para serem enchidas em estações espalhadas pelo navio.
  • Sucos, smoothies e sorvetes gourmet. Realmente a dieta é desafiada a bordo, mas há muitas opções saudáveis e o próximo item para ajudar.
  • Aulas de ginástica em grupo.
  • Serviço de lavanderia – os hóspedes têm direito a uma cota na chegada e antes do desembarque.
  • Gorjetas a bordo

Além disso tudo, os viajantes podem optar por um benefício extra de graça:

  • Vinho e cerveja no copo
  • Crédito para excursões
  • Não usar o benefício e ter desconto no cruzeiro.
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Jason Montague, chief luxury officer da NCL Holdings
Jason Montague, chief luxury officer da NCL Holdings

Até o começo de 2026 a promoção da Wave Season está dobrando os benefícios e oferecendo várias promoções. Fale com seu vendedor Regent ou Oceania sobre validade e preços para brasileiros.

A Oceania Cruises garante a todos os hóspedes que, caso haja uma promoção depois que o pacote for fechado e pago, o cliente terá direito ao mesmo benefício. Por isso, preços e benefícios estão garantidos.

Importante mesmo é garantir o destino e o tipo de cabine escolhidos. Na Oceania, o destino é o principal motivo da escolha de um cruzeiro e alguns deles lotam rapidamente. O mesmo para as cabines e suítes maiores. São as que vendem primeiro.

No ano que vem, o Oceania Allura, mais novo da frota, iniciará uma temporada no Mediterrâneo o ano todo, inclusive no inverno, atendendo a um pedido dos hóspedes por uma Europa menos lotada e mais tranquila para ser visitada.

Para 2027/28, a Oceania oferece mais de 230 itinerários em sete navios. O chiej Luxury officer da NCL Holdings, Jason Montague, disse que os navios mais antigos da companhia passarão por amplas reformas para se igualarem à estrutura dos novos ícones, como o Allura.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Oceania Allura: restaurante Red Ginger
Oceania Allura: restaurante Red Ginger

Quem são os hóspedes da Oceania Cruises

  • 50% têm entre 65 e 75 anos. A Oceania atrai um público mais velho em relação à Regent, pois tem roteiros mais longos.
  • 25% têm menos de 65 anos
  • 25% têm mais de 75 anos
  • 75% deles são aposentados
  • O patrimônio individual chega a US$ 2 milhões
  • A renda a mais de US$ 200 mil
  • 89% são casados ou moram com os parceiros
  • 69% têm um diploma universitário ou de pós-graduação
Reprodução Site
Projeção artística do Oceania Sonata
Projeção artística do Oceania Sonata

Como será o Oceania Sonata?

A partir de janeiro de 2026, as cabines do Oceania Sonata estarão à venda, para cruzeiros a partir do verão de 2027 (hemisfério norte). É a inauguração de uma nova classe de navios para a Oceania Cruises.

  • O Oceania Sonata inaugura uma nova classe, a Sonata, uma evolução da Allura.
  • O navio terá 86 mil toneladas (18 mil a mais que o Allura)
  • Capacidade para 1.390 hóspedes (12% a mais que o Allura)
  • Cerca de 850 tripulantes
  • Dois novos conceitos culinários: LA TABLE PAR MAÎTRES CUISINIERS DE FRANCE, primeiro restaurante a bordo de um navio da renomada associação MCF; e Nikkei Kitchen, fusão da gastronomia peruana com técnicas da cozinha japonesa
  • Destinos: Mediterrâneo fora da alta temporada, Alasca e Europa
Reprodução Site
Projeção artística de uma das suítes do Oceania Sonata
Projeção artística de uma das suítes do Oceania Sonata

A PANROTAS viajou a convite da Oceania Cruises, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18770 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.