Rodrigo Vieira   |   20/06/2023 16:43
Atualizada em 20/06/2023 16:48

Venda via agências de viagens e primeiras lojas são apostas da Decolar

HotelDO e lojas estão com os holofotes do grupo argentino na retomada do setor, diz Scokin ao Neofeed


PANROTAS / Emerson Souza
Damián Scokin, CEO do Grupo Despegar
Damián Scokin, CEO do Grupo Despegar

É composto por agentes de viagens, vitrines, cadeiras e balcão o caminho do crescimento da maior empresa de viagens on-line da América Latina. Como adiantado em primeira mão pelo Portal PANROTAS, o Grupo Despegar, que no Brasil tem duas OTAs (Decolar e ViajaNet) abrirá lojas próprias e franquias no País, enquanto vê um crescimento vertiginoso de sua operadora HotelDO no mercado B2B.O CEO do grupo, Damían Scokin, confirmou que os holofotes estão justamente nessas duas verticais para os próximos anos.

Em entrevista ao portal Neofeed, ele atestou que o B2B "é o segmento que mais cresce na América Latina e é nossa grande aposta de crescimento junto com as lojas físicas, principalmente no Brasil. Não damos exposição aos números, mas são dois dígitos e crescendo”.

Se com a HotelDO a estratégia foi via aquisição (a operadora já era estabelecida no mercado, apesar de focada no terrestre e no corporativo), com as lojas físicas a ofensiva está sendo feita por conta própria, depois de aproximações com empresas para possíveis aquisições.“Nosso interesse em investir em lojas físicas não está limitado às conversas de fusão. Avaliamos, sim, a possibilidade de fazer algum tipo de aquisição ou de associação com algumas lojas físicas, o que não foi bem-sucedido. Ficamos esperando isso acontecer, mas decidimos avançar com as lojas físicas próprias”, afirmou Scokin, também ao portal Neofeed.

Em março deste ano, o vice-presidente de Operações e Comercial da HotelDO na América Latina, Sebastián Lezcano Treuer, participou do Fórum PANROTAS ao lado do diretor brasileiro da operadora, Márcio Nogueira. Na ocasião, eles revelaram que a projeção da empresa no Brasil é quadruplicar até 2025. Hoje, 12,5 mil agentes de viagens latino-americanos compram com a HotelDO. Damian Scokin também esteve no evento, sendo um dos painelistas em um debate sobre distribuição na América Latina.

PANROTAS/Filip Calixto
Márcio Nogueira e Sebastián Lezcano, da HotelDO, durante o Fórum PANROTAS 2023
Márcio Nogueira e Sebastián Lezcano, da HotelDO, durante o Fórum PANROTAS 2023

Semanas depois, Nogueira reforçou que o crescimento da operadora do Grupo Despegar passa por parcerias com traveltechs como Wooba e Lemontech, que a fazem voltar a flertar com as TMCs. Outro diferencial competitivo, acredita o diretor, é a frequência de remuneração aos agentes. Se antes o pagamento aos parceiros era feito uma vez por mês, agora ele o é uma vez por semana. Ainda em março, durante a WTM Latin America, Nogueira afirmou que a empresa encerraria o primeiro trimestre de 2023 135% maior do que o primeiro trimestre de 2019, pré-pandemia.

QUEBRA DA HURB SERIA RUIM PARA O SETOR, MAS NO MOMENTO FAVORECE A DECOLAR
Ainda na entrevista para o Neofeed, o CEO do Grupo Despegar falou sobre a crise da Hurb. Ele admite que boa parte dos bons números apresentados no primeiro trimestre se devem a uma demanda insatisfeita com a concorrente que migrou para a Decolar.

No entanto, Scokin afirma que “Primeiro de tudo, a indústria sofre quando qualquer um concorrente não pode cumprir uma promessa de viagem. É uma má notícia. Eu, particularmente, não gosto de setor com fraca credibilidade porque um dos fatores que você tem de fazer é jogar dentro das regras.”

Tópicos relacionados